Universidade Federal de Santa Catarina

Área de identificação

Identificador

SCUFSC

Forma autorizada do nome

Universidade Federal de Santa Catarina

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

  • UFSC

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima.

Localidade

Florianópolis

Região

Santa Catarina

Nome do país

Brasil

CEP

88.034-000

Telefone

55 48 3721-9676

Fax

Nota

Área de descrição

História

As unidades administrativas e de ensino da UFSC guardavam em seus arquivos setoriais um amontoado de documentos, causando, assim, congestionamento; o difícil acesso às informações; a constatação de um grande volume documental; a inexistência de métodos padronizados; a eliminação indiscriminada; a dispersão e má conservação dos documentos, fazendo com que a história e a memória da UFSC estivessem sendo perdidas.

Houve várias manifestações de preocupações através de projetos por parte de alguns servidores, para que a administração da UFSC fosse dotada de meios adequados ao desempenho das atividades decorrentes de suas funções, visando economia e eficácia dos procedimentos de apoio no processo decisório.

Em 1988 foi criada a Divisão de Arquivo Central do Departamento de Serviços Gerais, designando servidor, através da Portaria nº 1088/GR/1988, de 23/11/88, para exercer a função de diretor. No início deste mesmo ano é designado grupo de trabalho, através da Portaria nº 111/GR/1988, de 29/03/88, para elaborarem a primeira Tabela de Temporalidade de Documentos da Instituição.

Em 1997, quase uma década após sua criação, a Divisão de Arquivo Central enfrentou uma nova situação: a junção da Divisão de Arquivo Central com a Divisão de Microfilmagem, mudando assim, a estrutura do arquivo. Nova mudança ocorre na denominação desta Divisão em 2001, que passa a ser chamada de Divisão de Processamento Técnico do Acervo Documental. Em julho de 2001, a partir desta mudança, ficou comprovada a necessidade da reestruturação do Arquivo Central da UFSC. Em 10/07/2001, foi encaminhado ao Diretor do Departamento de Material e Serviços Gerais o memorando 010/2001, tendo como anexo Parecer Técnico, o qual formou o Processo nº 100455, de 05/03/2002, tendo por conteúdo a discordância frente a nova nomenclatura da Divisão a que pertence o arquivo central. É solicitado também que o Arquivo Central tenha sua própria divisão. Em 2005 é encaminhado Ofício nº 01/AC/2005, de 10/03/05, contendo a proposta de reestruturação do Arquivo Central: transformar o serviço de Preparação, Restauração, Produção e Arquivo em Divisão de Arquivo Central. Esta solicitação é consolidada em maio de 2005, através da Portaria nº 504/GR/2005, criando assim a referida Divisão e designando servidor, através da Portaria nº 512/GR/2005, de 05/05/2005, para exercer a função de diretor da mesma.

Em 2013, através da Portaria nº 2057/GR de 31 de outubro de 2013, a Divisão de Arquivo Central foi transformada em Coordenadoria do Arquivo Central passando a ser vinculada diretamente à Pró-Reitoria de Administração – PROAD.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

A UFSC tem por missão "produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida".

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Ministério da Educação

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O Arquivo Central da UFSC tem sob sua responsabilidade a guarda e preservação do acervo, sendo constituído por documentos produzidos e recebidos pelas unidades administrativas e acadêmicas existentes, bem como as já extintas. O acervo é constituído por 11 Fundos Fechados e o Fundo Aberto - UFSC 1960.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Condição de acesso e uso

Há restrição de acesso aos documentos, necessidade de autorização.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SCUFSC

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e obsolescência

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Bibliografia e outras fontes utilizadas

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima.
Florianópolis, Santa Catarina
BR 88.034-000