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Avenida Hermann August Lepper, nº 650 - Saguaçu
Joinville, Santa Catarina
BR 89221-005
Arquivo Histórico de Joinville
O Arquivo Histórico de Joinville – AHJ é uma unidade cultural do Município de Joinville (SC). Foi criado por meio da Lei Municipal nº 1.182/1972 e é gerido pela Secretaria de Cultura e Turismo.
Tem por finalidade coordenar e implementar a gestão documental, a guarda permanente, a organização, a preservação e a difusão dos documentos produzidos, recebidos e/ou acumulados pelo Poder Executivo Municipal, bem como dos documentos privados considerados de interesse público e social sob sua custódia, visando o acesso à informação.
Sua origem enquanto “Arquivo Histórico Municipal de Joinville” ocorreu em uma sala da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin. Em 18 de julho de 1986, foi inaugurado o atual prédio, construído especificamente para ser um arquivo, fruto de um convênio com o governo da República Federal da Alemanha e Prefeitura Municipal de Joinville.
Em 2015, por meio da Lei Municipal n° 7.992/2015, teve sua denominação alterada para Arquivo Histórico de Joinville e sua política de acervo redefinida.
Receber, manter e preservar o acervo arquivístico da cidade de origem pública e privada e difundir o acesso a esses documentos.
Vinculação Administrativa: Fundação Cultural de Joinville
O acervo é composto por Fundos Públicos (Executivo, Legislativo, Judiciário); Fundos Pessoais Privados e Institucionais e a Coleção Memória da Cidade. Há documentos: históricos relacionados à imigração alemã e colonização do sul do Brasil; administrativos relacionados à Colônia Dona Francisca e de Joinville; biografias e documentos sobre famílias; coleções raras de jornais e livros; documentação cartográfica, iconográfica e oral.
De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h45
Consulta aberta ao público.
Reprodução eletrostática, fotográfica e digital.
BR SCAHJ
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