Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1968 - 1982 (Produção)
Nível de descrição
Fundo/Coleção
Dimensão e suporte
Filmográfico(s) -sem especificação - 14 item(ns)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Conhecido por seu nome artístico Neville D’Almeida, Nevile Duarte Almeida nasceu em Belo Horizonte em 1941. Descobriu o Centro de Estudos Cinematográficos de Belo Horizonte, em 1958, manteve-se entre Londres e Nova Iorque nas décadas de 1960 e 1970, produziu e dirigiu vários filmes submetidos à censura. Alguns de seus longas-metragens obtiveram grande sucesso de público como A Dama do Lotação e Navalha na Carne. É também produtor de filmes ditos experimentais como Matou a Família e foi ao Cinema.
Entidade custodiadora
História arquivística
Em junho de 2002, o Museu de Arte Moderna declarou-se incapaz de guardar adequadamente em suas dependências matrizes de filmes brasileiros que integravam o acervo da Cinemateca, sendo estas, então, redestinadas a outras instituições. O Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, foi uma das instituições que passou a abrigar parte do acervo, por escolha dos proprietários das matrizes, estabelecendo-se o regime de comodato como uma das formas mais comuns de regulação e formalização da entrada na instituição. Mesmo após a lei municipal n. 3.531, de 7 de abril de 2003, que declarou a Cinemateca do MAM patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, o que fez com que a transferência de matrizes para outras instituições fosse interrompida, o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro continuou a ser procurado pelos produtores de filmes para abrigar a sua produção.
O material deu entrada em 7 de maio e 4 de agosto de 2003, sendo firmado um termo de comodato entre Nevile Duarte Almeida e o Arquivo Nacional em 3 de junho de 2003. O referido termo foi publicado no Diário Oficial da União de 24 de junho de 2003 (ano 140, n. 119, Seção 3, p. --, Extrato de contrato de comodato n. 27/2003). Vide proc. n. 00320.000197/2003-DV.
Procedência
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 22
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 78
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Filmes de ficção dirigidos e/ou produzidos pelo titular.
Avaliação, selecão e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Organizado totalmente
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Pelo contrato de comodato, o Arquivo Nacional foi autorizado a utilizar, sem fins comerciais, cópia do material depositado em suas pesquisas e eventos, bem como a exibi-lo em suas dependências (processo 00320.000197/2003-DV, f. 2).
Condiçoes de reprodução
Copyright - Nevile Duarte Almeida - Belo Horizonte (n.)
Mediante autorização do detentor dos originais.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
- português do Brasil