Arquivo Público do Estado do Maranhão

Área de identidad

Identificador

MAAPEM

Forma autorizada del nombre

Arquivo Público do Estado do Maranhão

Forma(s) paralela(s) de nombre

Otra(s) forma(s) de nombre

Tipo

  • Provincial/estatal

Área de contacto

Tipo

Dirección

Dirección (calle)

Rua de Nazaré, 218 - Projeto Reviver - Centro

Localidad

São Luís

Región

Maranhão

Nombre del país

Brasil

Código postal

65010-410

Teléfono

55 98 3218-9927 / 3218-9928

Fax

Correo electrónico

Área de descripción

Historia

Primeiro Arquivo Público do Estado do Maranhão foi criado pelo Decreto nº 339, de 14 de novembro de 1932. Todavia, em julho de 1933, através do Decreto nº 462, foi anexado à Biblioteca Pública. Em 1938, o Governo do Estado do Maranhão resolveu organizar melhor o então Arquivo Público e até 1946 esteve vinculado à Secretaria Geral do Estado, sendo que a partir de 1947 esteve ligado à Secretaria de Interior, Justiça e Segurança. Infelizmente, entre 1938 e 1978, o conjunto de documentos que formava esse arquivo ficou a circular por diversas instalações, sendo todas não adequadas para o devido fim. Somente no ano de 1974, através do Decreto nº 5.266, de 21 de janeiro, foi recriado o órgão Arquivo Público do Estado do Maranhão e, em 1978, foi inaugurada a sede definitiva, instalada em casarão do século XIX, situada na Rua de Nazaré, nº 218, na área conhecida como centro histórico de São Luís. Tem sob sua guarda o maior acervo documental do Estado, oriundo da Secretaria de Governo (1750-1914) e suas sucessoras (1914-1975) e do Arquivo da Secretaria de Polícia (1842-1962). Está constituído por 1 Km de documentos textuais (manuscritos, datilografados e impressos) dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, discos e jornais. Recentemente foi reformado, sendo informatizado e climatizado, garantindo, ao público usuário, melhor comodidade e conforto.

Contexto geográfico y cultural

Mandatos/Fuentes de autoridad

Recolher, organizar, conservar, preservar, divulgar e tornar acessível o acervo de documentos produzidos e/ou acumulados pelos órgãos públicos e também particulares do estado do Maranhão, que sejam de interesse para a preservação da memória e para a pesquisa histórica, visando contribuir para o fortalecimento da cidadania e da identidade maranhense.

Estructura administrativa

Estrutura
O APEM funciona num prédio antigo, localizado no centro histórico de São Luís, o qual possui quatro pavimentos: subsolo, térreo, primeiro andar e mirante, considerado um dos muitos exemplares da arquitetura colonial do século XIX existentes em São Luis.

O referido imóvel, desde a sua construção, teve várias serventias: residência, república, pensão familiar, tendo abrigado, durante anos, a pensão da Chicó, que foi um dos mais famosos bordéis já existentes nesta cidade. E finalmente adquirido pelo Governo, para guardar a memória escrita do Estado.

Administración de registros y políticas de recolección

Edificios

Fondos

Reúne um acervo do século XVIII aos nossos dias oriundos do Arquivo da Secretaria do Governo (1728-1914) e suas sucessoras (1914-1991) e do Arquivo da Polícia (1842-1963). Está constituído por aproximadamente 1,5 Km de documentos textuais (manuscritos, datilografados e impressos) dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, partituras musicais, discos.

Instrumentos de descripción, guías y publicaciones

Área de acceso

Horario de apertura

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Condiciones de acceso y requisitos

Consulta aberta ao público

Accesibilidad

Área de servicios

Servicios para la investigación

Servicios de reproducción

Áreas públicas

Área de control

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR MAAPEM

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Completo

Fechas de creación, revisión o eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Notas de mantención

Puntos de acceso

Puntos de acceso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • África e escravidão negra (Thematic area)
  • MOW Regional (Thematic area)
  • Censo-Guia de Arquivos (Thematic area)
  • Portapapeles

Contacto principal

Rua de Nazaré, 218 - Projeto Reviver - Centro
São Luís, Maranhão
BR 65010-410