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Fundação Gregório de Mattos, Rua Chile, 31, térreo, 1º e 5º andares
Salvador, Bahia
BR 40020-000
Arquivo Histórico Municipal de Salvador
Antes da 1a Constituição Brasileira (1824) as Câmaras Municipais administravam a vida das cidades acumulando as funções de poder executivo e legislativo. Estas atividades geraram documentos que deram origem aos Arquivos Municipais. Acompanhando esse processo a Câmara Municipal de Salvador formou o núcleo central do Arquivo Municipal de Salvador.
Por ocasião da Proclamação da República, no período de 1894, este Arquivo ficou subordinado à Secretária de Expediente da Intendência através da Lei Nº 125, de 27 de Dezembro, que lhe aferiu poder de gerenciar a documentação administrativa do Município.
Com a extinção da Intendência em 1929 e criada a Prefeitura Municipal, o Arquivo Municipal passa a ser subordinado ao Gabinete do Prefeito. Em 23 de Novembro de 1931 é regulamentado com o Ato 112 como Arquivo Geral do Município e inaugurado em 10 de abril de 1932.
Em 1986 passa a ser nominado Arquivo Histórico Municipal de Salvador, integrado à Fundação Gregório de Mattos a nível de gerência.
Em 2009, através do Dec.19.401, o Arquivo Histórico Municipal de Salvador juntamente com os Museus e as Bibliotecas Municipais passa a ser gerenciado pela Gerência de Arquivo Histórico Municipal, Museus e Bibliotecas
O Arquivo Histórico Municipal da Cidade de Salvador procura inserir-se no novo modelo de arquivo público, desempenhando sua função social com relevância, buscando efetivar seu compromisso com os princípios da participação, transparência, responsabilidade e controle social e viabilizando cada vez mais o direito ao acesso à informação.
Estruturalmente está formado pelos Setores de Arquivos Permanentes, Setor de Arquivos Audiovisuais, Setor de Arquivos Impressos e Biblioteca e Setor de Arquivos Correntes e Intermediários, subordinados à Subgerência de Arquivos e Bibliotecas.
Gestão do patrimônio documental e do acervo bibliográfico do poder municipal da Cidade do Salvador. Bem como o estímulo à pesquisa histórica e cultural sobre a Bahia e particularmente sobre Salvador.
O Arquivo é formado por três Fundos: Câmara, Intendência e Prefeitura, desde o período Colonial até a atualidade e está dividido em quatro setores: Permanente, com a documentação textual; Biblioteca, com livros e periódicos; Audiovisuais, com fotografias, projetos, cartografia e filmes e Correntes e Intermediários, com a orientação sobre gestão documental nas secretarias e órgãos municipais.
De segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h30.
Há restrição de acesso aos documentos em fase de organização, necessidade de autorização
Reprodução fotográfica, digital, videográfica/audiográfica e transcrição de originais
BR BAAHMS
Final
Parcial