Projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife

Área de identificação

Identificador

PEPMAFDR

Forma autorizada do nome

Projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Universidade

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua do Hospício, 619, Boa Vista (Anexo II da Faculdade, Bloco E, 2º andar)

Localidade

Recife

Região

Pernambuco

Nome do país

Brasil

CEP

50.050-050

Telefone

55 81 3879-5403

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

O Projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife propõe contribuir com a política de preservação do patrimônio cultural da Faculdade de Direito do Recife (FDR). Em sua primeira etapa de execução (2016), concentrou esforços em torno de documentos que reúnem a memória acadêmica e histórica da FDR depositada no acervo da Coleção Especial da Biblioteca do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco. Em seu segundo ano de atuação (2017), deu continuidade às ações do ano precedente e colaborou com a realização de eventos abertos ao público nas comemorações festivas dos 190 anos de criação dos cursos jurídicos.

Atualmente, o projeto dá seguimento às atividades de acesso a parte do acervo histórico da Faculdade de Direito do Recife por meio da realização de ações de conservação, inventário, catalogação e digitalização das obras auxiliares ao ensino jurídico na Faculdade de Direito do Recife nos séculos XIX e início do XX. Além disso, promove eventos de divulgação do legado histórico e cultural da Faculdade, como minicursos, palestras e encontros temáticos.

Com a execução do projeto, a Universidade Federal de Pernambuco e a Faculdade de Direito do Recife esperam cumprir com parcela de sua responsabilidade legal e social de disponibilização, acesso e conservação do bem público e da memória documental, histórica e cultural da mais antiga escola jurídica do Norte do Brasil, levando ao acesso de todos parte da memória acadêmica, intelectual e histórica que o curso jurídico exerceu ao longo dos seus mais de 190 anos de atividades em nosso País.

Depositária da coleção de obras raras e valiosas da Universidade Federal de Pernambuco a Biblioteca, desde a sua criação em 1830, muito tem contribuído para a formação do cenário jurídico e intelectual brasileiro. Nesse sentido, enquanto atividade extensionista, o Projeto Memória FDR também busca integrar e articular atividades de ensino, pesquisa e extensão nos âmbitos da Bibilioteca e do acervo histórico do Arquivo da Faculdade de Direito do Recife, colocando em prática os conhecimentos teóricos e acadêmicos adquiridos pelos discentes, em perspectiva interdisciplinar e enfatizando a sensibilização quanto ao direito humano à informação, à participação na vida cultural da sociedade e ao conhecimento, resgate e acesso à nossa memória histórica institucional. O projeto contribui, assim, através do envolvimento interdisciplinar entre discentes da Universidade Federal de Pernambuco, com a preservação e acesso público à parte dos acervos bibliográfico e arquivístico históricos da Faculdade de Direito do Recife.

Como potencial de impacto do projeto, tem-se a divulgação mundial na plataforma digital da UFPE, com os dados obtidos da digitalização, conservação do acervo histórico com o devido tratamento e mapeamento, além da logística preventiva contra a perda indeterminada de elementos históricos capazes de revelar não apenas o processo de nacionalização do Direito brasileiro, como também aspectos da história social e cultural do país vivenciados no âmbito da Faculdade.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Contribuir, através do envolvimento interdisciplinar entre discentes, docentes e técnicos administrativos da UFPE e demais pessoas interessadas, com a política de preservação do patrimônio cultural da Faculdade de Direito do Recife. Integrar e articular atividades de ensino, pesquisa e extensão nos âmbitos do Arquivo e Biblioteca da Faculdade, colocando em prática os conhecimentos teóricos e acadêmicos adquiridos pelos discentes, em perspectiva interdisciplinar e enfatizando a sensibilização quanto ao direito humano à informação, à participação na vida cultural da sociedade e ao conhecimento, resgate e acesso à nossa memória histórica institucional.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa:
Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privado / Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Acervo digitalizado: Documentos (atas, correspondências, relatórios, livros, folhetos, discursos, dissertações, teses etc.) que reúnem a memória acadêmica e histórica da Faculdade de Direito do Recife depositada no acervo do Arquivo, da Coleção Especial da Biblioteca da Faculdade, e instituições parceiras, como a The Oliveira Library at The Catholic University of America.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

Condição de acesso e uso

Consulta pública através da plataforma digital da UFPE

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR PEPMAFDR

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua do Hospício, 619, Boa Vista (Anexo II da Faculdade, Bloco E, 2º andar)
Recife, Pernambuco
BR 50.050-050