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Câmara Municipal de Formiga

  • BR MGAPM CMF
  • Fundo
  • 1885-1937

Lançamento de contas da receita, eleições e despesas da Câmara.

Câmara Municipal de Formiga

Tipografia Guimarães

  • BR MGAPM TG
  • Coleção
  • 1910-1950

A coleção é composta por fotografias de Belo Horizonte, do interior de Minas Gerais, de políticos mineiros, de artistas e de pessoas da sociedade mineira.

Waldemar de Almeida Barbosa

  • BR MGAPM WAB
  • Coleção
  • 1964-1989

Coleção composta por documentos relativos ao golpe militar de 1964.

Walter Euler

  • BR MGAPM WE
  • Fundo
  • 1928-1937

O acervo textual compreende os documentos pessoais e documentos administrativos referente à Penitenciária Agrícola e Industrial de Ribeirão das Neves, como: expediente interno, correspondências, projetos, propostas, despesas, orçamentos. O acervo bibliográfico é composto por recortes de jornais e livros. O acervo iconográfico é formado por fotografias e o cartográfico por projetos arquitetônicos.Coleção composta por documentos relativos ao golpe militar de 1964.

Sigefredo Marques Soares

  • BR MGAPM SMS
  • Fundo
  • 1937-1989

O acervo é composto por documentos para subsidiar seu trabalho como advogado dos herdeiros da herança do Barão de Cocais depositada nos bancos da Inglaterra. Contém também diversas coletâneas de documentos referentes à história, antropologia, geografia, cultura popular, sociologia e outros temas publicados também em jornais e revistas

Theophilo Feu de Carvalho

  • BR MGAPM TFC
  • Fundo
  • 1849-2003

O acervo é constituído de documentos pessoais, correspondências, textos, estudos, artigos publicados em jornais e na Revista do Arquivo Público Mineiro referentes à história de Minas incluindo criticas e debates entre historiadores, livros e fotografias que ilustraram obras de Feu de Carvalho, trabalhos como funcionário e diretor do APM como catálogos e índices de documentos do acervo.

Senado Mineiro

  • BR MGAPM SM
  • Fundo
  • 1891-1937

O arquivo é composto de atas, pareceres, projetos de Lei sancionados e rejeitados, proposições, resoluções, documentos legislativos e administrativos, protocolos, indicações, contratos, empenhos, folhas de pagamento, publicações da Imprensa Oficial, orçamentos e correspondências.

Secretaria de Segurança e Assistência Pública

  • BR MGAPM SSA
  • Fundo
  • 1925-1955
  • O acervo encadernado é composto de documentos referentes a livros-caixa, contas-correntes, consignação e matrículas dos alunos dos institutos e escolas de aprendizagem, preservação, reforma e abrigo de menores, receitas e despesas, registro de valores depositados e objetos achados e recolhidos à tesouraria da Secretaria, registro de pessoal, portarias de nomeação de autoridades policiais, movimento de delegados especiais, cadernos de requisição de passes, registro de réus recolhidos em cárcere, registros de condenados em liberdade condicional ou com penas suspensas e registro geral de doentes.
  • O acervo não encadernado é composto de documentos referentes a correspondências dirigidas ao Secretário sobre assuntos políticos, administrativos e serviços eleitorais, contas-correntes, receitas e despesas, aquisição de material, nomeação, matrícula, transferência, exoneração, aposentadoria e licença de pessoal, tesouraria e contabilidade geral, construção e reforma de edifícios de órgãos vinculadas à Secretaria, correspondências referentesapresos, ocorrências policiais e relatórios de delegados, consignação e matrículas de alunos, folhas de pagamento de pessoal e correspondências referentes aos institutos e escolas de aprendizagem, inclusão e exclusão de internos, relatórios de construção e reforma dos institutos de assistência a alienados, convênio e subvençõesainstituições de saúde dentre outros.

Secretaria de Governo da Capitania

  • BR MGAPM SC
  • Fundo
  • 1720-1821

Os documentos foram produzidos por autoridades do Reino, da Colônia e da Capitania de Minas Gerais. Compreende instruções do Conselho Ultramarino, alvarás, arrematações, atestados, atos régios e do governo da capitania, avisos, bandos, cartas patentes, cartas de sesmarias, cartas régias, cartas do Secretário de Estado e do governador, cartas de nomeação, certidões, decretos, despachos, editais, fianças, ofícios, informações, instruções, leis, ordens, petições, portarias, provisões, regimentos, representações, requerimentos, resoluções, rogatórias, termos, obrigações e autos de assistência. Refere-se a assuntos eclesiásticos, catequese, administração diamantina de Abaeté, descobertas, doações, Fazenda Real, forças militares, posses de autoridades, prisões, escravos e quilombos, desordens (quilombolas e índios), lojas e ofícios e mascateação.

Secretaria de Estado de Segurança Pública

  • BR MGAPM SESP
  • Fundo
  • [1956-2000]

Informes, informações, telegramas, panfletos, materiais de propaganda, pedidos de busca, prontuários, dossiês, relatórios, recortes de jornais, documentos processuais e correspondência policial sobre monitoramento de indivíduos e grupos considerados subversivos, terrorismo, política nacional e internacional, planejamento e realização de operações policiais em diversas localidades de Minas Gerais e outros estados, despachos de gabinete e rotinas de administração de pessoal e recursos materiais.

Secretaria de Estado de Governo

  • BR MGAPM SEG
  • Fundo
  • 1946-1975

O arquivo é composto de documentos referentes a termos de juramento e posse dos interventores, governadores, secretários, chefe de gabinete e outras autoridades do Estado.

Secretaria de Estado de Educação

  • BR MGAPM SEE
  • Fundo
  • 1930-1983
  • Educação: processos de professor primário para inscrição em concurso público, atas de instalação de escolas, matrículas de alunos, boletins mensais, edital de concurso, decretos, leis, ofícios, avisos, circulares, estatística geral do ensino no Brasil, ofícios de deputados e governadores solicitando reformas de escolas.
  • Saúde e Higiene: Santa Casa, postos de Saúde, Inspetoria de Centros de Saúde e Profilaxia, Assistência a Enfermos, Serviço de requisição de gêneros alimentícios.

Secretaria das Finanças

  • BR MGAPM SF
  • Fundo
  • 1893-1968

O fundo é composto por documentos referentes à contabilidade, impostos, taxas e contas nominais, inscrições dos contribuintes do Imposto Territorial Rural, balancetes, contratos de transmissão intervivos, termos de visita, correspondências e documentos relativos à dívida externa do Estado.

Secretaria da Agricultura, viação e obras públicas

  • BR MGAPM SA
  • Fundo
  • 1891-1962

Correspondências, receita e despesas, ensino agrícola, Comissão Construtora da Nova Capital, abastecimento de água e esgoto, construção e conservação de estradas de rodagem, pontes e edifícios públicos, portarias de nomeação e exoneração de funcionários, decretos, resoluções, projetos e pareceres relativos a obras públicas, cartas geográficas e geológicas do Estado, plantas de cidades e núcleos coloniais, perfis de estradas, rodovias e ferrovias, relatórios. Destacam-se os seguintes assuntos: cursos profissionalizantes, imigração e colonização no Estado, fomento agrícola em Minas Gerais, Exposição Nacional Agropecuária no Rio de Janeiro, indústria, comércio e obras públicas.

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