Núcleo de Memória e Documentação do Recôncavo

Área de identificação

Identificador

BANUDOC

Forma autorizada do nome

Núcleo de Memória e Documentação do Recôncavo

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Ana Neri, 09 - Centro

Localidade

Cachoeira

Região

Cachoeira

Nome do país

Brasil

CEP

44.300-000

Telefone

55 75 3425-2238

Fax

Nota

Área de descrição

História

Criado pela Portaria 584/2011 de 8 de novembro de 2011, o Núcleo de Memória e Documentação do Recôncavo (NUDOC) é um espaço de encontro, reflexão e produção de pesquisa. O local reúne diversas áreas de pesquisas e estudos do Recôncavo, abrigando arquivos e documentos que guardam a cultura e a história do território através de arquivos escritos, impressos, fotográficos e audiovisuais.

Sediado na cidade de Cachoeira, o NUDOC é responsável pela pesquisa, localização, organização e documentação de acervos. O Núcleo tem como um de seus principais objetivos recriar a relação com a comunidade, além de promover a integração entre a Universidade e a rede pública municipal de educação, através de oficinas, seminários, palestras, exposições e cursos de formação sobre educação patrimonial e acervos documentais.

A instituição atua na capacitação para discentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB no âmbito da graduação, e de servidores e colaboradores terceirizados, por meio de cursos, palestras e oficinas. Entre as principais atividades desenvolvidas pelo Núcleo estão: o I Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão do NUDOC, exposições na Galeria NUDOC e o convênio entre a UFRB e o Tribunal de Justiça da Bahia, para a salvaguarda o Acervo da Comarca de Maragogipe.

O Núcleo de Memória e Documentação do Recôncavo abriga três Grupos de Estudos e dez Grupos de Pesquisa e Extensão. São eles: Grupo de Estudos Interdisciplinares Ernestina Santos Souza; Grupo de Estudos em Epistemologia e Teoria da História e Grupo de Estudos de Educação, Sociedade e Diversidade.

Os grupos de Pesquisa e Extensão são: Experiência, Comunicação, Audiocultura (ECA); Filosofia, Literatura, Conhecimento e Saberes (FUCSO); História e Memória da Educação Brasileira (HIMEB); Histórias e Trajetórias do Negro na Bahia; Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA/Recôncavo); Laboratório de Educação, Sociedade e Diversidade (LaDEHC); Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidade (LES); Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Recôncavo da Bahia (NEAB) e Telejornalismo, Narrativas e Sociedade (TELENS).

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

O NUDOC tem como missão promover o acesso a informação e dar suporte as atividades de ensino, pesquisa, e extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, além de preservar, conservar e salvaguardar todos os acervos em seu espaço.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa:
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Reunir documentação dispersa em poder de instituições e particulares do Recôncavo da Bahia, classificando, restaurando, digitalizando e disponibilizando para a consulta aos pesquisadores. Além do acervo de fontes escritas, o NUDOC abriga registros de tradições orais, rezas, receitas, cantigas, sambas-de-roda, histórias e lendas locais. Estes acervos deverão ser disponibilizados para pesquisadores e para comunidades, servindo de base para elaboração de projetos e estratégias de desenvolvimento regional. O NUDOC também desenvolve atividades juntos à comunidade através da disponibilização de espaço e apoio para artistas locais e de outras regiões para realizarem eventos diversos, como recitais e exposições. As exposições abarcam pintura, escultura, vídeo, fotografia e artesanato que retratam pessoas, paisagens e comunidades locais.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Condição de acesso e uso

Atendimento às solicitações por correio eletrônico.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR BANUDOC

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e obsolescência

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Bibliografia e outras fontes utilizadas

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua Ana Neri, 09 - Centro
Cachoeira, Cachoeira
BR 44.300-000