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Daniel Aarão Reis Filho

  • BR RJAPERJ DAR
  • Fundo/Coleção
  • 1931 - 1989

Documentos referentes à diversas organizações clandestinas de esquerda que atuaram no Brasil nas décadas de 1960 a 1980.

Reis Filho, Daniel Aarão

Divisão de Polícia Política e Social

  • BR RJAPERJ DPS
  • Fundo/Coleção
  • 1944 - 1962

A série Dossiês, que contém o maior número de documentos, reúne informações sobre as atividades e a estrutura do Partido Comunista, destacando-se os dossiês da Comissão Executiva; de células e comitês; de dirigentes e militantes; de congressos; de campanhas eleitorais; da Internacional Comunista e de partidos comunistas de diversos países, imprensa; sindicatos; associação de moradores; movimento estudantil, entre outros. A série Fichas de Referência, conhecida como fichas verdes, contém informações sobre lideranças políticas, militares, comunistas, integralistas, associações, periódicos entre outros.

Divisão de Polícia Política e Social

Associação Brasileira de Imprensa

  • BR RJABI ABI
  • Fundo/Coleção
  • 1918 - 2008

Livros de atas da Diretoria (1918-2004); livros do conselho Administrativo (1926-1997); livros de presença às reuniões da Diretoria e do Conselho; Boletim da ABI (1952-2008); biografias de escritores e jornalistas; documentos do Cineclub Macunaíma, que exibia filmes significativos da produção cinematográfica nacional e estrangeira, recortes de jornais, manuscritos e artigos sobre censura e anistia; convites e propagandas de eventos; recortes de jornais sobre programas de televisão; reportagens “de” e “sobre” jornalistas, escritores, diretores, fotógrafos, atores e atrizes; reportagens sobre filmes; recortes de jornais sobre importantes questões políticas brasileiras.

Associação Brasileira de Imprensa

Arthur da Costa e Silva

  • BR RJCPDOC CS
  • Fundo/Coleção
  • 1953 - 1972

Entre os documentos textuais destacam-se cópias do "Livro de Alterações" do titular, contendo todas as informações relativas à sua carreira militar de 1918 a 1966, além de cópias do atestado médico com diagnóstico de sua doença e atestado de óbito. Documentos audiovisuais: a maior parte das fotografias encontra-se organizada em álbuns, destacando-se os que registram a viagem de Costa e Silva ao Japão, a visita do presidente do Uruguai ao Brasil e visita do titular a Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os filmes apresentam aspectos da sua vida pública, tais como a viagem aos Estados Unidos, Japão, Argentina e Europa, quando o titular era ministro da Guerra, e de sua vida privada. Integra ainda o arquivo um filme sobre formatura da Academia Militar de Agulhas Negras e desfile do Dia da Pátria. As fitas audiomagnéticas contém pronunciamentos do titular, enquanto Ministro da Guerra, sendo uma entrevista à Rádio Gazeta de São Paulo e quatro pronunciamentos em unidades militares (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, 1º Regimento de Infantaria e II Exército). Os principais assuntos abordados são: a preparação e a eclosão do golpe de 1964, o restabelecimento da hierarquia e da disciplina nas Forças Armadas, o governo revolucionário e o papel do exército na política nacional. Os documentos impressos são constituídos de discursos, entrevistas do titular, biografias, obras a respeito do Exército e diretrizes do governo, entre outros.

Silva, Arthur da Costa e

Ernesto Geisel

  • BR RJCPDOC EG
  • Fundo/Coleção
  • 1907 - 1997

O arquivo possuía uma organização original que se procurou preservar, na medida do possível. A maior parte dos documentos textuais, geralmente classificados como "confidenciais", foi produzido no período em que Geisel ocupou a Presidência da República. Há também documentos, embora em menor quantidade e no todo mais lacunares, sobre os períodos anterior e posterior à Presidência. O arquivo possui um total de aproximadamente 4.000 documentos textuais, divididos em cinco "séries": "Documentos pessoais". "Antes da Presidência", "Presidência da República", "depois da Presidência" e "documentos complementares". Cada série está subdividida e, "dossiês" temáticos. A maior série é, de longe a "Presidência da República", corresponde a cerca de 80% dos documentos textuais. No período anterior à Presidência destacam-se os originais das atas das reuniões do gabinete parlamentarista de Tancredo Neves. No período posterior, predominam documentos sobre aspectos da economia brasileira, principalmente energia. A série "Documentos complementares" inclui principalmente manifestações de pesar pela morte de Geisel recebidos por sua família. Além dos documentos textuais, o arquivo também possui aproximadamente 15.000 recortes de jornais (organizados cronologicamente) e 8.000 documentos audiovisuais (principalmente fotografias). A documentação do período da Presidência da República é constituída basicamente pela documentação dos despachos diretos de quase todos os ministros com o presidente, incluindo a pauta dos assuntos a serem tratados e, muitas vezes, lembretes, informes e anotações feitas pelos ministros sobre esses assuntos. Havia uma organização prévia no arquivo que separava a documentação por ministério e, ao que tudo indica, cada despacho com um ministro era acompanhado de uma agenda temática e dos respectivos anexos que documentavam os temas a serem tratados. Muitas vezes, contudo, o arquivo contém apenas a relação dos tópicos a serem discutidos, sem trazer em anexo a documentação que seria esperada. A documentação que foi doada ao CPDOC cobre praticamente todas as principais questões nacionais do período que dependiam de decisão do presidente da República, e através de sua leitura pode-se acompanhar parte do processo de tomada de decisões políticas referentes a todos os setores da vida nacional, em sua instância máxima. Em alguns documentos, Geisel fazia comentários e anotações à margem, permitindo desse modo reconstituir o encaminhamento que dava aos assuntos. Quando isso não acontece, ficamos ao menos sabendo - o que não deixa de ser importante - que assuntos eram levados, e como eram levados, ao presidente, para sua decisão. Trata-se. acima de tudo, de um tipo de documentação raramente disponível para a pesquisa histórica, mesmo se considerarmos o conjunto de acervos de ex-presidentes da República.

Geisel, Ernesto Beckmann

Eurico Gaspar Dutra

  • BR RJCPDOC ED
  • Fundo/Coleção
  • 1911 a 1965

O arquivo pessoal de Eurico Gaspar Dutra corresponde a documentos textuais, recortes de jornais e material impresso. É um arquivo pequeno dada à trajetória política do titular. A documentação textual diz respeito em sua maioria à sua gestão à frente da pasta da Guerra, período de 1936 a 1945. O arquivo foi organizado em 3 séries: Documentos Pessoais, Vida Pública e Recortes de Jornais. Na série Documentos Pessoais destacam-se os diários pessoais de Eurico Dutra, onde relata os principais acontecimentos políticos brasileiros desde 1930 a 1945, fornecendo também subsídios sobre a história do Exército. Na série Vida Pública, a concentração maior da documentação diz respeito ao período de 1935 a 1946, destacando-se a Intentona Comunista em 1935; o golpe de 1937, a 2ª Guerra Mundial, o reaparelhamento do Exército, a compra de armamentos na Alemanha e nos Estados Unidos. Vale ressaltar que alguns dossiês se relacionam entre si e se complementam, como por exemplo, os dossiês sobre a 2ª Guerra Mundial, o reaparelhamento do Exército, o acordo comercial entre o Brasil e os Estados Unidos. Os Recortes de Jornais entre outros assuntos tratam sobre a viagem de Eurico Dutra aos Estados Unidos, quando presidente do Brasil.

Dutra, Eurico Gaspar

Getúlio Dornelles Vargas

  • BR RJCPDOC GV
  • Fundo/Coleção
  • 1881 a 1954

Os documentos possibilitam a recuperação da trajetória pública do titular, focalizando todos os eventos políticos ocorridos entre as décadas de 1930 a 50. O material anterior a 1930 trata basicamente de questões familiares e da política municipal e estadual sul-riograndense. São poucos os registros relativos à atuação de Getúlio Vargas como deputado estadual, federal, ministro da Fazenda e presidente do Rio Grande do Sul. Os documentos dos anos 1929-30 cobrem satisfatoriamente a unificação da política gaúcha, a formação da Aliança Liberal e as articulações político-militares que culminaram com a Revolução de 1930. A formação do governo provisório, as crises políticas nas interventorias paulista e gaúcha, a Revolução Constitucionalista de 1932 e a questão dos exilados, as crises políticas das interventorias do Norte, os trabalhos de preparação da Constituinte, as eleições estaduais e o movimento comunista de 1935 encontram-se bem documentados. O papel do Brasil no caso da pacificação da Região do Chaco, a Missão Sousa Costa e o tratado comercial Brasil-Estados Unidos. Retrata as articulações para a sucessão presidencial de 1937, as negociações e tentativas de acordo entre o governo federal e as forças gaúchas, o rompimento entre Flores da Cunha e Getúlio Vargas e a conjuntura político-militar que culminou com o Golpe do Estado Novo. Destacam-se informações militares, o rompimento com países do Eixo e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. O arquivo fornece ainda subsídios para a pesquisa sobre as relações do Brasil com os países da América do Sul, o posicionamento desses países diante do conflito internacional e as questões políticas internas e externas do Uruguai e da Argentina. Com relação ao segundo período presidencial, os documentos veiculam temas basicamente administrativos de autarquias, empresas, superintendências e ministérios. Os documentos audiovisuais permitem acompanhar a trajetória pública e privada do titular e os principais aspectos da vida política nacional durante os dois períodos de seu governo. Constam também do arquivo cartões-postais editados pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Os filmes apresentam eventos e realizações importantes do primeiro período de sua vida pública, destacando-se duas produções em cores realizadas durante o Estado Novo e a campanha presidencial de 1950. Existe ainda um filme de Getúlio Vargas em companhia de seus pais. Encontram-se no arquivo discos com músicas alusivas a Vargas, à Segunda Guerra Mundial, às legionárias e ao PTB, além de pronunciamentos políticos, ressaltando os proferidos pelo titular durante o Estado Novo e a campanha presidencial de 1950. Constam do material impresso entrevistas e discursos de Getúlio Vargas pronunciados durante os dois períodos em que ocupou a presidência da República, destacando-se a "A Nova política do Brasil"(1938 a 1947) e "O governo trabalhista do Brasil"(1952 a 1968, 4v).

Vargas, Getúlio Dornelles

Wenceslau Braz Pereira Gomes

  • BR RJCPDOC VB
  • Fundo/Coleção
  • 1880 a 1966

O arquivo é composto basicamente de correspondência, na qual encontram-se dados sobre a vida privada e a atuação pública do titular. A correspondência classificada como pessoal, enviada a parentes e amigos, inclui comentários sobre a política nacional e local. A série Atividades Privadas refere-se à Rede Sul Mineira, à Companhia Industrial Sul Mineira e à firma Brás e Cia., empreendimentos particulares de Venceslau Brás. A documentação relativa à atuação pública do titular trata de assuntos diretamente ligados às funções que exerceu, bem como de temas políticos gerais. É importante destacar que o " arquivo é de fundamental importância para pesquisadores interessados nas relações políticas durante a República Velha, especialmente aqueles voltados para o estudo da política mineira e posição dentro do cenário nacional. Dentre os documentos que dizem respeito à vice-presidência da República, merecem destaque especial os referentes a assuntos econômicos e financeiros (onde estão documentadas as negociações para obtenção de empréstimos no exterior, inclusive aquelas que resultaram na realização do segundo "funding loan"), política mineira e assuntos nacionais, especialmente aqueles relativos à sucessão presidencial de Hermes da Fonseca. A documentação sobre a gestão de Venceslau Brás na presidência da República é a de maior volume. Contém importantes informações a respeito da posição do Brasil e da conjuntura internacional durante a Primeira Guerra Mundial, bem como acerca de assuntos relacionados ao conflito: propaganda do Brasil no exterior, emissão de títulos e moedas, relações comerciais durante a guerra, produção e comercialização de carvão e café, colônias alemãs no Brasil etc. Quanto ao cenário nacional, encontram-se documentos referentes às crises políticas nos estados, quase sempre relacionadas a reconhecimentos de processos eleitorais e à participação do titular na solução da Campanha do Contestado. Significativa também é a correspondência trocada entre Venceslau e Delfim Moreira, presidente de Minas Gerais (1914-1918). Na série Assuntos Gerais encontram-se organizados documentos posteriores à gestão do titular na presidência da República, referentes à política nacional e mineira, pedidos, assuntos diversos, documentos de José Brás, seu filho, entre outros. DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS: as fotografias retratam basicamente ambientes familiares. Destaca-se registro de encontro do titular com Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra. Existem também fotografias de episódios políticos na cidade de Itajubá, porém sem maiores identificações. DOCUMENTOS IMPRESSOS: o material abrange fundamentalmente o período da gestão do titular na presidência da República, destacando-se publicações sobre a República Velha e especialmente sobre a política mineira. Compreende ainda relatórios e estatutos referentes à Companhia Industrial Sul Mineira, à Companhia Industrial Força Luz de Itajubá e ao Banco Itajubá, empreendimentos particulares do titular
Sistema de arranjo

Gomes, Wenceslau Braz Pereira

Federação Espírita Brasileira

  • BR RJFEB FEB
  • Fundo/Coleção
  • 1888 - 1999

Atas da Diretoria (1978-1995); Atas da Presidência (1932-1933/ 1938-1943/ 1953); Anais do Conselho (1940/ 1942); Relatório Tesoureiro (1899); Relatório da Comissão de Assistência (1915); Conclusões e Exposições do Conselho Federativo Nacional (1938/ 1940); Atribuições da Vice-Presidência (1987); Atribuições dos Administradores (1916); Composição da Diretoria (1917-1918/ 1924-1927); Estatutos (1917/ 1924/ 1933/ 1944/ 1950/ 1954/ 1977/ 1980/ 1991/ 1999); Ante-projeto de estatuto (1924); Regulamento (1928); Regulamento e Regimento (1938); Regulamento de adesão (1925/ 1928/ 1935); Regimento Interno (1912); Regimento Geral (1992); Regulamento do Registro Geral das Sociedades Espíritas (1925); Regulamento do Caixa Escolar (1925); Regimento do Conselho Federativo Nacional (1926/ 1933/ 1950); Regulamento e Regimento do Departamento de Infância e Juventude (1954); Reorganização de Serviços (1942); Balancetes (1915); Balanço Exercício (1950-1958); Balanço Geral (1923); Comunicado de Posse (1923); Eleição (1913); Cartas Cadastro Grupos Espíritas (1900); Correspondências recebidas (1888/ 1895/ 1897-1901/ 1903-1904/ 1907/ 1911/ 1915/ 1918/ 1940/ 1943); Circular aos Sócios (1888-1889); Procurações de Terceiros: Assembléia Geral (1913); Títulos ao portador emitidos pela FEB (1906); Cartões e Convites Sociais (1910/ 1913); Consultas Espirituais (1892/ 1901); Receituários Mediúnicos (1899-1901/ 1907); Estudo do Livro dos Espíritos (1918); Estudos Diversos (1895); Peças Teatrais (1940/ 2002); Assinantes do Reformador (1901/ 1913); Escorço Histórico (Livro).

Federação Espírita Brasileira

Liceu Literário Português

  • BR RJLLP LLP
  • Fundo/Coleção
  • 1869 - 2006

Livros de Atas da Diretoria (1888, 1923-1976); livros de Atas do Conselho Deliberativo (1881-1918, 1929-1957); livros de Atas de Assembléias Gerais (1892-1924, 1927-1929); livro de Presença em Assembléias Gerais (1885-1927, 1927-1962); livro de Presença em reuniões do Conselho Deliberativo (1929-1964); livro de Presença em Sessões Solenes (1914-1924); Registro Geral de Sócios (1869-1892); livro de fichas de Sócios (fotografias de sócios beneméritos, honorários, contribuintes e remidos); livro de Sócios Honorários (1872-1929); livro de Sócios Remidos (1872-1907); livro de Sócios Beneméritos (1870-1922); livro de Sócios não-contribuintes (1868-1923); Termos de Posse do Corpo Docente (1917-1956); livros Caixa (1924-1943, 1942-1964); livros Diário (1927-1941, 1943-1944, 1944-1949, 1950-1952, 1952-1954, 1955- 1958, 1958-1964, 1964-1966, 1966-1968); livros de Balanços Gerais de Contas e Relatórios das Atividades e Acontecimentos (1964-1968, 1989-1992); Relatório apresentado à Assembléia Geral (1959); livro Copiador de Ofícios (1889-1916); Correspondências expedidas (1958-1960); livro de atas da Comissão Executiva do Centenário (1967-1968); livro de Atas do Instituto Luso–Brasileiro de Folclore do Liceu Literário Português (1955-1961); livros de recortes de jornais acerca do Liceu Literário Português (1923-1924, 1933-1935); Documentos avulsos diversos (1928); Na Ponta da Língua (Revista, 2000-2005, vários exemplares); Confluência (Revista, 1991-2006, vários exemplares); Liceu Literário Português: 100 anos de vida à serviço do ensino e da cultura (livro,1968); Três Épocas: um pouco da história do Liceu Literário Português (livro, 1956); Liceu Literário Português: solenidades comemorativas do 84º aniversário (livro,1952); livro de Matrícula de Sócio Contribuinte (maio de 1929 a novembro de 1929); livro com Modelo de Diplomas de Sócio Benemérito e Honorário do Liceu; livro de Sessões Comemorativas do Liceu (fotos com grupo de professores, diretoria e alunos no 47º aniversário da instituição – 1915); Livro de Medalhas Filantrópicos. Liga Monarchica D Manuel II: Livro de Atas do Conselho Deliberativo da Liga Monarchica D Manuel II (junho de 1930/ julho de 1938); Livro de atas da Diretoria de Liga Monárquica D. Manuel II (1934-1938).

Liceu Literário Português

Sindicato Avulso em Capatazias e Arrumadores no Comércio Armazenador do Município do Rio de Janeiro

  • BR RJSINPACACAMRJ SINPACACAMRJ
  • Fundo/Coleção
  • 1905 - 2000

Fotos de cidades brasileiras (principalmente capitais); foto registrando comemoração no sindicato (sem identificação); fotos dos presidentes do sindicato; livros de ponto das mensalidades; livros de presenças; livro de receita; livro de índice do arquivo; atas de reunião de diretoria; ata de posse de diretoria; atas de assembléias gerais; indicador de matrícula por ordem; livro de contas correntes; livro de despesas; livros de contas de encarregados; ata de presença a diversas solenidades; propostas de admissão; protocolo de correspondência; livros de associados falecidos; livro de ouro; recibos de salários; prestação de contas; livros de matrícula de associados; livros de desconto de verbas destinadas à construção do prédio; índices de associados; livro de quitação mensal, livro de associados aposentados; livro de movimentação bancária; livro de listagem de associados; livro de dependentes e associados; livro do hospital / atendimento médico; livros de turmas de trabalhadores; livro diário; livro de pagamentos de associados; livro fiscal; livro de medicamentos; livro de conta corrente de assistência médica; livro do Departamento de Assistência Social; livro de anotações de acidentes; mapa de movimento diário de mercadorias e fichas com fotos de associados.

Sindicato Avulso em Capatazias e Arrumadores no Comércio Armazenador do Município do Rio de Janeiro

Helena Bronca

  • BR RSAHRS HB
  • Fundo/Coleção
  • 1976 - 2002

Documentação particular resultante da luta para descobrir o paradeiro do corpo de José Huberto Bronca. Integram essa documentação: correspondências (textuais e manuscritas), relatórios, informes, poemas, fotos, recortes de revistas e recortes de jornais

Bronca, Helena

Acervo Particular Sinara Fajardo

  • BR RSAHRS SSQ
  • Fundo/Coleção
  • 1989 - 1993

Encontram-se documentos do tipo: Inquéritos Policiais Militar: Compostos por Termo de Declarações, ocorrências, ofícios, depoimentos, resoluções, entre outros, que compõem que comprovam os abusos contra os cidadãos e a democracia cometidos por policiais militares. Além dos abusos, em alguns inquéritos, sobretudo o instaurado na cidade de Pelotas, consta a formação de um novo tipo de policial militar – que não concordava com a formação com resquícios da época do período autoritário – e, não são bem vistos pela corporação (sendo referidos como “subversivos”) e acabam sofrendo atentado de vida. • Depoimentos produzidos pela CPI da Espionagem Política: Diferentes testemunhas utilizadas como prova para constar nos autos da CPI. • Relatório e Pareceres: Feitos pela CPI de modo a prestar contas sobre o andamento desta. Nesses documentos são detalhados os esquemas de alegações que a CPI da Espionagem Política fazia, inclusive constando gráficos mostrando a quantidade de documentação produzida por órgãos públicos quanto a perseguição e informação aos movimentos sociais (quais e a quantidade de informação de cada um), atividades partidárias (da mesma forma, quais e a quantidade de informação sobre cada um) e outros, e também quanto ao ano. • Correspondência Expedida: Cartas enviadas onde constam informações sobre solicitação desde apoio à sociedade civil e entidades públicas para a criação da CPI da Espionagem Política. Há pedidos de documentos (ordens, informes Inquéritos Policiais, entre outros) mandados para a SCI, polícia civil, polícia militar. • Correspondência Recebida: Conjunto de cartas com as respostas as solicitações de pedido de apoio, pedido de informações e também quanto a solicitação de envio de documentos. • Esquemas de Ação: Manuscritos que compõem de forma precisa de que maneira os membros da CPI da Espionagem Política pensaram na montagem da Comissão, perguntas aos depoentes, seleção de documentos a apresentar, entre outros que configuram a estratégia de ação pretendida pela CPI. • Cartilhas: Documentos que foram produzidos para a formação de policiais militares no período ditatorial e no período democrático, cartilha de treinamento utilizado pela Escola do Panamá, histórico sobre a atuação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, como operava a Secretaria de Segurança Pública, entre outros. • Recorte de Jornais: De modo que se acompanha a repercussão que a CPI da Espionagem Política teve no debate público.

Fajardo, Sinara Porto

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa

  • BR RJMRAHI EP
  • Coleção
  • 1886 a 1966

Contém documentos textuais e visuais, principalmente do período da presidência (1919-1922), tais como: a viagem de regresso ao Brasil ao ser eleito; o centenário da Independência do Brasil; retratos de membros da Casa Civil e Militar da Presidência, de familiares e de viagens ao México e Buenos Aires. Mapas de estados e regiões brasileiras da Inspetoria de Obras Contra a Seca (1910 - 1919). Documentos particulares como diplomas da Romanum Consilium Sodalicci e da Ordem El Sol del Peru. Documentação produzida após o falecimento do titular como comunicações de pêsames e comemoração pelo centenário de seu nascimento.

Pessoa, Epitácio Lindolfo da Silva

Getúlio Vargas

  • BR RJMRAHI GV
  • Coleção
  • 1825 -1984

A Coleção Getúlio Vargas reúne textos, discursos, declarações, destacando-se: avaliações sobre o governo Vargas; correspondência sobre assuntos pessoais e políticos; documentos referentes à nomeações, promoções e concessões de títulos; e diplomas a terceiros. Há também documentos pessoais pertencentes a Getúlio Vargas e sua família, tais como diplomas, títulos, homenagens, estampas, discos, recortes de jornais, cartões de visita e blocos de anotações; documentos produzidos após o falecimento de Getúlio Vargas, relativos às investigações sobre sua morte, seu aniversário e questões políticas. Há ainda fotografias e cartões postais com registros de Vargas, seus familiares, personalidades e manifestações políticas. Constam, também, álbuns fotográficos de diversas instituições, cidades e países, oferecidos a Getúlio Vargas.

Vargas, Getúlio Dornelles

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