Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1977-1981 (Creación)
Nivel de descripción
Fundo/Coleção
Volumen y soporte
Textual(is) -sem especificação - 1 m
Bibliográfico(s) -sem especificação - 25 un.
Iconográfico(s) -cartaz(es) - 7 un.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
A Comissão Executiva Nacional da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora foi constituída durante a Plenária Nacional de Dirigentes Sindicais realizada no dia 21 de março de 1981 no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de São Paulo. A Plenária contou com a participação de 183 entidades sindicais de 13 Estados e do Distrito Federal, representando diversas correntes sindicais e políticas. Os participantes decidiram convocar a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) para o mês de agosto do mesmo ano no Estado de São Paulo. A Comissão Executiva Nacional (CEN) nas suas primeiras reuniões formou três Subcomissões com objetivo de organizar a Conferência:
Subcomissão de Secretaria e Divulgação: Edson Barbeiro Campos – Sindicato dos Bancários de São Paulo; Hugo Martinez Perez – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de São Paulo.
Subcomissão de Organização: Joaquim dos Santos Andrade – Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo; Raimundo Rosa Lima – Sindicato dos Trabalhadores em Panificação de São Paulo.
Subcomissão de Finanças: Arnaldo Gonçalves – Sindicato dos Metalúrgicos de Santos; Luiz Inácio da Silva (Lula) - Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Também integrou essa Subcomissão Rubens Fandino - Sindicato dos Eletricitários de São Paulo.
A CONCLAT ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 1981 na cidade de Praia Grande, Estado de São Paulo, e reuniu milhares de trabalhadores da cidade e do campo. A CONCLAT criou a Comissão Nacional Pró-CUT.
Institución archivística
Historia archivística
Uma das características da Comissão Executiva Nacional (CEN) era a descentralização das suas funções e atividades. Devido a isso, documentos da CEN devem ter ficado nos arquivos dos sindicatos dos dirigentes que integravam a Comissão e Subcomissões ou mesmo nos arquivos pessoais desses sindicalistas. A correspondência para a CEN deveria ser endereçada a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de São Paulo, entretanto também era dirigente da Subcomissão de Secretaria e Divulgação um membro do Sindicato dos Bancários de São Paulo, onde acabou sendo acumulada uma boa parte da documentação. Os documentos da CEN devem ter sido trazidos para a CUT depois do 1º congresso da Central em 1984, quando o sindicalista Gilmar Carneiro dos Santos, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, assumiu o cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação da CUT. A documentação passou por uma intervenção em algum momento entre 1992 e 1994, na época em que funcionou o primeiro Centro de Documentação e Memória da CUT.
Origen del ingreso o transferencia
Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (1.: 1981, São Paulo). Comissão Executiva Nacional
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
O Arquivo é constituído por documentos que precedem a criação da Comissão Executiva Nacional, como o noticiário na imprensa em 1977 sobre a proposta de uma conferência da classe trabalhadora e minutas de um regimento interno produzido por correntes sindicais em 1980. Após a criação da CEN encontraremos manifestos, conclamações, mensagens e notas oficiais da Comissão e outras entidades sindicais, teses para a conferência, resoluções, relatórios e dossiês de encontros estaduais, questionário sobre a intenção de entidades sindicais de participarem da conferência, correspondência solicitando, prestando informações e apoiando o evento, boletins informativos, moções de apoio, documentos tratando da inscrição e credenciamento de delegados, observadores, assessores e equipe de apoio.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Organizado parcialmente
Organização
Classificação estrutural/funcional.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
A reprodução é permitida desde que não afete a integridade física dos documentos.
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Nota de publicación
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. Nasce A CUT. Embates na formação de uma central classista, independente e de luta. Coordenação de Antonio José Marques. São Paulo: CUT e NSA Gráfica e Editora, 2007. - Não definido
Área de notas
Notas
Identificação
Notação Anterior
BR SPCUTNAC,XX AI1
Notas
Responsável da descrição
Antonio José Marques
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19 – 22 de setembro de 1999,versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. 119 p. (Publicações Técnicas, n.º 49).
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVO. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Estado de elaboración
Final
Nivel de detalle
Completo
Fechas de creación revisión eliminación
Idioma(s)
- portugués de Brasil
Fuentes
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. I CONCLAT. I Congresso Nacional da Classe Trabalhadora. São Paulo:CUT, 1983. -Não definido
Nota del archivista
Crédito
Guido Gustavo Venturini Alvarenga