Arquivo Público de Aracaju

Área de identificação

Identificador

SEAPA

Forma autorizada do nome

Arquivo Público de Aracaju

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Público do Executivo Municipal

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Estancia, 36 - Centro

Localidade

Aracaju

Região

Sergipe

Nome do país

Brasil

CEP

49010-180

Telefone

55 79 3179-1381

Fax

E-mail

URL

Área de descrição

Histórico

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

O Arquivo Público de Aracaju, foi criado pela Lei 13000/87, funcionando dentro do Sistema de Arquivos do Município, instituído pela Lei 13000/87. Ele tem como missão, as atribuições tradicionais e legais de localização, recolhimento, guarda, tratamento e disponibilização do acervo de valor histórico, probatório e cultural do Município. Ele é constituído por conjuntos documentais definidos como de terceira idade, de valor permanente, histórico, probatório ou informativo, que devam ser definitivamente preservados. A ele compete: localizar, recolher, selecionar, registrar, arranjar, classificar e guardar, documentos ou fundos de valor legal, administrativo e histórico, provenientes das atividades públicas, bem como os papéis relativos a pessoas naturais e jurídicas de Direitos Privados; proteger o acervo documental do município de Aracaju; utilizar as modernas técnicas arquivísticas de gestão documental; realizar pesquisas de interesse administrativo e histórico; franquear o uso do acervo às entidades e ao público em geral, atendendo aos pedidos de informação, consonantes as disposições regulamentares; manter intercambio e prestar assistência técnica dentro ou fora do Município; contribuir para a difusão da Cultura, promovendo pesquisas, cursos e conferências, e participando de comemorações cívicas; coordenar o Sistema Municipal de Arquivos e constituir comissões, de caráter especial, com o fim de levantar documentos, relativos ao Município de Aracaju, encontrados em outros arquivos.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa:
Fundação Cultural Cidade de Aracaju (FUNCAJU).

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

A caraterização do acervo do Arquivo Público da Cidade de Aracaju é dada por conjuntos documentais provenientes da administração da Prefeitura de Aracaju, uma pequena parte da Câmara dos vereadores e doações. O acervo é dividido nas seguintes seções: Cartográfico da Prefeitura, Fundo particular Arquiteto Osíris Sousa Rocha, Administrativo da Prefeitura e Câmara, Hemeroteca, Fundo SCAS (Sociedade de Cultura Artística de Sergipe) e Fotográfico. Temos plantas e projetos arquitetônicos de espaços públicos e privados, datados a partir do início do século XX; documentos administrativos da prefeitura e da câmara desde o período da Intendência, sendo o documento mais antigo a Ata da Câmara de 1855 com a posse de Barão de Maruim e um acervo fotográfico com mais de 14 mil fotografias.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Condição de acesso e uso

Há restrição de acesso aos documentos em fase de organização.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SEAPA

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • África e escravizados negros (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua Estancia, 36 - Centro
Aracaju, Sergipe
BR 49010-180