Museu Paranaense

Identity area

Identifier

PRMP

Authorized form of name

Museu Paranaense

Parallel form(s) of name

Other form(s) of name

  • MP

Type

  • Provincial/state

Contact area

Type

Address

Street address

Rua Kellers, 286 - São Francisco

Locality

Curitiba

Region

Paraná

Country name

Brazil

Postal code

80.410-100

Telephone

55 41 3304-3300

Fax

Email

Description area

History

Geographical and cultural context

Mandates/Sources of authority

O Museu Paranaense tem como missão permitir o acesso da sociedade ao conhecimento do patrimônio científico, cultural e artístico por meio de pesquisa, exposições, preservação do acervo e divulgação dos resultados dos estudos sobre o Paraná e o Brasil. Para tanto, realiza pesquisas, estudos e procedimentos de salvaguarda e conservação desses objetos e documentos.

Administrative structure

Vinculação Administrativa: Governo do Paraná - Secretaria de Estado da Cultura

Records management and collecting policies

Buildings

Holdings

O Museu Paranaense possui hoje um acervo de aproximadamente 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, mobiliário, armas, uniformes, indumentárias, documentos, mapas, fotos, filmes, discos, máquinas, equipamentos de diversas espécies, moedas, medalhas, porcelanas, pinturas em diversas técnicas e esculturas, além de grande acervo arqueológico (lítico, cerâmico e biológico), antropológico (cestaria, plumária, armas, adornos e cerâmicas indígenas), retratos a óleo da antiga Pinacoteca do Estado. Entre 1979 e 2005 recebeu três grandes acervos. O primeiro foi o acervo de Vladimir Kozák, naturalista tcheco, que viveu em Curitiba entre 1928 e 1979. Nele encontramos pinturas, desenhos, aquarelas, fotografias, filmes e documentos que retratam os índios do Paraná e do Brasil. O segundo acervo veio do Banco do Estado do Paraná. Após a privatização do Banestado, seu museu foi desativado. São documentos, óleo sobre tela, objetos, fotos, livros e uma coleção de moedas, cédulas e medalhas, os quais foram transferidos para o Museu Paranaense. E o terceiro acervo adquirido em 2004 pelo Governo do Paraná pertenceu ao extinto Museu Coronel David Carneiro, com mais de 5.000 itens, entre peças de mobiliário, obras de arte, livros, documentos, numismática, ferramentas, utensílios, porcelanas, indumentária e armaria, com ênfase na história dos conflitos militares ocorridos no Paraná. O acervo do Museu Paranaense é mostrado ao público, em exposições abertas e gratuitas, nas salas de exposições de longa duração. Em 2013 foram incorporados ao Museu Paranaense os acervos do extinto Museu do Mate Leão (cerca de 1.200 itens), do Memorial da Impressora Paranaense (150 itens) e do Museu da Indústria Todeschini (cerca de 300 itens), acrescentando ao Museu um importante acervo relativo à indústria paranaense dos séculos XIX e XX.

Finding aids, guides and publications

Access area

Opening times

De terça a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Access conditions and requirements

A consulta ao acervo é feita por agendamento prévio.

Accessibility

Visitas virtuais: acesse o Museu Virtual sem sair de casa ou por wi-fi dentro do museu. Algumas exposições também estão disponíveis on-line.

Services area

Reproduction services

Public areas

Visitas guiadas: agende com antecedência pelos telefones (41) 3304-3305/3304-3309 ou pelo e-mail educativo_museupr@seec.pr.gov.br.

Control area

Description identifier

Institution identifier

BR PRMP

Rules and/or conventions used

Status

Final

Level of detail

Partial

Dates of creation, revision and deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

Maintenance notes

Access points

Access Points

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Bicentenário da Independência do Brasil, 1822-2022 (Thematic area)
  • Clipboard

Primary contact

Rua Kellers, 286 - São Francisco
Curitiba, Paraná
BR 80.410-100