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Wenceslau Braz Pereira Gomes

  • BR RJCPDOC VB
  • Fundo/Coleção
  • 1880 a 1966

O arquivo é composto basicamente de correspondência, na qual encontram-se dados sobre a vida privada e a atuação pública do titular. A correspondência classificada como pessoal, enviada a parentes e amigos, inclui comentários sobre a política nacional e local. A série Atividades Privadas refere-se à Rede Sul Mineira, à Companhia Industrial Sul Mineira e à firma Brás e Cia., empreendimentos particulares de Venceslau Brás. A documentação relativa à atuação pública do titular trata de assuntos diretamente ligados às funções que exerceu, bem como de temas políticos gerais. É importante destacar que o " arquivo é de fundamental importância para pesquisadores interessados nas relações políticas durante a República Velha, especialmente aqueles voltados para o estudo da política mineira e posição dentro do cenário nacional. Dentre os documentos que dizem respeito à vice-presidência da República, merecem destaque especial os referentes a assuntos econômicos e financeiros (onde estão documentadas as negociações para obtenção de empréstimos no exterior, inclusive aquelas que resultaram na realização do segundo "funding loan"), política mineira e assuntos nacionais, especialmente aqueles relativos à sucessão presidencial de Hermes da Fonseca. A documentação sobre a gestão de Venceslau Brás na presidência da República é a de maior volume. Contém importantes informações a respeito da posição do Brasil e da conjuntura internacional durante a Primeira Guerra Mundial, bem como acerca de assuntos relacionados ao conflito: propaganda do Brasil no exterior, emissão de títulos e moedas, relações comerciais durante a guerra, produção e comercialização de carvão e café, colônias alemãs no Brasil etc. Quanto ao cenário nacional, encontram-se documentos referentes às crises políticas nos estados, quase sempre relacionadas a reconhecimentos de processos eleitorais e à participação do titular na solução da Campanha do Contestado. Significativa também é a correspondência trocada entre Venceslau e Delfim Moreira, presidente de Minas Gerais (1914-1918). Na série Assuntos Gerais encontram-se organizados documentos posteriores à gestão do titular na presidência da República, referentes à política nacional e mineira, pedidos, assuntos diversos, documentos de José Brás, seu filho, entre outros. DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS: as fotografias retratam basicamente ambientes familiares. Destaca-se registro de encontro do titular com Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra. Existem também fotografias de episódios políticos na cidade de Itajubá, porém sem maiores identificações. DOCUMENTOS IMPRESSOS: o material abrange fundamentalmente o período da gestão do titular na presidência da República, destacando-se publicações sobre a República Velha e especialmente sobre a política mineira. Compreende ainda relatórios e estatutos referentes à Companhia Industrial Sul Mineira, à Companhia Industrial Força Luz de Itajubá e ao Banco Itajubá, empreendimentos particulares do titular
Sistema de arranjo

Gomes, Wenceslau Braz Pereira

Washington Luís

  • BR SPAPESP WL
  • Fundo/Coleção
  • 1614 - 1984

O fundo Washington Luís reúne documentos tanto da esfera privada, quanto da profissional, passando pelas atividades do titular como advogado e como pesquisador interessado na história de São Paulo, com ênfase para sua atuação política, incluindo as presidências do Estado de São Paulo e do Brasil.

Encontra-se uma grande variedade de espécies documentais acumuladas no decorrer das atividades desenvolvidas por Washington Luís, como abaixo-assinados, apólices de seguro, apontamentos, artigos, autorizações de pagamento, balancetes, balanços, bilhetes, boletins, cartas, cartões, cartões postais, certificados, circulares, conferências, contratos, convites, crônicas, declarações, declarações de rendimentos, decretos, demonstrativos financeiros, diplomas, discursos, ensaios, entrevistas, escrituras, estatutos, estudos, extratos bancários, fotografias, gravuras, guias de recolhimento de imposto, históricos, informes, inventários, laudos periciais, leis, letras de câmbio, listas, livros-caixa, manifestos, memorandos, memoriais, mensagens, notas, notas fiscais, noticiários, notícias, ofícios, orçamentos, pagamentos, panfletos, pareceres, polianteias, processos, procurações, programas de eventos, projetos de lei, propostas, quadros de apuração eleitoral, quadros de movimento, quadros estatísticos, recibos, regulamentos, relatórios, representações, requerimentos, rescisões de contrato, resenhas, tabelas de câmbio, telegramas, testamentos, tomadas de contas e etc.

Dentre os cerca de 20.000 itens, há documentos sobre a história de Portugal e do Brasil Colônia (os mais antigos deles, de 1614 a 1647 são cópias do Arquivo Geral de Índias sobre a América Latina), cartas-patente do século XIX e gravuras da cidade de Olinda e Pernambuco do século XVI, entre outros; cadernos de apontamentos com os estudos do titular; documentação de origem pública, como balancetes de governo, livros do Tesouro do Estado de 1922 e processos administrativos; comprovantes de gastos pessoais; genealogia da família Pereira de Sousa, além de diversos outros relativos às atividades pessoais e profissionais.

Destaca-se no conjunto, a farta correspondência enviada e recebida. Aproximadamente 19.000 itens como bilhetes, cartas, ofícios, convites, cartões de visita, memorandos e telegramas, em sua maior parte relacionados à sua vida pública, predominantemente do período presidencial. Além disso, a biblioteca do titular compreende obras de literatura, direito, de cultura geral, além de coleções de história, bem como enciclopédias, dicionários e coleções de periódicos.

Há ainda noticiários produzidos pela empresa de press clipping Agência Americana, contratada pelo poder público no período presidencial, e outras compilações de artigos de jornal feitas pelo titular e seus familiares após sua morte.

Há poucas fotografias, a menor parte delas referente a obras públicas (construção de estradas) e banquetes. A maioria refere-se a homenagens recebidas pelo titular, retratos de outras pessoas, como as de seus afilhados, com dedicatórias; retratos do titular, fotos do período do exílio, entre outras.

Souza, Washington Luís Pereira de

Tancredo de Almeida Neves

  • BR RJCPDOC TN
  • Fundo/Coleção
  • 1910 a 1985

A série DOCUMENTOS PESSOAIS (dp) inclui diplomas, títulos, condecorações, certidão de casamento e o atestado de óbito do titular. Na série ASSUNTOS DIVERSOS (ad) podemos destacar o que reúne material sobre o inquérito instaurado por ocasião do atentado a Carlos Lacerda, em 1954; o material publicitário da campanha de Tancredo Neves ao governo de Minas Gerais, em 1960 e as cartas de Juscelino Kubitschek, escritas do exílio, a Tancredo Neves. A série PRIMEIRO MINISTRO (m) é referente ao período em que Tancredo ocupou a presidência do Conselho de Ministros, durante o regime parlamentarista, assim ordenados: documentos da esfera política, dirigidos aos gabinetes do primeiro ministro e do presidente da República, em sua maioria pedidos de cargos feitos por políticos e vinda do povo; as nomeações feitas para vários cargos; prestação de contas de alguns ministérios e correspondência enviada ao gabinete de Tancredo Neves contendo pedidos e convites. Na série DEPUTADO FEDERAL (df) encontram-se os dossiês referentes à atuação de Tancredo na Câmara dos Deputados, em especial na Comissão de Economia, Indústria e Comércio, onde atuou como relator; os mapas de apuração das eleições de 1966, 1970 e 1974; pedidos de eleitores e as articulações políticas do deputado federal. A série SENADOR (s) é constituída de documentos que abrangem a candidatura e o mandato de Tancredo Neves no Senado Federal. A série GOVERNO DE MINAS GERAIS (gov. MG) abrange as eleições de 1982, o período em que Tancredo esteve à frente do executivo de seu estado e alguns documentos datados após sua saída. Na série CAMPANHA PRESIDENCIAL (cp) podemos destacar os seguintes assuntos: reivindicações de entidades ou grupos de interesse; estudos para a elaboração da plataforma de governo e a organização da campanha. A série PRESIDENTE ELEITO (pe) abrange o período após a sua eleição no Colégio Eleitoral, no dia 15/01/1985 e vai até as vésperas de sua internação. Inclui documentos que reúnem pedidos financeiros e não financeiros, convites ao presidente eleito, indicações para cargos e reivindicações de entidades de classe. Na série DOENÇA (d) estão contidos os documentos referentes ao período em que Tancredo esteve internado no Hospital de Base, em Brasília e no Hospital das Clínicas em São Paulo, até antes de sua morte. A grande maioria dos 4433 documentos são cartas da população enviando votos de pronto restabelecimento. A série POST MORTEM (pm) reúne os documentos enviados à esposa de Tancredo Neves, D. Risoleta Neves, após a morte do presidente eleito, constituída de manifestações populares, incluindo um dossiê só com poemas e literatura de cordel feitos pela população em geral. Na série PRODUÇÃO INTELECTUAL (pi) estão reunidos discursos, textos e estudos de diversos autores. Além do próprio Tancredo Neves, podemos encontrar outro nomes de destaque no cenário nacional, dentre eles Ulysses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso, Humberto Castelo Branco.

Neves, Tancredo de Almeida

South America, north-east coast, sheet II, Surinam to Cabo do Norte

Insertos: 1.Entrance to the Kuru River. - Escala 1:48.370. 2.Entrance to the Sinnamari River. - Escala 1:48.370.
Mostra "View borrowed from M. Tardy de Montravel's Carte des Cotes des Guyanes".
Inclui sondagens.
Local de Produção: Londres - Inglaterra

Editora
J & C Walker

Prudente de Morais

  • BR RJIHGB ACP66
  • Fundo/Coleção
  • 1858-1914

O fundo reúne cartas, trabalhos, apontamentos, despachos, diários, diploma, testamentos, necrológio, discursos, poemas, estatutos, decretos, relatórios, pareceres, projetos, artigos, ata, inventários, requerimentos, material iconográfico e recortes de jornais acumulados pelo titular.

Barros, Prudente José de Morais e

Prudente de Morais

  • BR RJANRIO SF
  • Fundo/Coleção
  • 1855 - 1908

Correspondência, documentos pessoais e recortes de jornais. Anotações referentes a direito, assuntos pessoais, política, contabilidade, Revolta da Armada, Revolução Federalista, Revolta de Canudos, questões de limites (Amapá, Guiana Inglesa, Ilha de Trindade e Missões), anistia, indulto, Congresso Constituinte de 1891, eleições presidenciais, provinciais e estaduais, exploração submarina, escravidão, ferrovias, governos estaduais, Golpe de 3 de Novembro de 1891, jacobinismo, partidos políticos, repressão à imprensa, Proclamação da República, relações exteriores, repressão policial e gestão do titular na Presidência da República. Fotografias de Prudente José de Morais Barros, de Prudente de Morais Neto e de Marcelino Bispo de Melo.

Barros, Prudente José de Morais e

Planta geral da Estrada de Ferro Central do Brasil e dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais com a indicação da zona de 100 quilômetros atribuída a Estrada de Ferro Central mandada organizar pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Local de Produção
Rio de Janeiro - Unidade de Federação-Rio de Janeiro - Brasil

Editora
Cia. de Artes Gráficas

Academia Brasileira de Letras

Nilo Peçanha

  • BR RJMRAHI NP
  • Coleção
  • 1871 a 1967

O acervo compreende registros da vida privada e pública do titular, que ao longo do exercício de suas funções acumulou uma vasta documentação. Reúne cerca de 20.000 correspondências, divididas em dossiês e organizadas cronologicamente, recebidas pelo titular e terceiros (em menor volume). Destacam-se como principais assuntos entre as correspondências recebidas pelo titular: pedidos de favorecimentos diversos, valendo-se da sua influência política; cumprimentos e congratulações por sua atuação frente a cargos executivos, legislativos e diplomáticos; informações sobre questões políticas, municipais, estaduais e nacionais, jurídicas financeiras e pessoais.
Entre as questões políticas destacam-se aquelas referentes à administração pública; alianças e articulações; pleitos eleitorais; sucessões presidenciais; criação do Ministério da Agricultura; importação e exportação; economia cafeeira; Reação Republicana. Sobre as relações internacionais há documentos relativos às relações diplomáticas estabelecidas pelo Estado brasileiro, com ênfase na participação do país na Guerra Mundial (1914-1918). Entre os assuntos da política fluminense são mais freqüentes aqueles referentes ao desenvolvimento industrial; às atividades político-partidárias e aos processos eleitorais. Entre os principais assuntos na correspondência para terceiros figuram os processos eleitorais e pedidos de favorecimentos diversos.
A Coleção conta ainda com desenhos técnicos de motores de automóveis e plantas de terrenos, recortes de jornais e revistas sobre política e assuntos referentes à gestão pública do titular. Reúne produções de Nilo Peçanha e de outros personagens, entrevistas, discursos, manifestos, debates, conferências e livro reunindo mensagem à Assembléia Legislativa do de quando Peçanha era presidente do Estado do Rio de Janeiro.
O acervo contém 504 fotografias, principalmente de Nilo Peçanha em inaugurações de obras, visitas, viagens e outros eventos públicos, com destaque para as fotos da campanha Reação Republicana. Há também fotos de Nilo Peçanha com sua esposa, Anita Peçanha, em momentos de lazer e homenagens pós-morte, incluindo registros do enterro.

Peçanha, Nilo Procópio

Mapa do estado da Bahia

Argolo, Miguel de Teive e - autor

Local de Produção: Brasil

Inserto:
Planta das cidades de Juazeiro e Petrolina .- Escala 1:10.000.

Manoel Deodoro da Fonseca

  • BR RJMHN DF
  • Coleção
  • 1871 a 1891

Acervo arquivístico composto de ofícios do titular quando brigadeiro inspetor da Inspetoria Militar de Pernambuco sobre as desordens ocorridas no batalhão, manifestos do titular a população por ocasião da sua saída da presidência e do golpe de 3/11/1891; diplomas; fotografias do titular, de manifestantes das Forças Armadas e dos participantes do projeto de constituição de 1891.

Fonseca, Manoel Deodoro da

Júlio Prestes de Albuquerque

  • BR SPAPESP JPA
  • Fundo/Coleção
  • 1872-1951

Tal conjunto é formado por documentação correspondente às atividades profissionais do titular (em que predomina sua atuação como Presidente do Estado de São Paulo, mas também abrange suas atividades como parlamentar estadual e federal, candidato à Presidência da República, advogado, fazendeiro e poeta) e à sua vida pessoal e familiar (com documentos produzidos por familiares seus, especialmente seu pai, Fernando Prestes, e sua família nuclear (a esposa, Alice Prestes e os filhos Fernando, Marialice e Irene) .

Albuquerque, Júlio Prestes de

José Sarney

  • BR RJANRIO JS
  • Fundo/Coleção
  • [1950? - 1990?]

Matrizes de filmes cinematográficos e de fitas videomagnéticas do acervo audiovisual do presidente José Sarney.
A listagem de identificação dos documentos, enviada ao Arquivo Nacional pela Fundação José Sarney por ocasião da assinatura do contrato de comodato, acha-se disponível em Instrumentos de Pesquisa (campo 4.5).

Costa, José Sarney de Araújo

João Goulart

  • BR RJANRIO D7
  • Fundo/Coleção
  • 1951 - 2000

Diplomas oferecidos após a morte do titular concedendo a Medalha Tiradentes e incluindo o nome na Ordem do Congresso. Programas de eventos. Bíblia com dedicatória em homenagem ao presidente João Goulart. Recortes de jornais e revistas e periódicos sobre João Vicente Goulart, Maria Teresa Goulart e Denise Goulart. Documentos pessoais. Fotografias, álbuns fotográficos, cópias por contato e ilustrações do titular em solenidades oficiais e em cenas familiares. Cartaz da campanha eleitoral de João Goulart Filho. Cartazetes do filme cinematográfico Jango.

Goulart, João Belchior Marques

João Belchior Marques Goulart

  • BR RJCPDOC JG
  • Fundo/Coleção
  • 1951 a 1983

Documento Textuais: os documentos foram organizados em sete séries: Documentos Pessoais; Presidente do Diretório do PTB/RS; Ministro do Trabalho; Vice-Presidente da República; Presidente da República; Exílio e Post-mortem. Apesar de cobrir quase todas as principais funções públicas do titular, do arquivo, a documentação concentra-se no período em que João Goulart esteve exilado, no Uruguai, após ter sido deposto da Presidência da República pelo golpe militar, em 1964. As articulações das lideranças políticas de oposição ao regime, visando à constituição da Frente Ampla (1966-1968), constituem tema privilegiado na série Exílio. Em contrapartida, sua passagem pelo Ministério do Trabalho, Vice-Presidência e Presidência da República encontra-se escassamente documentada. Documentos Audiovisuais: as fotografias apresentam registros sobre sua atuação como presidente da República, destacando-se ainda seus encontros com personalidades nacionais e internacionais e manifestações sindicais ocorridas em seu apoio. Há também registros sobre o período em que exerceu a Vice-Presidência da República e dois retratos do exílio no Uruguai. Período abrangido: 1951-1976. Documentos Impressos: o material impresso diz respeito à Presidência da República, ao período de exílio no Uruguai e à vida pessoal. Período abrangido: 1961-1983.

Goulart, João Belchior Marques

Hermes da Fonseca

  • BR RJMHN HF
  • Coleção
  • 1885 a 1914

O acervo arquivístico consta de diplomas, panfletos e correspondência referente a nomeações, a revolta da Armada, pedido de anistia dos marinheiros do couraçado Minas Gerais, campanha eleitoral, homenagens e felicitações; fotografias do titular, de sua esposa, do primeiro ministério do governo Hermes da Fonseca, álbuns de manobras militares e visita a fábrica de material bélico na Alemanha. O acervo museológico é formado por busto, dólmãs e sobrecasaca.

Fonseca, Hermes Rodrigues da

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