Showing 26 results

Archivistische beschrijving
Fundo/Coleção With digital objects
Print preview Hierarchy View:

Comissão Executiva Central do Sesquicentenário da Independência do Brasil

  • BR RJANRIO 1J
  • Fundo/Coleção
  • 1972

Correspondência expedida e recebida. Publicações referentes à independência. Convites e programas de atividades da comissão e extra-comissão. Balancetes de receita e despesa. Cartazes do sesquicentenário. Fotografias. Disco com os hinos nacional e da independência. Discos com a marcha do Sesquicentenário e com fragmentos do Espetáculo de Som e Luz.

Comissão Executiva Central do Sesquicentenário da Independência do Brasil

Júlio Prestes de Albuquerque

  • BR SPAPESP JPA
  • Fundo/Coleção
  • 1872-1951

Tal conjunto é formado por documentação correspondente às atividades profissionais do titular (em que predomina sua atuação como Presidente do Estado de São Paulo, mas também abrange suas atividades como parlamentar estadual e federal, candidato à Presidência da República, advogado, fazendeiro e poeta) e à sua vida pessoal e familiar (com documentos produzidos por familiares seus, especialmente seu pai, Fernando Prestes, e sua família nuclear (a esposa, Alice Prestes e os filhos Fernando, Marialice e Irene) .

Albuquerque, Júlio Prestes de

Washington Luís

  • BR SPAPESP WL
  • Fundo/Coleção
  • 1614 - 1984

O fundo Washington Luís reúne documentos tanto da esfera privada, quanto da profissional, passando pelas atividades do titular como advogado e como pesquisador interessado na história de São Paulo, com ênfase para sua atuação política, incluindo as presidências do Estado de São Paulo e do Brasil.

Encontra-se uma grande variedade de espécies documentais acumuladas no decorrer das atividades desenvolvidas por Washington Luís, como abaixo-assinados, apólices de seguro, apontamentos, artigos, autorizações de pagamento, balancetes, balanços, bilhetes, boletins, cartas, cartões, cartões postais, certificados, circulares, conferências, contratos, convites, crônicas, declarações, declarações de rendimentos, decretos, demonstrativos financeiros, diplomas, discursos, ensaios, entrevistas, escrituras, estatutos, estudos, extratos bancários, fotografias, gravuras, guias de recolhimento de imposto, históricos, informes, inventários, laudos periciais, leis, letras de câmbio, listas, livros-caixa, manifestos, memorandos, memoriais, mensagens, notas, notas fiscais, noticiários, notícias, ofícios, orçamentos, pagamentos, panfletos, pareceres, polianteias, processos, procurações, programas de eventos, projetos de lei, propostas, quadros de apuração eleitoral, quadros de movimento, quadros estatísticos, recibos, regulamentos, relatórios, representações, requerimentos, rescisões de contrato, resenhas, tabelas de câmbio, telegramas, testamentos, tomadas de contas e etc.

Dentre os cerca de 20.000 itens, há documentos sobre a história de Portugal e do Brasil Colônia (os mais antigos deles, de 1614 a 1647 são cópias do Arquivo Geral de Índias sobre a América Latina), cartas-patente do século XIX e gravuras da cidade de Olinda e Pernambuco do século XVI, entre outros; cadernos de apontamentos com os estudos do titular; documentação de origem pública, como balancetes de governo, livros do Tesouro do Estado de 1922 e processos administrativos; comprovantes de gastos pessoais; genealogia da família Pereira de Sousa, além de diversos outros relativos às atividades pessoais e profissionais.

Destaca-se no conjunto, a farta correspondência enviada e recebida. Aproximadamente 19.000 itens como bilhetes, cartas, ofícios, convites, cartões de visita, memorandos e telegramas, em sua maior parte relacionados à sua vida pública, predominantemente do período presidencial. Além disso, a biblioteca do titular compreende obras de literatura, direito, de cultura geral, além de coleções de história, bem como enciclopédias, dicionários e coleções de periódicos.

Há ainda noticiários produzidos pela empresa de press clipping Agência Americana, contratada pelo poder público no período presidencial, e outras compilações de artigos de jornal feitas pelo titular e seus familiares após sua morte.

Há poucas fotografias, a menor parte delas referente a obras públicas (construção de estradas) e banquetes. A maioria refere-se a homenagens recebidas pelo titular, retratos de outras pessoas, como as de seus afilhados, com dedicatórias; retratos do titular, fotos do período do exílio, entre outras.

Souza, Washington Luís Pereira de

Floriano Vieira Peixoto

  • BR RJAHI FP
  • Fundo/Coleção
  • 1893 a 1939

A documentação contém informações referentes à Revolta da Armada iniciada no dia 6 de setembro de 1893 e chefiada pelos almirantes Custódio de Mello e Saldanha da Gama. O acervo retrata a questão diplomática da revolta, devido à presença de navios estrangeiros no Rio de Janeiro e as posições e medidas tomadas pelos seus respectivos governos. A posição dos Estados Unidos, favorável ao governo do titular, também é abordada no acervo documental.

Peixoto, Floriano Vieira

Arthur da Silva Bernardes

  • BR MGAPM AB
  • Fundo/Coleção
  • 1898 - 1975

O acervo textual é composto por correspondências e telegramas de natureza pessoal e política, relatórios administrativos, documentos pessoais, pareceres, processos, projetos de lei, estudos sobre nacionalização, resoluções, dossiês diversos, artigos de jornais, discursos, monografias, panfletos, volantes, folhetos e revistas. A documentação trata de diversos assuntos, tais como: negócios, impostos, colégio dos filhos, campanha política, governo, revoltas, revoluções e campanha nacionalista.
As fotografias retratam a vida familiar, a trajetória política e as comemorações do centenário de seu nascimento. Os filmes retratam: viagem do Presidente Arthur Bernardes ao Rio em campanha política, sua posse na Presidência da República, recepção ao Príncipe herdeiro da Itália, viagem do Príncipe à Bahia, posse do Presidente Mello Vianna à Presidência do Estado de Minas e banquete oferecido ao presidente do Chile no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Bernardes, Arthur da Silva

Prudente de Morais

  • BR RJIHGB ACP66
  • Fundo/Coleção
  • 1858-1914

O fundo reúne cartas, trabalhos, apontamentos, despachos, diários, diploma, testamentos, necrológio, discursos, poemas, estatutos, decretos, relatórios, pareceres, projetos, artigos, ata, inventários, requerimentos, material iconográfico e recortes de jornais acumulados pelo titular.

Barros, Prudente José de Morais e

Emílio Garrastazu Médici

  • BR RJIHGB 117
  • Fundo/Coleção
  • 1953 - 1983

Documentos da sua atuação militar e política no período.

Médici, Emílio Garrastazzu

Prudente de Morais

  • BR RJANRIO SF
  • Fundo/Coleção
  • 1855 - 1908

Correspondência, documentos pessoais e recortes de jornais. Anotações referentes a direito, assuntos pessoais, política, contabilidade, Revolta da Armada, Revolução Federalista, Revolta de Canudos, questões de limites (Amapá, Guiana Inglesa, Ilha de Trindade e Missões), anistia, indulto, Congresso Constituinte de 1891, eleições presidenciais, provinciais e estaduais, exploração submarina, escravidão, ferrovias, governos estaduais, Golpe de 3 de Novembro de 1891, jacobinismo, partidos políticos, repressão à imprensa, Proclamação da República, relações exteriores, repressão policial e gestão do titular na Presidência da República. Fotografias de Prudente José de Morais Barros, de Prudente de Morais Neto e de Marcelino Bispo de Melo.

Barros, Prudente José de Morais e

Café Filho

  • BR RJCPDOC CF
  • Fundo/Coleção
  • 1899 a 1964

Os documentos textuais abrangem basicamente o período de 1945 a 1955 e reúnem informações a respeito da crise político-militar agravada pelo suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954, destacando-se o possível envolvimento do titular em um golpe articulado pela União Democrática Nacional (UDN), em novembro de 1955. Os documentos audiovisuais são fotografias referentes à visitas do titular à Suécia e à Iugoslávia em 1951. Os documentos impressos são constituídos em sua maioria de publicações do Congresso Nacional que tratam de temas diversos, destacando-se funcionalismo público, finanças, previdência social, tributação, militares e crédito agrícola. Inclui ainda conferências do titular.

Café Filho, João Fernandes Campos

Tancredo de Almeida Neves

  • BR RJCPDOC TN
  • Fundo/Coleção
  • 1910 a 1985

A série DOCUMENTOS PESSOAIS (dp) inclui diplomas, títulos, condecorações, certidão de casamento e o atestado de óbito do titular. Na série ASSUNTOS DIVERSOS (ad) podemos destacar o que reúne material sobre o inquérito instaurado por ocasião do atentado a Carlos Lacerda, em 1954; o material publicitário da campanha de Tancredo Neves ao governo de Minas Gerais, em 1960 e as cartas de Juscelino Kubitschek, escritas do exílio, a Tancredo Neves. A série PRIMEIRO MINISTRO (m) é referente ao período em que Tancredo ocupou a presidência do Conselho de Ministros, durante o regime parlamentarista, assim ordenados: documentos da esfera política, dirigidos aos gabinetes do primeiro ministro e do presidente da República, em sua maioria pedidos de cargos feitos por políticos e vinda do povo; as nomeações feitas para vários cargos; prestação de contas de alguns ministérios e correspondência enviada ao gabinete de Tancredo Neves contendo pedidos e convites. Na série DEPUTADO FEDERAL (df) encontram-se os dossiês referentes à atuação de Tancredo na Câmara dos Deputados, em especial na Comissão de Economia, Indústria e Comércio, onde atuou como relator; os mapas de apuração das eleições de 1966, 1970 e 1974; pedidos de eleitores e as articulações políticas do deputado federal. A série SENADOR (s) é constituída de documentos que abrangem a candidatura e o mandato de Tancredo Neves no Senado Federal. A série GOVERNO DE MINAS GERAIS (gov. MG) abrange as eleições de 1982, o período em que Tancredo esteve à frente do executivo de seu estado e alguns documentos datados após sua saída. Na série CAMPANHA PRESIDENCIAL (cp) podemos destacar os seguintes assuntos: reivindicações de entidades ou grupos de interesse; estudos para a elaboração da plataforma de governo e a organização da campanha. A série PRESIDENTE ELEITO (pe) abrange o período após a sua eleição no Colégio Eleitoral, no dia 15/01/1985 e vai até as vésperas de sua internação. Inclui documentos que reúnem pedidos financeiros e não financeiros, convites ao presidente eleito, indicações para cargos e reivindicações de entidades de classe. Na série DOENÇA (d) estão contidos os documentos referentes ao período em que Tancredo esteve internado no Hospital de Base, em Brasília e no Hospital das Clínicas em São Paulo, até antes de sua morte. A grande maioria dos 4433 documentos são cartas da população enviando votos de pronto restabelecimento. A série POST MORTEM (pm) reúne os documentos enviados à esposa de Tancredo Neves, D. Risoleta Neves, após a morte do presidente eleito, constituída de manifestações populares, incluindo um dossiê só com poemas e literatura de cordel feitos pela população em geral. Na série PRODUÇÃO INTELECTUAL (pi) estão reunidos discursos, textos e estudos de diversos autores. Além do próprio Tancredo Neves, podemos encontrar outro nomes de destaque no cenário nacional, dentre eles Ulysses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso, Humberto Castelo Branco.

Neves, Tancredo de Almeida

Francisco de Paula Rodrigues Alves

  • BR RJIHGB ACP86
  • Fundo/Coleção
  • 1866 a 1919

O fundo reúne cartas, trabalhos, impressos, discursos, relatório, mensagem, notas, material iconográfico acumulados pelo titular.

Alves, Francisco de Paula Rodrigues

Góes Monteiro

  • BR RJANRIO SA
  • Fundo/Coleção
  • 1904 - 1960

Correspondência de familiares, militares e outros, abordando as inquietações sociais, a ação dos comunistas, a política nacional, as crises militares, inclusive a de 1922, a Revolução de 1930, a Revolução de 1932, a Coluna Prestes, a expansão do nazismo na Europa e suas conseqüências no Brasil. Correspondência entre o titular e o general Dutra, Osvaldo Aranha, Sobral Pinto, Luís Carlos Prestes e outros. Recortes de jornais brasileiros, chilenos e argentinos, tratando do relacionamento entre o Brasil e os dois países sul-americanos. Exemplares e recortes do jornal "Correio da Manhã" e outros referentes ao titular, inclusive sobre palestras e discursos do general reafirmando a solidariedade entre brasileiros e norte americanos. Discursos do titular sobre o papel do Exército na política nacional. Boletins secretos sobre violência policial. Documentos e ofícios militares, nomeações e exonerações do titular. Diário pessoal onde cita questões pessoais, a Questão do Integralismo, o combate à Coluna Prestes, etc. Documentos cartográficos referentes à: Tunísia, Polônia, atividades bélicas na Argentina e Brasil, Revolução Constitucionalista em São Paulo.

Monteiro, Pedro Aurélio de Góis

Heraclides César de Souza Araujo

  • BR RJANRIO QK
  • Fundo/Coleção
  • 1910 - 1958

Publicação comemorativa do 250 anos do nascimento de Carl Von Linné (1707-1778), naturalista sueco, mais conhecido como Lineu, assinada pelo doutor Souza Gomes. Currículo, foto, diploma e certificado do titular. Certidões de batismo de seu pai e avô.

Araujo, Heraclides César de Souza

Afonso Pena

  • BR RJANRIO ON
  • Fundo/Coleção
  • 1826 - 1909

Documentos pessoais, correspondência, papéis oficiais, jornais e recortes sobre organização do território do Acre, questões sobre agricultura e agropecuária, alfândegas regionais, construção de Belo Horizonte, café, câmbio, colonização, comunicações telegráficas, Conferência de Haia, congressos, constituições de 1824 e 1891, educação, eleições, empreguismo, energia, estradas de ferro, excursões presidenciais de 1906 e 1909, Exército brasileiro, gêneros alimentícios, greves, Guarda Nacional, Igreja, imigração, indústrias, inundações, limites territoriais, Marinha brasileira, migrações, minerações, orçamentos públicos, polícia, portos, proclamação da República, reforma bancária, relações exteriores, revoltas e revoluções, salários, serviço militar e várias questões sobre as articulações políticas da época.
Fotografias e gravuras referentes à vistas de cidades brasileiras, a estradas de ferro, a obras federais, a áreas assistidas pela Comissão de Açudes e Irrigação e retratos de Afonso Pena com autoridades e em visita a estados brasileiros.

Pena, Afonso Augusto Moreira

Gabinete Civil da Presidência da República

  • BR RJANRIO 35
  • Fundo/Coleção
  • 1920 - 1965

Bilhetes, decretos executivos, decretos-leis, decretos pessoais (decretos sem número), exposições de motivos, fichas de registro (protocolo), leis, mensagens presidenciais e processos, decorrentes das atividades desenvolvidas pelo órgão. Os processos normalmente têm sua origem em pleitos de pessoas ou de entidades coletivas civis e públicas encaminhados à Presidência da República por correspondência.

Presidência da República (Brasil). Gabinete Civil

João Belchior Marques Goulart

  • BR RJCPDOC JG
  • Fundo/Coleção
  • 1951 a 1983

Documento Textuais: os documentos foram organizados em sete séries: Documentos Pessoais; Presidente do Diretório do PTB/RS; Ministro do Trabalho; Vice-Presidente da República; Presidente da República; Exílio e Post-mortem. Apesar de cobrir quase todas as principais funções públicas do titular, do arquivo, a documentação concentra-se no período em que João Goulart esteve exilado, no Uruguai, após ter sido deposto da Presidência da República pelo golpe militar, em 1964. As articulações das lideranças políticas de oposição ao regime, visando à constituição da Frente Ampla (1966-1968), constituem tema privilegiado na série Exílio. Em contrapartida, sua passagem pelo Ministério do Trabalho, Vice-Presidência e Presidência da República encontra-se escassamente documentada. Documentos Audiovisuais: as fotografias apresentam registros sobre sua atuação como presidente da República, destacando-se ainda seus encontros com personalidades nacionais e internacionais e manifestações sindicais ocorridas em seu apoio. Há também registros sobre o período em que exerceu a Vice-Presidência da República e dois retratos do exílio no Uruguai. Período abrangido: 1951-1976. Documentos Impressos: o material impresso diz respeito à Presidência da República, ao período de exílio no Uruguai e à vida pessoal. Período abrangido: 1961-1983.

Goulart, João Belchior Marques

Carlos Coimbra da luz

  • BR MGAPM CL
  • Fundo/Coleção
  • 1909 - 1980

Acervo arquivístico : projetos da Câmara dos Deputados, regimento, atas do Conselho Superior das Caixas Econômicas Federais, discursos (rascunhos), relatórios do titular sobre a Caixa Econômica, Secretaria de Agricultura, despachos e atos publicados, recortes de jornais e revistas brasileiras, carreira política, formatura, colação de grau, posses em cargos públicos. Documentos pessoais, diplomas e correspondência.

Luz, Carlos Coimbra da

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa

  • BR RJIHGB ACP55
  • Fundo/Coleção
  • 1840 a 1941

O fundo reúne cartas, telegramas, cartões, ofícios, pareceres, laudos, artigos, notas, recibos, despachos, entrevistas, manifestos, convites, discursos, trabalhos, recortes de jornais, diplomas, títulos e material iconográfico acumulados pelo titular.

Pessoa, Epitácio Lindolfo da Silva

Floriano Peixoto

  • BR RJANRIO Q6
  • Fundo/Coleção
  • 1863 - 1924

Correspondência administrativa de governadores e comandantes regionais sobre conflitos locais por todo o Brasil, sobre a Revolta Federalista, a Revolta da Armada, meios de transporte e colonos imigrantes. Correspondência diplomática com a comissão delegada para a compra de navios de guerra, armamentos e munições na Europa e Estados Unidos da América. Processos, mensagens, relatórios, memórias, manifestos, estudos, pareceres, protocolos e livros referentes a problemas com as vias de comunicação marítimas e fluviais, ferrovias, telégrafos e segurança nas fronteiras. Recibos diversos, poemas, cartões de visita, correspondência entre revoltosos, decretos, ofícios, petições, nomeações para a formação do governo provisório dos revoltosos em Santa Catarina. Formal de partilha e escrituras de venda dos imóveis que pertenceram ao titular. Álbuns de fotografias sobre o Rio Antigo e sobre a empresa Krupp, fotografia da esposa do titular. Fotografias referentes às festas republicanas de 1894. Monumentos, fortalezas, igrejas, ilhas, praias, ruas, praças e prédios do Rio de Janeiro. Retratos de Benjamin Constant, de José Bonifácio de Andrada e Silva e de Floriano Peixoto.

Peixoto, Floriano Vieira

José Sarney

  • BR RJANRIO JS
  • Fundo/Coleção
  • [1950? - 1990?]

Matrizes de filmes cinematográficos e de fitas videomagnéticas do acervo audiovisual do presidente José Sarney.
A listagem de identificação dos documentos, enviada ao Arquivo Nacional pela Fundação José Sarney por ocasião da assinatura do contrato de comodato, acha-se disponível em Instrumentos de Pesquisa (campo 4.5).

Costa, José Sarney de Araújo

Resultaten 1 tot 20 van 26