Arquivo Público Municipal de Manaus

Área de identificação

Identificador

AMAPM

Forma autorizada do nome

Arquivo Público Municipal de Manaus

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Av. Desembargador João Machado, quadra 5, casa 20 - Conjunto Jardim Belvedere – Alvorada III.

Localidade

Região

Nome do país

CEP

Telefone

55 92 3631-9279/3656 -6953

Fax

Nota

Área de descrição

História

O Arquivo Público do Município de Manaus existe desde o século XIX. Em 1898, o mesmo, fazia parte da Secretaria da Superintendência Municipal. Nesse período o responsável por ele era o arquivista Francisco Luiz Fernandes da Silva e substituído pelo Escrivão do Mercado Público Luiz Américo Mestrinho.
Com a criação da Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, em 21 de outubro de 1970, o Arquivo Público passou a integrar sua estrutura, encontrando-se dentro da Divisão de Serviços Gerais, conforme as Leis nº 1.094 de 21 de novembro de 1970 e Lei 1104 de 1971 e a Portaria 335-GP de 02 de 09 de 1971, respectivamente.
Em nova reestruturação da SEMAD, feita em 2011, o Arquivo Público foi transformado em um Departamento desta secretaria.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Ao Arquivo Público Municipal compete resgatar, proteger, restaurar, ordenar, classificar e divulgar os documentos relacionados respeito à gestão e ao patrimônio histórico e cultural do Município; resguardar a memória das Administrações do Município, do cidadão e da cidade de Manaus; preservar as coleções constituídas por documentos importantes para pesquisas, provenientes de instituições ou pessoas da comunidade sob a guarda do Município; desenvolver outras atividades correlatas.

Estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O acervo do Arquivo Público é constituído por edições do Diário Oficial do Amazonas (1906-2000), Diário Oficial do Município de Manaus (2000-2004), Decretos, portarias e outros manuscritos do final do século XIX e XX, Hemeroteca com recorte de jornais com notícias referentes aos atos do poder executivo e do legislativo municipal, do período de (1984-2008). Acervo fotográfico que retrata a evolução da cidade desde a década de 1950 e documentos com valor probatório e histórico oriundos das várias Unidades Gestoras da administração pública municipal.
Em 2014, a prefeitura começou a implantar o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (SIGED). O APM procurando se adequar a essa nova realidade, digitalizou um milhão de documentos, entre dossiês funcionais, processos mais antigos da PGM, Livros históricos manuscritos do final do século XIX e início do século XX, parte da hemeroteca e fotografias.
Toda a documentação digitalizada encontra-se inserida no SIGED, o que tem facilitado a pesquisa documental no Arquivo. A documentação de cunho histórico está passando por um processo de descrição de seu conteúdo e poderá ser em breve disponibilizada para pesquisa via internet, a partir de link inserido no portal da Prefeitura.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Condição de acesso e uso

Consulta aberta ao público.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Reprodução eletrostática e fotográfica.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR AMAPM

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e obsolescência

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Bibliografia e outras fontes utilizadas

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Av. Desembargador João Machado, quadra 5, casa 20 - Conjunto Jardim Belvedere – Alvorada III.