Como Usar

A pesquisa no Diretório Brasil de Arquivos (Dibrarq) possibilita encontrar acervos mantidos pelas entidades custodiadoras integrantes da Rede Dibrarq. A pesquisa é realizada nos diferentes campos descritivos e otimizada a partir de pontos de acesso. As entidades custodiadoras são indexadas a partir de eixos temáticos. No caso das descrições dos conjuntos documentais, a indexação permite também recuperar por assuntos, nomes e locais relacionados aos documentos descritos.

Entidades custodiadoras

O Dibrarq fornece informações descritivas sobre todas as entidades custodiadoras que já possuem registro de Codearq junto ao Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Uma entidade custodiadora cadastrada no Dibrarq pode ser uma instituição ou uma pessoa responsável pela custodia e que dá acesso a um acervo arquivístico. A descrição dessas entidades é feita de acordo com a Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivísticos – ISDIAH.

A pesquisa de entidades custodiadoras pode ser realizada de duas formas:

  • selecionando a opção ENTIDADES CUSTODIADORAS, no menu superior direito,
  • utilizando a função NAVEGAÇÃO, acessível na caixa de pesquisa do banner superior, pressionando-se a seta à direita e selecionando a opção Entidade custodiadora.

Em ambos os casos serão exibidas todas as entidades custodiadoras cadastradas no Dibrarq. Para reduzir a lista, podem ser aplicados filtros pré-definidos ou se realizar uma pesquisa livre. Também é possível mudar a ordenação por nome, data de modificação ou identificador.

Além disso, os eixos temáticos mais populares podem ser consultados por meio dos botões disponíveis na página inicial, que serão atualizados de tempos em tempos.

Acervos (descrições arquivísticas)

O Dibrarq reúne informações sobre os acervos custodiados pelas entidades que integram a Rede Dibrarq, a nível de fundo/coleção. A descrição desses fundos/coleções é feita de acordo com a Norma Internacional de Descrição Arquivística - ISAD(G).

Os acervos podem ser localizados utilizando-se a PESQUISA LIVRE ou a PESQUISA AVANÇADA, que realizam busca nos campos descritivos dos fundos/coleções. Eles também podem ser localizados por meio da função NAVEGAÇÃO em descrições arquivísticas.

Navegação

A função Navegação apresenta todos os registros existentes em um determinado módulo, a saber:

  • Descrições arquivísticas
  • Registros de autoridade
  • Entidade custodiadora
  • Assuntos
  • Locais
  • Objetos digitais

A função Navegação é acessada ao se pressionar a seta na caixa de busca disponível no banner superior. Serão exibidos os módulos disponíveis, e, uma vez selecionado, será apresentada uma lista com todos os registros correspondentes ao módulo escolhido. Para reduzir a lista, podem ser aplicados filtros pré-definidos ou se realizar uma pesquisa livre.

No caso dos módulos DESCRIÇÕES ARQUIVÍSTICAS, REGISTROS DE AUTORIDADE e ENTIDADE CUSTODIADORA, ao se escolher um registro, será apresentada a descrição completa correspondente a ele.

No caso dos módulos ASSUNTOS e LOCAIS, ao se escolher um registro, serão apresentados os registros de descrição arquivística relacionados ao ponto de acesso selecionado.

No caso do módulo OBJETOS DIGITAIS, ao se escolher um registro, será apresentada a descrição arquivística relacionada ao objeto digital selecionado.

Pesquisa Livre

A Pesquisa Livre é realizada utilizando-se a caixa de busca disponível no banner superior. Como padrão, o retorno da pesquisa livre apresenta as descrições arquivísticas que correspondem ao termo digitado.

Também é possível encontrar registros de outros módulos, utilizando um recurso adicional disponível na caixa de busca da pesquisa livre, que funciona como descrito a seguir. Ao se digitar um texto na caixa de busca, são apresentadas as correspondências possíveis em uma lista suspensa, considerando os diferentes módulos. Esse recurso permite ao usuário visualizar os possíveis resultados e selecionar o desejado, em qualquer um dos módulos da base. No caso de existirem muitos registros relacionados ao termo pesquisado, também é apresentada a opção . Em seguida é exibida uma listagem com os registros que atendem à pesquisa.

A partir de então, podem ser aplicados filtros de maneira semelhante à função Navegação.

Pesquisa Avançada

A Pesquisa Avançada está disponível no meu superior à direita. Ela permite pesquisar apenas descrições arquivísticas, combinando diversos campos descritivos, de maneira a já apresentar um resultado mais restrito. Para se pesquisar em outros módulos devem ser utilizadas a Pesquisa Livre ou a função Navegação.

Como resultado é a apresentada uma listagem com os registros de descrição arquivística correspondentes. A seguir, podem ser aplicados filtros adicionais e alterada a ordenação, da mesma maneira como nas demais buscas.