Universidade Federal de Santa Catarina

Identificatie

Bestandsidentificatie

SCUFSC

Geauthoriseerde naam

Universidade Federal de Santa Catarina

Parallelle vormen van de naam

Aandere naamsvormen

  • UFSC

Soort

  • Universiteit

Contact

Soort

adres

Adres

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima.

Locality

Florianópolis

Region

Santa Catarina

Landnaam

Brazilië

Postcode

88.034-000

Telefoon

55 48 3721-9676

Fax

E-mail

Beschrijving

Geschiedenis

As unidades administrativas e de ensino da UFSC guardavam em seus arquivos setoriais um amontoado de documentos, causando, assim, congestionamento; o difícil acesso às informações; a constatação de um grande volume documental; a inexistência de métodos padronizados; a eliminação indiscriminada; a dispersão e má conservação dos documentos, fazendo com que a história e a memória da UFSC estivessem sendo perdidas.

Houve várias manifestações de preocupações através de projetos por parte de alguns servidores, para que a administração da UFSC fosse dotada de meios adequados ao desempenho das atividades decorrentes de suas funções, visando economia e eficácia dos procedimentos de apoio no processo decisório.

Em 1988 foi criada a Divisão de Arquivo Central do Departamento de Serviços Gerais, designando servidor, através da Portaria nº 1088/GR/1988, de 23/11/88, para exercer a função de diretor. No início deste mesmo ano é designado grupo de trabalho, através da Portaria nº 111/GR/1988, de 29/03/88, para elaborarem a primeira Tabela de Temporalidade de Documentos da Instituição.

Em 1997, quase uma década após sua criação, a Divisão de Arquivo Central enfrentou uma nova situação: a junção da Divisão de Arquivo Central com a Divisão de Microfilmagem, mudando assim, a estrutura do arquivo. Nova mudança ocorre na denominação desta Divisão em 2001, que passa a ser chamada de Divisão de Processamento Técnico do Acervo Documental. Em julho de 2001, a partir desta mudança, ficou comprovada a necessidade da reestruturação do Arquivo Central da UFSC. Em 10/07/2001, foi encaminhado ao Diretor do Departamento de Material e Serviços Gerais o memorando 010/2001, tendo como anexo Parecer Técnico, o qual formou o Processo nº 100455, de 05/03/2002, tendo por conteúdo a discordância frente a nova nomenclatura da Divisão a que pertence o arquivo central. É solicitado também que o Arquivo Central tenha sua própria divisão. Em 2005 é encaminhado Ofício nº 01/AC/2005, de 10/03/05, contendo a proposta de reestruturação do Arquivo Central: transformar o serviço de Preparação, Restauração, Produção e Arquivo em Divisão de Arquivo Central. Esta solicitação é consolidada em maio de 2005, através da Portaria nº 504/GR/2005, criando assim a referida Divisão e designando servidor, através da Portaria nº 512/GR/2005, de 05/05/2005, para exercer a função de diretor da mesma.

Em 2013, através da Portaria nº 2057/GR de 31 de outubro de 2013, a Divisão de Arquivo Central foi transformada em Coordenadoria do Arquivo Central passando a ser vinculada diretamente à Pró-Reitoria de Administração – PROAD.

Geografische en culturele context

Mandaat/bronnen van bevoegdheid

A UFSC tem por missão "produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida".

Organisatie structuur

Vinculação Administrativa: Ministério da Educação

Records management and collecting policies

Gebouwen

Bestanden

O Arquivo Central da UFSC tem sob sua responsabilidade a guarda e preservação do acervo, sendo constituído por documentos produzidos e recebidos pelas unidades administrativas e acadêmicas existentes, bem como as já extintas. O acervo é constituído por 11 Fundos Fechados e o Fundo Aberto - UFSC 1960.

Toegangen, gidsen en publicaties

Toegang

Openingstijden

De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Raadpleegvoorwaarden en -eisen

Há restrição de acesso aos documentos, necessidade de autorização.

Toegankelijkheid

dienstverlening

onderzoeksdienstverlening

reproduktiedienstverlening

Publiekruimten

Beheer

Identificatie van de beschrijving

Identificatiecode van de instelling

BR SCUFSC

Toegepaste regels en/of conventies

Status

Finale

Niveau van detaillering

Gedeeltelijk

Datering van aanmaak, herziening of verwijdering

Taal (talen)

  • Braziliaans Portugees

Schrift(en)

Bronnen

Onderhoudsaantekeningen

Trefwoorden

Access Points

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Censo-Guia de Arquivos (Thematic area)
  • Clipboard

Eerste contactpersoon

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima.
Florianópolis, Santa Catarina
BR 88.034-000