Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1993 (Creation)
Level of description
Fundo/Coleção
Extent and medium
Filmográficos -Filme cinematográfico - 8 item(ns)
Context area
Name of creator
Biographical history
Cenógrafo, diretor de arte, desenhista de produção e realizador de filmes de animação, especialista em efeitos especiais, Arturo Uranga nasceu no dia 04 de maio de 1936, na localidade de Rosario, na Argentina. Estreou como diretor de longas-metragens com a aventura infanto-juvenil Era uma vez (1993), do qual foi também produtor, roteirista e diretor de arte. Neste filme, utilizou várias técnicas de trucagem e efeitos que o cinema brasileiro ainda não havia explorado. Desenhista da TV Globo, trouxe para o Brasil a técnica de pintura em vidro para cinema. Além disso, foi o criador de efeitos especiais de vários longas-metragens, como O noviço rebelde (1997), de Tizuka Yamasaki.
Repository
Archival history
O material deu entrada emergencialmente, procedente da Cinemateca do Museu de Arte Moderna, em regime de comodato, em 30 de outubro de 2002, tendo sido o contrato entre Arturo Ricardo Uranga Zinny e o Arquivo Nacional assinado em 9 de outubro do referido ano e publicado no Diário Oficial da União (cf. Extrato de comodato n. 22/2002, Diário Oficial da União, n. 204, Seção 3, p. 2, 21 out. 2002). O registro em SIAN foi lançado, inicialmente, integrando o acervo Cinemateca do Museu de Arte Moderna. Em dezembro de 2011, o acervo foi autonomizado, assumindo um registro próprio em nível de descrição 1 (cf. processo 00320.000423/2002-DV).
Immediate source of acquisition or transfer
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 91
Content and structure area
Scope and content
Ficção inspirada em contos de fadas sobre as aventuras de três jovens, dirigido por Arturo Uranga, produzido por Bruno Stroppiana e Arturo Uranga.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Identificado.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Pelo contrato de comodato, o Arquivo Nacional acha-se autorizado a utilizar em pesquisas, eventos e exibições em suas dependências, sem fins comerciais, cópias das obras audiovisuais depositadas, de forma integral ou parcial, bem como dar acesso a terceiros sob a forma de consulta. O Arquivo Nacional não dispõe de equipamento para projeção ou reformatação de películas cinematográficas. A consulta a esses materiais é feita em mesa de revisão, quadro a quadro, sem som.
Conditions governing reproduction
Copyright - Arturo Ricardo Uranga Zinny
De acordo com o contrato de comodato, o Arquivo Nacional está autorizado a dar acesso aos documentos em suas dependências, sendo vedados, no entanto, o fornecimento de cópias e a retirada para exibição ou reformatação, salvo quando expressamente autorizados pelo comodante.
Language of material
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Dimensões
A quantificação de itens compreende negativos de som e de imagem, trailers negativos de imagem e de de som, avant-trailer negativo de imagem média e cópias combinadas.
Note
Outras
Informações cadastradas no SIAN em 2021 durante regime de trabalho remoto (como medida de prevenção à pandemia do Sars-CoV-2), sem a conferência do processo de comodato e dos materiais nos depósitos. Informações deverão ser confirmadas no momento de retorno às atividades de trabalho presenciais. (atualização em 09/02/2023)
Note
Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Final
Level of detail
Full
Dates of creation revision deletion
Language(s)
- Brazilian Portuguese