Universidade Federal de Santa Catarina

Identity area

Identifier

SCUFSC

Authorized form of name

Universidade Federal de Santa Catarina

Parallel form(s) of name

Other form(s) of name

  • UFSC

Type

  • University

Contact area

Type

Address

Street address

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima.

Locality

Florianópolis

Region

Santa Catarina

Country name

Brazil

Postal code

88.034-000

Telephone

55 48 3721-9676

Fax

Email

Description area

History

As unidades administrativas e de ensino da UFSC guardavam em seus arquivos setoriais um amontoado de documentos, causando, assim, congestionamento; o difícil acesso às informações; a constatação de um grande volume documental; a inexistência de métodos padronizados; a eliminação indiscriminada; a dispersão e má conservação dos documentos, fazendo com que a história e a memória da UFSC estivessem sendo perdidas.

Houve várias manifestações de preocupações através de projetos por parte de alguns servidores, para que a administração da UFSC fosse dotada de meios adequados ao desempenho das atividades decorrentes de suas funções, visando economia e eficácia dos procedimentos de apoio no processo decisório.

Em 1988 foi criada a Divisão de Arquivo Central do Departamento de Serviços Gerais, designando servidor, através da Portaria nº 1088/GR/1988, de 23/11/88, para exercer a função de diretor. No início deste mesmo ano é designado grupo de trabalho, através da Portaria nº 111/GR/1988, de 29/03/88, para elaborarem a primeira Tabela de Temporalidade de Documentos da Instituição.

Em 1997, quase uma década após sua criação, a Divisão de Arquivo Central enfrentou uma nova situação: a junção da Divisão de Arquivo Central com a Divisão de Microfilmagem, mudando assim, a estrutura do arquivo. Nova mudança ocorre na denominação desta Divisão em 2001, que passa a ser chamada de Divisão de Processamento Técnico do Acervo Documental. Em julho de 2001, a partir desta mudança, ficou comprovada a necessidade da reestruturação do Arquivo Central da UFSC. Em 10/07/2001, foi encaminhado ao Diretor do Departamento de Material e Serviços Gerais o memorando 010/2001, tendo como anexo Parecer Técnico, o qual formou o Processo nº 100455, de 05/03/2002, tendo por conteúdo a discordância frente a nova nomenclatura da Divisão a que pertence o arquivo central. É solicitado também que o Arquivo Central tenha sua própria divisão. Em 2005 é encaminhado Ofício nº 01/AC/2005, de 10/03/05, contendo a proposta de reestruturação do Arquivo Central: transformar o serviço de Preparação, Restauração, Produção e Arquivo em Divisão de Arquivo Central. Esta solicitação é consolidada em maio de 2005, através da Portaria nº 504/GR/2005, criando assim a referida Divisão e designando servidor, através da Portaria nº 512/GR/2005, de 05/05/2005, para exercer a função de diretor da mesma.

Em 2013, através da Portaria nº 2057/GR de 31 de outubro de 2013, a Divisão de Arquivo Central foi transformada em Coordenadoria do Arquivo Central passando a ser vinculada diretamente à Pró-Reitoria de Administração – PROAD.

Geographical and cultural context

Mandates/Sources of authority

A UFSC tem por missão "produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida".

Administrative structure

Vinculação Administrativa: Ministério da Educação

Records management and collecting policies

Buildings

Holdings

O Arquivo Central da UFSC tem sob sua responsabilidade a guarda e preservação do acervo, sendo constituído por documentos produzidos e recebidos pelas unidades administrativas e acadêmicas existentes, bem como as já extintas. O acervo é constituído por 11 Fundos Fechados e o Fundo Aberto - UFSC 1960.

Finding aids, guides and publications

Access area

Opening times

De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Access conditions and requirements

Há restrição de acesso aos documentos, necessidade de autorização.

Accessibility

Services area

Research services

Reproduction services

Public areas

Control area

Description identifier

Institution identifier

BR SCUFSC

Rules and/or conventions used

Status

Final

Level of detail

Partial

Dates of creation, revision and deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

Maintenance notes

Access points

Access Points

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Censo-Guia de Arquivos (Thematic area)
  • Clipboard

Primary contact

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima.
Florianópolis, Santa Catarina
BR 88.034-000