Fundo AB - Arthur Bernardes

Área de identificação

Código de referência

BR MGAPM AB

Título

Arthur Bernardes

Data(s)

  • 1898-1975 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

16,2m: Textual: 146 caixas, 55 livros. Fotografias: 1027 unidades -Filmes: 2, 2 fitas VHS e 6 mapas

Área de contextualização

Entidade custodiadora

História arquivística

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

  • Documentos Textuais: Correspondência de natureza pessoal e política. São documentos referentes a negócios, impostos, colégio dos filhos, título de eleitor, passaporte, testamento, dossiês diversos, artigos de jornais, discursos, monografias, panfletos, volantes, folhetos, revistas, jornais referentes à campanha política, ao seu governo, à revoltas e revoluções, à campanha nacionalista, cartas, cartões, telegramas de cunho político, de pedido de favor, de agradecimento, de solidariedade e apoio. Relatórios administrativos, pareceres, exposições, processos, projetos de lei, estudos sobre nacionalização, resoluções. Homenagens póstumas e as comemorações do centenário de seu nascimento.
  • Fotografia: Da mesma forma que a documentação textual, o acervo retrata a vida familiar, a trajetória política e as comemorações do centenário de nascimento do titular.
  • Filmes: Viagem do Presidente Arthur Bernardes ao Rio em campanha política, posse na Presidência da República, recepção do Príncipe herdeiro da Itália, Humberto de Savoia, viagem do Príncipe à Bahia, posse do Presidente Mello Vianna na Presidência do Estado de Minas, banquete oferecido ao presidente do Chile no Copacabana Pálace no Rio de Janeiro.
  • Mapas: Estudos sobre áreas militares e revoltas nas regiões de Goiás e Mato Grosso.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

  • A Documentação Textual Está Organizada Em Séries:
  • Série 1: Documentação Pessoal
  • Série 2: Produção Intelectual
  • Série 3: Panfletos e Volantes
  • Série 4: Recortes
  • Subsérie 1: Em Pasta (P)
  • Subsérie 2: Encadernados (E)
  • Subsérie 3: Avulsos (A)
  • Série 5: Deputado Federal (2)
  • Série 6: Presidente de Minas Gerais
  • Série 7: Presidente da República
  • Série 8: Senador
  • Série 9: Exílio
  • Série 10: Deputado Federal (3)
  • Série 11: Deputado Federal (4)
  • Série 12: Deputado Federal (5)
  • Série 13: Diversos
  • Série 14: Documentação Complementar
  • Série 15: Anexo
  • Série 16: Folhetos
  • Série 17: Periódicos
  • Outros suportes: Fotografia, Cartografia, Filmes

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

  • Inventário do Fundo Arthur Bernardes
  • Banco de Dados de Fotografias
  • Banco de Dados da Cartografia
  • Banco de Dados dos Filmes

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Nota do arquivista

Prevalece à mesma organização do Quadro de Arranjo, houve apenas o acréscimo de uma coluna 'notação' indicando de forma clara e precisa a localização física do documento. Em 2011 a Diretoria de Arquivos Permanentes inseriu nesse mesmo inventário a parte fotográfica, cartográfica e de filmes, pois a organização desses suportes foram feitas em épocas diferentes.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados