Fundo/Coleção M7 - Sergio Péo

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO M7

Título

Sergio Péo

Data(s)

  • 1978 - 1997 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Filmográficos -filmes cinematográfico(s) - 16 itens.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1947-)

Biografia

Sérgio Péo (Sérgio Casemiro Jucá dos Santos) nasceu no Pará em 1947 e aos 12 anos se mudou para o Rio de Janeiro. É arquiteto/urbanista, cineasta, poeta, artista plástico. Estudou arquitetura e urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro e escolheu usar o cinema para retratar as condições de habitação e comportamento urbano na cidade. Seus filmes “Rocinha Brasil 77” e “Associação dos Moradores dos Guararapes” tratam destas questões.
Junto com outros cineastas de sua geração, sempre se posicionou a favor de políticas em defesa da cinematografia nacional, não apenas pelo desenvolvimento da mesma, mas também pela distribuição e espaço para exibição de seus produtos. No filme “Cinemação Curtametralha” de 1980 registra e documenta parte da memória desta luta.
Foi um dos fundadores da Corcina (Cooperativa dos Realizadores Cinematográficos Autônomos) - junto com Silvio Da Rin, Rubem Corveto, Sérgio Rezende, Pompeu Aguiar, Marisa Leão, José Carlos Asbeg, José Jofilly, Joathan Vilela Berbel, Lucio Aguiar, entre outros -, tendo sido o primeiro diretor-presidente da entidade. A Corcina tinha por objetivo promover e apoiar realizações de produções nacionais independentes, principalmente os curtas metragens. Durante 1980/81 foi também diretor da ABD/RJ (Associação Brasileira de Documentaristas).
Na década de 1980, acompanhou a emergência do movimento operário e do Partido dos Trabalhadores, na região do ABC paulista. No Rio de Janeiro, esteve bem próximo à movimentação artística em torno do Circo Voador e do Parque Lage, onde realizou \"O Muro – o Filme\", em 1985.
Nos anos 1990 passou a dedicar-se também a pesquisas acerca dos índios brasileiros, resultando no filme \"Nanderu, Panorâmica Tupinambá\" (1991), e em produções posteriores realizadas em vídeo.
No século XXI Sérgio Péo continuou a produzir filmes em vídeo, experimentando novas linguagens, como filmes produzidos com celular e os curtas de um minuto.
Em paralelo à atuação como cineasta, dedicou-se às artes plásticas, ao design e produção de móveis, à poesia e à composição musical.
Adaptado de: https://sergiopeo.wordpress.com/apenas-um-mestre-de-obras/. Acesso em: 11 mar. 2021.

Entidade custodiadora

História arquivística

Documentos audiovisuais deram entrada em regime de comodato (processo nº 00320.000165/2003-10), encaminhados pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna em 2002. Até 16 de setembro de 2020, este acervo era recuperado no bojo do acervo registrado como Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (código de referência BR RJANRIO D0).

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Acessível apenas presencialmente

Observações
Pelo contrato de comodato, o Arquivo Nacional encontra-se autorizado a utilizar em pesquisas, eventos e exibições em suas dependências, sem fins comerciais, cópias das obras audiovisuais depositadas, de forma integral ou parcial, bem como dar acesso a terceiros sob a forma de consulta. O Arquivo Nacional não dispõe de equipamento para projeção ou reformatação de películas cinematográficas. A consulta a esses materiais é feita em mesa de revisão, quadro a quadro, sem som.

Outras condições
De acordo com o contrato de comodato, o Arquivo Nacional está autorizado a dar acesso aos documentos em suas dependências, sendo vedados, no entanto, o fornecimento de cópias e a retirada para exibição ou reformatação, salvo quando expressamente autorizados pelo comodante.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Variações de título
Sérgio Casemiro Jucá dos Santos

Nota

Outras
Registro efetuado conforme informação encaminhada por CODAC em 26 junho 2020.

Nota

Outras
Atualização da descrição de nível 1 realizada em 19 mar. 2021.

Dossiês cadastrados no SIAN em 10/12/2020 durante regime de trabalho remoto (como medida de prevenção à pandemia do Sars-CoV-2), sem a conferência do processo de comodato e dos materiais nos depósitos. Informações deverão ser confirmadas no momento de retorno às atividades de trabalho presenciais.

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados