Associação Neerlandesa do Rio de Janeiro
- BR RJNVR NVR
- Fundo/Coleção
- 1923 - 2012
Nederlandse Vereniging te Rio de Janeiro
26 results with digital objects Show results with digital objects
Associação Neerlandesa do Rio de Janeiro
Nederlandse Vereniging te Rio de Janeiro
Documentos referentes à diversas organizações clandestinas de esquerda que atuaram no Brasil nas décadas de 1960 a 1980.
Reis Filho, Daniel Aarão
Divisão de Polícia Política e Social
A série Dossiês, que contém o maior número de documentos, reúne informações sobre as atividades e a estrutura do Partido Comunista, destacando-se os dossiês da Comissão Executiva; de células e comitês; de dirigentes e militantes; de congressos; de campanhas eleitorais; da Internacional Comunista e de partidos comunistas de diversos países, imprensa; sindicatos; associação de moradores; movimento estudantil, entre outros. A série Fichas de Referência, conhecida como fichas verdes, contém informações sobre lideranças políticas, militares, comunistas, integralistas, associações, periódicos entre outros.
Divisão de Polícia Política e Social
Associação Brasileira de Imprensa
Livros de atas da Diretoria (1918-2004); livros do conselho Administrativo (1926-1997); livros de presença às reuniões da Diretoria e do Conselho; Boletim da ABI (1952-2008); biografias de escritores e jornalistas; documentos do Cineclub Macunaíma, que exibia filmes significativos da produção cinematográfica nacional e estrangeira, recortes de jornais, manuscritos e artigos sobre censura e anistia; convites e propagandas de eventos; recortes de jornais sobre programas de televisão; reportagens “de” e “sobre” jornalistas, escritores, diretores, fotógrafos, atores e atrizes; reportagens sobre filmes; recortes de jornais sobre importantes questões políticas brasileiras.
Associação Brasileira de Imprensa
Entre os documentos textuais destacam-se cópias do "Livro de Alterações" do titular, contendo todas as informações relativas à sua carreira militar de 1918 a 1966, além de cópias do atestado médico com diagnóstico de sua doença e atestado de óbito. Documentos audiovisuais: a maior parte das fotografias encontra-se organizada em álbuns, destacando-se os que registram a viagem de Costa e Silva ao Japão, a visita do presidente do Uruguai ao Brasil e visita do titular a Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os filmes apresentam aspectos da sua vida pública, tais como a viagem aos Estados Unidos, Japão, Argentina e Europa, quando o titular era ministro da Guerra, e de sua vida privada. Integra ainda o arquivo um filme sobre formatura da Academia Militar de Agulhas Negras e desfile do Dia da Pátria. As fitas audiomagnéticas contém pronunciamentos do titular, enquanto Ministro da Guerra, sendo uma entrevista à Rádio Gazeta de São Paulo e quatro pronunciamentos em unidades militares (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, 1º Regimento de Infantaria e II Exército). Os principais assuntos abordados são: a preparação e a eclosão do golpe de 1964, o restabelecimento da hierarquia e da disciplina nas Forças Armadas, o governo revolucionário e o papel do exército na política nacional. Os documentos impressos são constituídos de discursos, entrevistas do titular, biografias, obras a respeito do Exército e diretrizes do governo, entre outros.
Silva, Arthur da Costa e
O arquivo possuía uma organização original que se procurou preservar, na medida do possível. A maior parte dos documentos textuais, geralmente classificados como "confidenciais", foi produzido no período em que Geisel ocupou a Presidência da República. Há também documentos, embora em menor quantidade e no todo mais lacunares, sobre os períodos anterior e posterior à Presidência. O arquivo possui um total de aproximadamente 4.000 documentos textuais, divididos em cinco "séries": "Documentos pessoais". "Antes da Presidência", "Presidência da República", "depois da Presidência" e "documentos complementares". Cada série está subdividida e, "dossiês" temáticos. A maior série é, de longe a "Presidência da República", corresponde a cerca de 80% dos documentos textuais. No período anterior à Presidência destacam-se os originais das atas das reuniões do gabinete parlamentarista de Tancredo Neves. No período posterior, predominam documentos sobre aspectos da economia brasileira, principalmente energia. A série "Documentos complementares" inclui principalmente manifestações de pesar pela morte de Geisel recebidos por sua família. Além dos documentos textuais, o arquivo também possui aproximadamente 15.000 recortes de jornais (organizados cronologicamente) e 8.000 documentos audiovisuais (principalmente fotografias). A documentação do período da Presidência da República é constituída basicamente pela documentação dos despachos diretos de quase todos os ministros com o presidente, incluindo a pauta dos assuntos a serem tratados e, muitas vezes, lembretes, informes e anotações feitas pelos ministros sobre esses assuntos. Havia uma organização prévia no arquivo que separava a documentação por ministério e, ao que tudo indica, cada despacho com um ministro era acompanhado de uma agenda temática e dos respectivos anexos que documentavam os temas a serem tratados. Muitas vezes, contudo, o arquivo contém apenas a relação dos tópicos a serem discutidos, sem trazer em anexo a documentação que seria esperada. A documentação que foi doada ao CPDOC cobre praticamente todas as principais questões nacionais do período que dependiam de decisão do presidente da República, e através de sua leitura pode-se acompanhar parte do processo de tomada de decisões políticas referentes a todos os setores da vida nacional, em sua instância máxima. Em alguns documentos, Geisel fazia comentários e anotações à margem, permitindo desse modo reconstituir o encaminhamento que dava aos assuntos. Quando isso não acontece, ficamos ao menos sabendo - o que não deixa de ser importante - que assuntos eram levados, e como eram levados, ao presidente, para sua decisão. Trata-se. acima de tudo, de um tipo de documentação raramente disponível para a pesquisa histórica, mesmo se considerarmos o conjunto de acervos de ex-presidentes da República.
Geisel, Ernesto Beckmann
O arquivo pessoal de Eurico Gaspar Dutra corresponde a documentos textuais, recortes de jornais e material impresso. É um arquivo pequeno dada à trajetória política do titular. A documentação textual diz respeito em sua maioria à sua gestão à frente da pasta da Guerra, período de 1936 a 1945. O arquivo foi organizado em 3 séries: Documentos Pessoais, Vida Pública e Recortes de Jornais. Na série Documentos Pessoais destacam-se os diários pessoais de Eurico Dutra, onde relata os principais acontecimentos políticos brasileiros desde 1930 a 1945, fornecendo também subsídios sobre a história do Exército. Na série Vida Pública, a concentração maior da documentação diz respeito ao período de 1935 a 1946, destacando-se a Intentona Comunista em 1935; o golpe de 1937, a 2ª Guerra Mundial, o reaparelhamento do Exército, a compra de armamentos na Alemanha e nos Estados Unidos. Vale ressaltar que alguns dossiês se relacionam entre si e se complementam, como por exemplo, os dossiês sobre a 2ª Guerra Mundial, o reaparelhamento do Exército, o acordo comercial entre o Brasil e os Estados Unidos. Os Recortes de Jornais entre outros assuntos tratam sobre a viagem de Eurico Dutra aos Estados Unidos, quando presidente do Brasil.
Dutra, Eurico Gaspar
Os documentos possibilitam a recuperação da trajetória pública do titular, focalizando todos os eventos políticos ocorridos entre as décadas de 1930 a 50. O material anterior a 1930 trata basicamente de questões familiares e da política municipal e estadual sul-riograndense. São poucos os registros relativos à atuação de Getúlio Vargas como deputado estadual, federal, ministro da Fazenda e presidente do Rio Grande do Sul. Os documentos dos anos 1929-30 cobrem satisfatoriamente a unificação da política gaúcha, a formação da Aliança Liberal e as articulações político-militares que culminaram com a Revolução de 1930. A formação do governo provisório, as crises políticas nas interventorias paulista e gaúcha, a Revolução Constitucionalista de 1932 e a questão dos exilados, as crises políticas das interventorias do Norte, os trabalhos de preparação da Constituinte, as eleições estaduais e o movimento comunista de 1935 encontram-se bem documentados. O papel do Brasil no caso da pacificação da Região do Chaco, a Missão Sousa Costa e o tratado comercial Brasil-Estados Unidos. Retrata as articulações para a sucessão presidencial de 1937, as negociações e tentativas de acordo entre o governo federal e as forças gaúchas, o rompimento entre Flores da Cunha e Getúlio Vargas e a conjuntura político-militar que culminou com o Golpe do Estado Novo. Destacam-se informações militares, o rompimento com países do Eixo e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. O arquivo fornece ainda subsídios para a pesquisa sobre as relações do Brasil com os países da América do Sul, o posicionamento desses países diante do conflito internacional e as questões políticas internas e externas do Uruguai e da Argentina. Com relação ao segundo período presidencial, os documentos veiculam temas basicamente administrativos de autarquias, empresas, superintendências e ministérios. Os documentos audiovisuais permitem acompanhar a trajetória pública e privada do titular e os principais aspectos da vida política nacional durante os dois períodos de seu governo. Constam também do arquivo cartões-postais editados pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Os filmes apresentam eventos e realizações importantes do primeiro período de sua vida pública, destacando-se duas produções em cores realizadas durante o Estado Novo e a campanha presidencial de 1950. Existe ainda um filme de Getúlio Vargas em companhia de seus pais. Encontram-se no arquivo discos com músicas alusivas a Vargas, à Segunda Guerra Mundial, às legionárias e ao PTB, além de pronunciamentos políticos, ressaltando os proferidos pelo titular durante o Estado Novo e a campanha presidencial de 1950. Constam do material impresso entrevistas e discursos de Getúlio Vargas pronunciados durante os dois períodos em que ocupou a presidência da República, destacando-se a "A Nova política do Brasil"(1938 a 1947) e "O governo trabalhista do Brasil"(1952 a 1968, 4v).
Vargas, Getúlio Dornelles
O arquivo é composto basicamente de correspondência, na qual encontram-se dados sobre a vida privada e a atuação pública do titular. A correspondência classificada como pessoal, enviada a parentes e amigos, inclui comentários sobre a política nacional e local. A série Atividades Privadas refere-se à Rede Sul Mineira, à Companhia Industrial Sul Mineira e à firma Brás e Cia., empreendimentos particulares de Venceslau Brás. A documentação relativa à atuação pública do titular trata de assuntos diretamente ligados às funções que exerceu, bem como de temas políticos gerais. É importante destacar que o " arquivo é de fundamental importância para pesquisadores interessados nas relações políticas durante a República Velha, especialmente aqueles voltados para o estudo da política mineira e posição dentro do cenário nacional. Dentre os documentos que dizem respeito à vice-presidência da República, merecem destaque especial os referentes a assuntos econômicos e financeiros (onde estão documentadas as negociações para obtenção de empréstimos no exterior, inclusive aquelas que resultaram na realização do segundo "funding loan"), política mineira e assuntos nacionais, especialmente aqueles relativos à sucessão presidencial de Hermes da Fonseca. A documentação sobre a gestão de Venceslau Brás na presidência da República é a de maior volume. Contém importantes informações a respeito da posição do Brasil e da conjuntura internacional durante a Primeira Guerra Mundial, bem como acerca de assuntos relacionados ao conflito: propaganda do Brasil no exterior, emissão de títulos e moedas, relações comerciais durante a guerra, produção e comercialização de carvão e café, colônias alemãs no Brasil etc. Quanto ao cenário nacional, encontram-se documentos referentes às crises políticas nos estados, quase sempre relacionadas a reconhecimentos de processos eleitorais e à participação do titular na solução da Campanha do Contestado. Significativa também é a correspondência trocada entre Venceslau e Delfim Moreira, presidente de Minas Gerais (1914-1918). Na série Assuntos Gerais encontram-se organizados documentos posteriores à gestão do titular na presidência da República, referentes à política nacional e mineira, pedidos, assuntos diversos, documentos de José Brás, seu filho, entre outros. DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS: as fotografias retratam basicamente ambientes familiares. Destaca-se registro de encontro do titular com Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra. Existem também fotografias de episódios políticos na cidade de Itajubá, porém sem maiores identificações. DOCUMENTOS IMPRESSOS: o material abrange fundamentalmente o período da gestão do titular na presidência da República, destacando-se publicações sobre a República Velha e especialmente sobre a política mineira. Compreende ainda relatórios e estatutos referentes à Companhia Industrial Sul Mineira, à Companhia Industrial Força Luz de Itajubá e ao Banco Itajubá, empreendimentos particulares do titular
Sistema de arranjo
Gomes, Wenceslau Braz Pereira
Atas da Diretoria (1978-1995); Atas da Presidência (1932-1933/ 1938-1943/ 1953); Anais do Conselho (1940/ 1942); Relatório Tesoureiro (1899); Relatório da Comissão de Assistência (1915); Conclusões e Exposições do Conselho Federativo Nacional (1938/ 1940); Atribuições da Vice-Presidência (1987); Atribuições dos Administradores (1916); Composição da Diretoria (1917-1918/ 1924-1927); Estatutos (1917/ 1924/ 1933/ 1944/ 1950/ 1954/ 1977/ 1980/ 1991/ 1999); Ante-projeto de estatuto (1924); Regulamento (1928); Regulamento e Regimento (1938); Regulamento de adesão (1925/ 1928/ 1935); Regimento Interno (1912); Regimento Geral (1992); Regulamento do Registro Geral das Sociedades Espíritas (1925); Regulamento do Caixa Escolar (1925); Regimento do Conselho Federativo Nacional (1926/ 1933/ 1950); Regulamento e Regimento do Departamento de Infância e Juventude (1954); Reorganização de Serviços (1942); Balancetes (1915); Balanço Exercício (1950-1958); Balanço Geral (1923); Comunicado de Posse (1923); Eleição (1913); Cartas Cadastro Grupos Espíritas (1900); Correspondências recebidas (1888/ 1895/ 1897-1901/ 1903-1904/ 1907/ 1911/ 1915/ 1918/ 1940/ 1943); Circular aos Sócios (1888-1889); Procurações de Terceiros: Assembléia Geral (1913); Títulos ao portador emitidos pela FEB (1906); Cartões e Convites Sociais (1910/ 1913); Consultas Espirituais (1892/ 1901); Receituários Mediúnicos (1899-1901/ 1907); Estudo do Livro dos Espíritos (1918); Estudos Diversos (1895); Peças Teatrais (1940/ 2002); Assinantes do Reformador (1901/ 1913); Escorço Histórico (Livro).
Federação Espírita Brasileira
Livros de Atas da Diretoria (1888, 1923-1976); livros de Atas do Conselho Deliberativo (1881-1918, 1929-1957); livros de Atas de Assembléias Gerais (1892-1924, 1927-1929); livro de Presença em Assembléias Gerais (1885-1927, 1927-1962); livro de Presença em reuniões do Conselho Deliberativo (1929-1964); livro de Presença em Sessões Solenes (1914-1924); Registro Geral de Sócios (1869-1892); livro de fichas de Sócios (fotografias de sócios beneméritos, honorários, contribuintes e remidos); livro de Sócios Honorários (1872-1929); livro de Sócios Remidos (1872-1907); livro de Sócios Beneméritos (1870-1922); livro de Sócios não-contribuintes (1868-1923); Termos de Posse do Corpo Docente (1917-1956); livros Caixa (1924-1943, 1942-1964); livros Diário (1927-1941, 1943-1944, 1944-1949, 1950-1952, 1952-1954, 1955- 1958, 1958-1964, 1964-1966, 1966-1968); livros de Balanços Gerais de Contas e Relatórios das Atividades e Acontecimentos (1964-1968, 1989-1992); Relatório apresentado à Assembléia Geral (1959); livro Copiador de Ofícios (1889-1916); Correspondências expedidas (1958-1960); livro de atas da Comissão Executiva do Centenário (1967-1968); livro de Atas do Instituto Luso–Brasileiro de Folclore do Liceu Literário Português (1955-1961); livros de recortes de jornais acerca do Liceu Literário Português (1923-1924, 1933-1935); Documentos avulsos diversos (1928); Na Ponta da Língua (Revista, 2000-2005, vários exemplares); Confluência (Revista, 1991-2006, vários exemplares); Liceu Literário Português: 100 anos de vida à serviço do ensino e da cultura (livro,1968); Três Épocas: um pouco da história do Liceu Literário Português (livro, 1956); Liceu Literário Português: solenidades comemorativas do 84º aniversário (livro,1952); livro de Matrícula de Sócio Contribuinte (maio de 1929 a novembro de 1929); livro com Modelo de Diplomas de Sócio Benemérito e Honorário do Liceu; livro de Sessões Comemorativas do Liceu (fotos com grupo de professores, diretoria e alunos no 47º aniversário da instituição – 1915); Livro de Medalhas Filantrópicos. Liga Monarchica D Manuel II: Livro de Atas do Conselho Deliberativo da Liga Monarchica D Manuel II (junho de 1930/ julho de 1938); Livro de atas da Diretoria de Liga Monárquica D. Manuel II (1934-1938).
Liceu Literário Português
Sindicato Avulso em Capatazias e Arrumadores no Comércio Armazenador do Município do Rio de Janeiro
Fotos de cidades brasileiras (principalmente capitais); foto registrando comemoração no sindicato (sem identificação); fotos dos presidentes do sindicato; livros de ponto das mensalidades; livros de presenças; livro de receita; livro de índice do arquivo; atas de reunião de diretoria; ata de posse de diretoria; atas de assembléias gerais; indicador de matrícula por ordem; livro de contas correntes; livro de despesas; livros de contas de encarregados; ata de presença a diversas solenidades; propostas de admissão; protocolo de correspondência; livros de associados falecidos; livro de ouro; recibos de salários; prestação de contas; livros de matrícula de associados; livros de desconto de verbas destinadas à construção do prédio; índices de associados; livro de quitação mensal, livro de associados aposentados; livro de movimentação bancária; livro de listagem de associados; livro de dependentes e associados; livro do hospital / atendimento médico; livros de turmas de trabalhadores; livro diário; livro de pagamentos de associados; livro fiscal; livro de medicamentos; livro de conta corrente de assistência médica; livro do Departamento de Assistência Social; livro de anotações de acidentes; mapa de movimento diário de mercadorias e fichas com fotos de associados.
Sindicato Avulso em Capatazias e Arrumadores no Comércio Armazenador do Município do Rio de Janeiro
Documentação particular resultante da luta para descobrir o paradeiro do corpo de José Huberto Bronca. Integram essa documentação: correspondências (textuais e manuscritas), relatórios, informes, poemas, fotos, recortes de revistas e recortes de jornais
Bronca, Helena
Acervo Particular Sinara Fajardo
Encontram-se documentos do tipo: Inquéritos Policiais Militar: Compostos por Termo de Declarações, ocorrências, ofícios, depoimentos, resoluções, entre outros, que compõem que comprovam os abusos contra os cidadãos e a democracia cometidos por policiais militares. Além dos abusos, em alguns inquéritos, sobretudo o instaurado na cidade de Pelotas, consta a formação de um novo tipo de policial militar – que não concordava com a formação com resquícios da época do período autoritário – e, não são bem vistos pela corporação (sendo referidos como “subversivos”) e acabam sofrendo atentado de vida. • Depoimentos produzidos pela CPI da Espionagem Política: Diferentes testemunhas utilizadas como prova para constar nos autos da CPI. • Relatório e Pareceres: Feitos pela CPI de modo a prestar contas sobre o andamento desta. Nesses documentos são detalhados os esquemas de alegações que a CPI da Espionagem Política fazia, inclusive constando gráficos mostrando a quantidade de documentação produzida por órgãos públicos quanto a perseguição e informação aos movimentos sociais (quais e a quantidade de informação de cada um), atividades partidárias (da mesma forma, quais e a quantidade de informação sobre cada um) e outros, e também quanto ao ano. • Correspondência Expedida: Cartas enviadas onde constam informações sobre solicitação desde apoio à sociedade civil e entidades públicas para a criação da CPI da Espionagem Política. Há pedidos de documentos (ordens, informes Inquéritos Policiais, entre outros) mandados para a SCI, polícia civil, polícia militar. • Correspondência Recebida: Conjunto de cartas com as respostas as solicitações de pedido de apoio, pedido de informações e também quanto a solicitação de envio de documentos. • Esquemas de Ação: Manuscritos que compõem de forma precisa de que maneira os membros da CPI da Espionagem Política pensaram na montagem da Comissão, perguntas aos depoentes, seleção de documentos a apresentar, entre outros que configuram a estratégia de ação pretendida pela CPI. • Cartilhas: Documentos que foram produzidos para a formação de policiais militares no período ditatorial e no período democrático, cartilha de treinamento utilizado pela Escola do Panamá, histórico sobre a atuação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, como operava a Secretaria de Segurança Pública, entre outros. • Recorte de Jornais: De modo que se acompanha a repercussão que a CPI da Espionagem Política teve no debate público.
Fajardo, Sinara Porto
Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa
O fundo reúne cartas, telegramas, cartões, ofícios, pareceres, laudos, artigos, notas, recibos, despachos, entrevistas, manifestos, convites, discursos, trabalhos, recortes de jornais, diplomas, títulos e material iconográfico acumulados pelo titular.
Pessoa, Epitácio Lindolfo da Silva
Agendas de reuniões do Conselho Nacional, atas de reuniões do Conselho, convocações e pautas de reuniões, programas de atividades, relatórios de conclusões do Conselho, relatórios de reuniões, roteiros para preparação do Conselho, textos de princípios do Movimento de ACB, textos de reflexão, dossiê Consulta do Secretário Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), processo de separação de setores de Ação Católica Independente, anteprojetos de estatutos, autorizações, balancetes financeiros, boletins diários de caixa, códigos de ética da imprensa estudantil, comunicados sobre o recebimento de assinaturas, comunicados de lançamentos em conta corrente, correspondência, currículos, declarações, duplicatas, estatutos de movimentos católicos, estatutos de organizações de trabalhadores, folhas de pagamento às equipes nacionais e funcionários, guias da receita federal, listas de adiantamento salarial, listas de assuntos discorridos em correspondência, listas de contribuições financeiras, listas de donativos recebidos, listas de nomes e endereços, notas sobre militantes e assistentes, orçamentos financeiros de movimentos católicos, organogramas de movimentos e instituições, pedidos de reestruturação da ACB, planos de aplicação de verbas, processos de criação do curso de formação sindical, projetos de estatutos, quadros de assistentes de AC, regulamentos de movimentos católicos, relações de candidatos à vaga no Comitê Diretor, relações de patrimônio da ACB, artigos jornalísticos, biografias, cânticos, cartas pastorais, cartilhas de alfabetização, esquemas para publicações, folhetos cerimoniais, folhetos de formação, de oração, de revisão de vida, litúrgicos, guias do estagiário, históricos de movimentos católicos, informes, manifestos, publicações periódicas, santinhos, temários de discussão, textos de análise e revisão, de reflexão, formação, dossiês de eventos, comunicações à imprensa sobre eventos, informes para campanhas e eventos, pautas e programas de atividades em eventos, planos e propostas de ações, planos de inquérito, relatórios de atividades, de estudos de casos, textos-base para ações, textos de revisão de atividades e sugestões.
Ação Católica Brasileira
Administração da Floresta da Tijuca
Correspondência oficial dos administradores da floresta com a Inspetoria Geral de Obras Públicas, minutas de relatórios, mapas de controle do trabalho executado e dos instrumentos utilizados, relação do pessoal empregado na administração da floresta, orçamentos para construção de armazéns da Companhia Docas de D. Pedro II, correspondência sobre estabelecimento de linhas pela Companhia de Carris Urbanos, anotações sobre encanamento de águas fluviais e metragem de ruas.
Administração da Floresta da Tijuca
Administração do Porto do Rio de Janeiro
Documentação de pessoal: folhas de pagamento de diaristas e mensalistas de várias seções, oficinas e armazéns. Documentação contábil-financeira, administrativa e, em volume reduzido, técnica.
Administração do Porto do Rio de Janeiro
Filmes de ficção usando a técnica do desenho animado.
Moreno, Antônio do Nascimento
Biografias sobre o titular. Cartas do titular a seu neto e a D. Pedro II. Soneto de Luís Delfino dedicado a Ferreira Viana. Artigo de autoria do titular \"Conferência dos divinos\". Carta de seu neto, Paulo José Pires Brandão, a Guilherme Auler, oferecendo documentos relativos ao seu avô. Fotografias reproduzindo quadros ou bustos retratando o titular, da sessão do parlamento brasileiro de 10/05/1888.
Viana, Antônio Ferreira