Contato principal
Praça Fausto Cardoso, nº 348 - Centro
Aracaju, Sergipe
BR 49010-080
Arquivo Público Estadual de Sergipe
O Arquivo Público Estadual de Sergipe (APES) tem sua origem na Seção de Arquivo da Biblioteca Pública Provincial, criada em 1848 (Lei n° 2.33), com a finalidade de “guardar os originais ou cópias de quaisquer papéis do Governo Geral ou Provincial, cuja guarda no arquivo se julgar conveniente, e para noticias” sobre acontecimentos, descobertas científicas, progresso e artes.
No Governo de Mauricio Graccho Cardoso foi criado o Arquivo Público do Estado, com a finalidade de receber e conservar, sob classificação sistemática, todos os documentos relativos ao direito público, à legislação, à administração, à história e, em geral, às manifestações do pensamento científico, literário e artístico de Sergipe ou quaisquer outros documentos cujo depósito seja oficialmente determinado (Lei n° 845, de 15/10/1923). Em 1926, o Arquivo volta à condição de Seção da Biblioteca Pública, até quando é criado novamente através do Decreto-Lei N° 617, de 03 de abril de l945.
Guarda do acervo documental produzido pela administração pública estadual no âmbito do Poder Executivo. Gerir a Política Estadual de Arquivos.
Vinculação Administrativa: Secretaria de Estado da Cultura
O acervo do APES é, predominantemente, constituído por documentos impressos produzidos pela administração pública provincial e estadual. Compõem o seu acervo: correspondências oficiais, leis, decretos, documentos da burocracia estadual, mapas, fotografias, jornais, entre outros
De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Há restrição de acesso aos documentos em precário estado de conservação
Reprodução digital e transcrição de originais.
BR SEAPES
Final
Completo