Fundo/Coleção DSC - Democracia Socialista - Tendência Interna do PT (jornal Em Tempo)

Área de identificação

Código de referência

BR SPFPA DSC

Título

Democracia Socialista - Tendência Interna do PT (jornal Em Tempo)

Data(s)

  • 1977-1995 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 0,25 m
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 5749 itens

Área de contextualização

Nome do produtor

(1979-1981 / 1988-)

História administrativa

A Democracia Socialista (DS) é uma organização trotskista fundada em 1979 como seção do Secretariado Unificado da IV Internacional, dirigido por Ernest Mandel. Resultou da aproximação dos grupos Peleia e Centelha, atuantes no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, respectivamente, com a Tendência Socialista do Movimento Democrático Brasileiro(MDB) gaúcho, composta por remanescentes do Partido Operário Comunista Combate. Tais setores colaboraram com outros grupos em 1977 no lançamento do jornal Em Tempo, que logo se tornou o órgão porta-voz da DS. A organização aderiu desde o início ao PT, opondo-se à Articulação. Recebeu novas adesões em 1981, quando passou a denominar-se Organização Revolucionária Marxista – Democracia Socialista (ORM-DS). Em 1988, se assumiu como tendência do PT e passou novamente a denominar-se Democracia Socialista (DS). Nos anos 1990, no PT, participou da chapa Opção de Esquerda, integrada também pela Articulação de Esquerda, que conquistou maioria na composição das instâncias nacionais do partido entre 1993 e 1995. A partir de 2004, sofreu dissidências que se somaram à construção do Partido Socialismo e Liberdade (PSol). Atualmente, no PT, a DS integra o campo Mensagem ao Partido.

Entidade custodiadora

História arquivística

A constituição do acervo remonta a um período anterior à própria fundação da DS (1979), considerando que a publicação que posteriormente tornou-se seu jornal porta-voz foi fundada por uma frente de organizações ainda em1977. Com a saída dos demais grupos, tais como o Movimento pela Emancipação do Proletariado (MEP) e Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), por exemplo, a publicação foi mantida pela DS e seus arquivos incorporados pela organização. Até recentemente depositado na sede do jornal em São Paulo, sob os cuidados da coordenação da publicação e da tendência, o acervo fotográfico do jornal e exemplares da publicação foram doados ao CSBH em 2000,por intermédio de Caio Galvão de França, membro do Em Tempo na época. A documentação textual do jornal e da tendência foi doada no mesmo período ao Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e encontram-se disponível à pesquisa naquela instituição. O acervo sob guarda da FPA foi pré-organizado pela equipe do CSBH em 2004.

Procedência

Democracia Socialista - Tendência Interna do PT - 1979- Doação (2000).

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Compõe-se de um acervo fotográfico e de exemplares do jornal Em Tempo publicados entre os anos 1970 e 1990. O conjunto fotográfico constitui uma amostra representativa de momentos marcantes da trajetória dos movimentos sociais e das organizações de esquerda entre fins dos anos 1970 e meados dos anos 1990. Retrata campanhas como a da Anistia e das Diretas Já, além de encontros, greves e manifestações de protesto protagonizadas por diferentes setores da sociedade, como os movimentos comunitário, estudantil, de mulheres e sindical. A esse respeito, destacam-se os metalúrgicos, embora o acervo também retrate as lutas dos bancários, jornalistas, médicos, professores, entre outras categorias. O acervo inclui ainda imagens de atividades promovidas por diferentes organizações com as quais a DS manteve relação, como a Convergência Socialista, o MDB e o PT, além de atividades promovidas pela própria DS. No que se refere ao PT, inclui ainda imagens de campanhas, de encontros e convenções em diferentes níveis, de governos conquistados pelo partido e das Caravanas da Cidadania, promovidas pelo PT no início dos anos 1990.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Aberto a novas incorporações.

Sistema de arranjo

Acervo fotográfico ordenado por assunto.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acesso livre à documentação, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

Reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Identificação

Notação Anterior
BR SPFPA,XX DSC

Nota

Estado de Conservação
2011 - Bom

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SPFPA

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Nota do arquivista

Crédito
Descrição elaborada em 2009 pela equipe do Centro Sérgio Buarque de Holanda, sob a coordenação técnica de Carlos Henrique Metidieri Menegozzo.
Inclusão na base de Dados realizada em 2011 por Carlos Henrique Metidieri Menegozzo.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados