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Articulação Unidade na Luta - Tendência Interna do PT

  • BR SPFPA ART
  • Fundo/Coleção
  • 1983 - 1997

Reúne materiais da Articulação que refletem sua formação, funcionamento interno, bem como suas orientações em relação ao PT. Destacam-se, mais especificamente, documentos fundacionais da tendência como o Manifesto dos 113 e o Documento Básico da Articulação; materiais que refletem a relação da tendência com as demais correntes do PT, notadamente a Democracia Socialista e O Trabalho (que se incorporou parcialmente à Articulação em 1987); além de teses de chapas integradas pela tendência e apresentadas a encontros do PT em diferentes níveis, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Pará.

Articulação Unidade na Luta

Ação Popular Marxista-Leninista

  • BR SPFPA APM
  • Fundo/Coleção
  • 1922 - 1968

Contempla documentos públicos e de circulação interna produzidos pela direção nacional da APML. Inclui exemplares da revista Brasil Socialista (nos 1, 6 e 8), publicadas entre 1975 e 1977 em colaboração com Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e Movimento pela Emancipação do Proletariado (MEP); resoluções da Secretaria Nacional e do Comitê Central da organização, produzidos entre fins dos anos 1970 e início dos anos 1980, que abordam a leitura da APML sobre a conjuntura da época, sua atuação no movimento sindical, sua relação com outros grupos políticos, tais como o MR-8 e o movimento pró-Partido dos Trabalhadores; carta de desligamento de membro de sua direção nacional; além da revista Ibiúna, possivelmente publicada por militantes da organização atuantes no movimento estudantil universitário.

Ação Popular Marxista-Leninista

Anônimo

  • BR SPFPA AN1
  • Fundo/Coleção
  • 1977 - 1985

Inclui documentos relacionados a movimentos sociais, em especial àqueles ligados à Igreja, aos movimentos sindicais de São Bernardo do Campo/SP e aos movimentos comunitários organizados na Zona Leste da capital paulista. No que se refere ao PT, inclui desde documentação interna até publicações periódicas e não periódicas, produzidas pelo partido em nível nacional, estadual e municipal. O material reflete, em particular, o processo de formação do PT em São Paulo, sua organização interna, atividades de formação política e sua atuação junto a movimentos organizados e em campanhas eleitorais, sobretudo a de 1982. Destacam-se, nesse conjunto, publicações relacionadas à questão econômica, produzidas pelo grupo de economistas do Diretório Regional do PT de São Paulo, e diferentes materiais publicados por núcleos de base e diretórios zonais do partido na capital paulista. Adicionalmente, inclui reduzido conjunto documental relativo ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), referentes à guerrilha do Araguaia e à campanha pela legalização do partido nos anos 1980.

Anônimo

Angélica Atalla

  • BR SPFPA AAT
  • Fundo/Coleção
  • 1984 - 1999

Contempla panfletos, folhetos e bandeira de candidaturas e mandatos legislativos do PT, tanto em nível nacional como no Estado de São Paulo, produzidos entre os anos de 1989 e 1996. Inclui também publicação do PT sobre a questão agrária; exemplar do jornal O Pasquim; caderno de documentos da tendência petista Articulação; e Projeto de Constituição apresentado pelo PT à Assembléia Nacional Constituinte – todos publicados nos anos 1980. O acervo reúne, ainda, bandeira do movimento pelo “Fora Collor”; Manifesto de Lançamento do 2o Congresso do PT (1999) e livros que retratam tanto a trajetória do PT – entre a campanha pelas ”Diretas Já” e as Caravanas da Cidadania, publicados por diferentes editoras entre 1984 e 1996 – quanto a política do partido em relação à questão cultural e à Constituinte, publicados pela Fundação Wilson Pinheiro em 1985.

Atalla, Angélica Buzaglo

Ação Católica Brasileira

  • BR SPCEDIC ACB
  • Fundo/Coleção
  • 1922 - 1968

Agendas de reuniões do Conselho Nacional, atas de reuniões do Conselho, convocações e pautas de reuniões, programas de atividades, relatórios de conclusões do Conselho, relatórios de reuniões, roteiros para preparação do Conselho, textos de princípios do Movimento de ACB, textos de reflexão, dossiê Consulta do Secretário Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), processo de separação de setores de Ação Católica Independente, anteprojetos de estatutos, autorizações, balancetes financeiros, boletins diários de caixa, códigos de ética da imprensa estudantil, comunicados sobre o recebimento de assinaturas, comunicados de lançamentos em conta corrente, correspondência, currículos, declarações, duplicatas, estatutos de movimentos católicos, estatutos de organizações de trabalhadores, folhas de pagamento às equipes nacionais e funcionários, guias da receita federal, listas de adiantamento salarial, listas de assuntos discorridos em correspondência, listas de contribuições financeiras, listas de donativos recebidos, listas de nomes e endereços, notas sobre militantes e assistentes, orçamentos financeiros de movimentos católicos, organogramas de movimentos e instituições, pedidos de reestruturação da ACB, planos de aplicação de verbas, processos de criação do curso de formação sindical, projetos de estatutos, quadros de assistentes de AC, regulamentos de movimentos católicos, relações de candidatos à vaga no Comitê Diretor, relações de patrimônio da ACB, artigos jornalísticos, biografias, cânticos, cartas pastorais, cartilhas de alfabetização, esquemas para publicações, folhetos cerimoniais, folhetos de formação, de oração, de revisão de vida, litúrgicos, guias do estagiário, históricos de movimentos católicos, informes, manifestos, publicações periódicas, santinhos, temários de discussão, textos de análise e revisão, de reflexão, formação, dossiês de eventos, comunicações à imprensa sobre eventos, informes para campanhas e eventos, pautas e programas de atividades em eventos, planos e propostas de ações, planos de inquérito, relatórios de atividades, de estudos de casos, textos-base para ações, textos de revisão de atividades e sugestões.

Ação Católica Brasileira

Washington Luís

  • BR SPAPESP WL
  • Fundo/Coleção
  • 1614 - 1984

O fundo Washington Luís reúne documentos tanto da esfera privada, quanto da profissional, passando pelas atividades do titular como advogado e como pesquisador interessado na história de São Paulo, com ênfase para sua atuação política, incluindo as presidências do Estado de São Paulo e do Brasil.

Encontra-se uma grande variedade de espécies documentais acumuladas no decorrer das atividades desenvolvidas por Washington Luís, como abaixo-assinados, apólices de seguro, apontamentos, artigos, autorizações de pagamento, balancetes, balanços, bilhetes, boletins, cartas, cartões, cartões postais, certificados, circulares, conferências, contratos, convites, crônicas, declarações, declarações de rendimentos, decretos, demonstrativos financeiros, diplomas, discursos, ensaios, entrevistas, escrituras, estatutos, estudos, extratos bancários, fotografias, gravuras, guias de recolhimento de imposto, históricos, informes, inventários, laudos periciais, leis, letras de câmbio, listas, livros-caixa, manifestos, memorandos, memoriais, mensagens, notas, notas fiscais, noticiários, notícias, ofícios, orçamentos, pagamentos, panfletos, pareceres, polianteias, processos, procurações, programas de eventos, projetos de lei, propostas, quadros de apuração eleitoral, quadros de movimento, quadros estatísticos, recibos, regulamentos, relatórios, representações, requerimentos, rescisões de contrato, resenhas, tabelas de câmbio, telegramas, testamentos, tomadas de contas e etc.

Dentre os cerca de 20.000 itens, há documentos sobre a história de Portugal e do Brasil Colônia (os mais antigos deles, de 1614 a 1647 são cópias do Arquivo Geral de Índias sobre a América Latina), cartas-patente do século XIX e gravuras da cidade de Olinda e Pernambuco do século XVI, entre outros; cadernos de apontamentos com os estudos do titular; documentação de origem pública, como balancetes de governo, livros do Tesouro do Estado de 1922 e processos administrativos; comprovantes de gastos pessoais; genealogia da família Pereira de Sousa, além de diversos outros relativos às atividades pessoais e profissionais.

Destaca-se no conjunto, a farta correspondência enviada e recebida. Aproximadamente 19.000 itens como bilhetes, cartas, ofícios, convites, cartões de visita, memorandos e telegramas, em sua maior parte relacionados à sua vida pública, predominantemente do período presidencial. Além disso, a biblioteca do titular compreende obras de literatura, direito, de cultura geral, além de coleções de história, bem como enciclopédias, dicionários e coleções de periódicos.

Há ainda noticiários produzidos pela empresa de press clipping Agência Americana, contratada pelo poder público no período presidencial, e outras compilações de artigos de jornal feitas pelo titular e seus familiares após sua morte.

Há poucas fotografias, a menor parte delas referente a obras públicas (construção de estradas) e banquetes. A maioria refere-se a homenagens recebidas pelo titular, retratos de outras pessoas, como as de seus afilhados, com dedicatórias; retratos do titular, fotos do período do exílio, entre outras.

Souza, Washington Luís Pereira de

Júlio Prestes de Albuquerque

  • BR SPAPESP JPA
  • Fundo/Coleção
  • 1872-1951

Tal conjunto é formado por documentação correspondente às atividades profissionais do titular (em que predomina sua atuação como Presidente do Estado de São Paulo, mas também abrange suas atividades como parlamentar estadual e federal, candidato à Presidência da República, advogado, fazendeiro e poeta) e à sua vida pessoal e familiar (com documentos produzidos por familiares seus, especialmente seu pai, Fernando Prestes, e sua família nuclear (a esposa, Alice Prestes e os filhos Fernando, Marialice e Irene) .

Albuquerque, Júlio Prestes de

CBA

  • BR SPAEL Comitê Brasileiro pela Anistia
  • Fundo/Coleção
  • 1978-1985

Registra uma das mais importantes atuações da sociedade civil contra a violência aos presos políticos brasileiros, no final da década de 1970, em pleno período de ditadura militar. Os documentos são relativos às atividades administrativas da entidade e de alguns de seus núcleos estaduais e municipais, atividades de divulgação e apoio aos presos e famílias, manifestações de apoio e solidariedade recebidas pelo Comitê e documentação relativa aos presos políticos - biografias, depoimentos, registros das famílias, histórico da repressão sobre o caso e regime carcerário.
Reúne os seguintes documentos: correspondência, manuscritos de anotações, endereços e informações sobre presos políticos, documentos administrativos, cartazes, textos, panfletos, periódicos, divulgação de eventos desenvolvidos com a finalidade de divulgar a violência política e propagar os direitos humanos

Comitê Brasileiro pela Anistia

Coletivo Feminista de Campinas

  • BR SPAEL CFC
  • Coleção
  • 1976-1988

Documentação de estudo e militância do grupo, tais como: textos, relatórios, correspondência, catálogos, manifestos, materiais de congressos feministas, de categorias do trabalho feminino, bem como todo o material das duas “Semana da Mulher” realizadas pelo grupo em 1978 e 1979.
Conjuntos de recortes de jornais sobre : Luta pela creche, Congresso da mulher metalúrgica, Congresso da mulher paulista, Semana da Mulher, Unicamp (1978-1981); Trabalho e participação política, Sexualidade, Violência (1977, 1979-1981) e Diversos (1949, 1954, 1957, 1960, 1964, 1971, 1974-1975, 1979, 1981-1985, 1988).

Coletivo Feminista de Campinas (SP)

Brasil Nunca Mais

  • BR SPAEL BNM
  • Coleção
  • 1964 - 1979

Cópias (706 totais e dezenas parciais) de processos de presos políticos do período da ditadura militar, depositados nos arquivos do Superior Tribunal Militar e Supremo Tribunal Federal, possibilitando conhecer a relação dos denunciados, indiciados, testemunhas e declarantes, funcionários encarregados e escrivães da Polícia Militar, médicos legistas e membros do Conselho de Justiça envolvidos nas ações de repressão aos movimentos de massa, diligências e investigações; informações sobre os réus e organizações visados pela repressão e sobre as leis repressivas e sobre materiais apreendidos em posse dos militantes ou em diligências às residências e aparelhos, anexados como “prova de subversão”. Estudos sobre a tortura no Brasil e no mundo, com quadros estatísticos, além da transcrição de depoimentos sobre tortura com informações sobre os mortos e desaparecidos políticos.

Arns, Paulo Evaristo

Acervo Particular Sinara Fajardo

  • BR RSAHRS SSQ
  • Fundo/Coleção
  • 1989 - 1993

Encontram-se documentos do tipo: Inquéritos Policiais Militar: Compostos por Termo de Declarações, ocorrências, ofícios, depoimentos, resoluções, entre outros, que compõem que comprovam os abusos contra os cidadãos e a democracia cometidos por policiais militares. Além dos abusos, em alguns inquéritos, sobretudo o instaurado na cidade de Pelotas, consta a formação de um novo tipo de policial militar – que não concordava com a formação com resquícios da época do período autoritário – e, não são bem vistos pela corporação (sendo referidos como “subversivos”) e acabam sofrendo atentado de vida. • Depoimentos produzidos pela CPI da Espionagem Política: Diferentes testemunhas utilizadas como prova para constar nos autos da CPI. • Relatório e Pareceres: Feitos pela CPI de modo a prestar contas sobre o andamento desta. Nesses documentos são detalhados os esquemas de alegações que a CPI da Espionagem Política fazia, inclusive constando gráficos mostrando a quantidade de documentação produzida por órgãos públicos quanto a perseguição e informação aos movimentos sociais (quais e a quantidade de informação de cada um), atividades partidárias (da mesma forma, quais e a quantidade de informação sobre cada um) e outros, e também quanto ao ano. • Correspondência Expedida: Cartas enviadas onde constam informações sobre solicitação desde apoio à sociedade civil e entidades públicas para a criação da CPI da Espionagem Política. Há pedidos de documentos (ordens, informes Inquéritos Policiais, entre outros) mandados para a SCI, polícia civil, polícia militar. • Correspondência Recebida: Conjunto de cartas com as respostas as solicitações de pedido de apoio, pedido de informações e também quanto a solicitação de envio de documentos. • Esquemas de Ação: Manuscritos que compõem de forma precisa de que maneira os membros da CPI da Espionagem Política pensaram na montagem da Comissão, perguntas aos depoentes, seleção de documentos a apresentar, entre outros que configuram a estratégia de ação pretendida pela CPI. • Cartilhas: Documentos que foram produzidos para a formação de policiais militares no período ditatorial e no período democrático, cartilha de treinamento utilizado pela Escola do Panamá, histórico sobre a atuação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, como operava a Secretaria de Segurança Pública, entre outros. • Recorte de Jornais: De modo que se acompanha a repercussão que a CPI da Espionagem Política teve no debate público.

Fajardo, Sinara Porto

Secretaria de Segurança Pública

  • BR RSAHRS SSP
  • Fundo/Coleção
  • 1964 - 1989

Documentos produzidos pela atividade burocrático-administrativa dos órgãos estatais responsáveis pelas atividades de segurança pública na capital e no interior do Estado (DPI-DOPS- Departamento de Ordem Política e Social; SOPS - Supervisão de Ordem Política e Social).

Secretaria de Segurança Pública do Estado (Rio Grande do Sul)

Helena Bronca

  • BR RSAHRS HB
  • Fundo/Coleção
  • 1976 - 2002

Documentação particular resultante da luta para descobrir o paradeiro do corpo de José Huberto Bronca. Integram essa documentação: correspondências (textuais e manuscritas), relatórios, informes, poemas, fotos, recortes de revistas e recortes de jornais

Bronca, Helena

Acervo Particular Omar Ferri

  • BR RSAHRS APOF
  • Fundo/Coleção
  • 1965 - 2000

O Acervo Particular Omar Ferri é constituído por documentos referentes às atividades do advogado especialmente no caso do sequestro dos uruguaios, Lilian Celiberti e Universindo Dias e os filhos de Lilian, Camilo e Francesca, em novembro de 1978 em Porto Alegre. Boa parte do acervo refere-se a esse caso e reúne reportagens, anotações, relatórios, fotografias, correspondências, panfletos. Também contém documentos referentes a exilados, presos políticos e violações dos direitos humanos. Tipos de documentos Panfletos - Documentação Jurídica de perseguidos políticos no Cone Sul - Publicações periódicas - Manifestos - Pancartas - Processos judiciais - Cartas, informes e relatórios de organizações de DH

Ferri, Omar

Assessoria de Segurança e Informações da Universidade Federal Fluminense

  • BR RJUFF ASI
  • Fundo/Coleção
  • 1960 - 1988

Abreviaturas, códigos, ação educativa, anistia, controle de viagens, tóxicos, palestras e seminários sobre os negros no Brasil, partidos políticos, saúde escolar, tecnologia no Brasil, Sindicato dos Metalúrgicos, União Nacional dos Estudantes (UNE), diretórios acadêmicos, eleições na Universidade, reintegração de punidos pela Revolução, prédios do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), proibição de livros contra a moral, pensamentos e ações dos discentes, Ato Institucional n. 5, candidatos ao Curso Superior de Guerra, disciplina Estudo dos Problemas Brasileiros, carta aberta contra à Ditadura, cantores proibidos de participarem de shows na universidade etc.

Universidade Federal Fluminense. Assessoria de Segurança e Informações

Sindicato Avulso em Capatazias e Arrumadores no Comércio Armazenador do Município do Rio de Janeiro

  • BR RJSINPACACAMRJ SINPACACAMRJ
  • Fundo/Coleção
  • 1905 - 2000

Fotos de cidades brasileiras (principalmente capitais); foto registrando comemoração no sindicato (sem identificação); fotos dos presidentes do sindicato; livros de ponto das mensalidades; livros de presenças; livro de receita; livro de índice do arquivo; atas de reunião de diretoria; ata de posse de diretoria; atas de assembléias gerais; indicador de matrícula por ordem; livro de contas correntes; livro de despesas; livros de contas de encarregados; ata de presença a diversas solenidades; propostas de admissão; protocolo de correspondência; livros de associados falecidos; livro de ouro; recibos de salários; prestação de contas; livros de matrícula de associados; livros de desconto de verbas destinadas à construção do prédio; índices de associados; livro de quitação mensal, livro de associados aposentados; livro de movimentação bancária; livro de listagem de associados; livro de dependentes e associados; livro do hospital / atendimento médico; livros de turmas de trabalhadores; livro diário; livro de pagamentos de associados; livro fiscal; livro de medicamentos; livro de conta corrente de assistência médica; livro do Departamento de Assistência Social; livro de anotações de acidentes; mapa de movimento diário de mercadorias e fichas com fotos de associados.

Sindicato Avulso em Capatazias e Arrumadores no Comércio Armazenador do Município do Rio de Janeiro

Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços de Máquinas em Transportes Marítimos e Fluviais

  • BR RJSINDFOG SINDFOG
  • Fundo/Coleção
  • 1931 - 1990

Livro com coleção de reportagens referentes a assuntos de interesse do sindicato; livros de atas de assembléia geral; livro de operações contábeis; livros-caixa; livros de atas de reunião de diretoria; livros de presença de associados em assembléias gerais; livros de presença em votações por escrutínio secreto em assembléias; livro de presença em solenidades e posses de diretoria; livros de revisão de matrículas de associados; livro de lançamentos de bens móveis e imóveis (documentação referente à matriz no Rio de Janeiro e às delegacias de Salvador, Belém, Recife, Santos, Rio Grande e Porto Alegre); livro de associados falecidos; livros de associados aposentados; livro de controle de receitas da tesouraria; livro de relação para embarques; livros-diário; livros de registro de chapas em eleições; livros de presença de diretores e associados sindicais em apuração de eleições; livro de associados admitidos; livro de registro de diretores e delegados; livro de registro de consultas médicas e odontológicas e livro de atas das reuniões da Comissão de Aposentados e Inativos, cartas e licenças para realização de assembléia pela dadas pela Seção de Segurança Nacional da Delegacia Especial de Segurança Política e Social do Distrito Federal em 1936.

Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços de Máquinas em Transportes Marítimos e Fluviais

Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores em Estiva de Minérios do Estado do Rio de Janeiro.

  • BR RJSINDFOG SETEMRJ
  • Fundo/Coleção
  • 1903 - 2004

Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores em Estiva de Minérios do Estado do Rio de Janeiro: publicação de comemoração dos cem anos da entidade (livro que conta a história do sindicato); atas das assembleias gerais (19/9/1903-16 /12/1905; 26/4/1959-30/3/1967; 29/9/1969-18/12/1984, 6/6/1998-17/6/2004); livro de auxílio; livro de registro de associados; fichas de inscrição de associados (400 fichas, muitas não preenchidas e algumas com fotos); recortes de jornais de fevereiro de 1933 (inúmeras reportagens sobre sindicalismo no Brasil); livro de atas de reunião do Conselho Fiscal do Sindicato União dos Operários Estivadores; livros de sócios aposentados e falecidos, documentação financeira Sindicato dos Estivadores de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí: livros de presença de associados nas assembleias gerais ordinárias e extraordinárias; atas de reunião da Comissão Executiva (22/5/1942-21/10/1961) e livro de atas de assembleias gerais.

União dos Operários Estivadores

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

  • BR RJPIBRJ PIBRJ
  • Fundo/Coleção
  • 1884 - 1998

Livros de atas das Assembléias Gerais (1884-1998); livros de atas do Conselho de Oficiais da Igreja (1917-1921, 1925-1943, 1979, 1988); livros de atas da Caixa de Socorros (1916-1919, 1922-1929, 1948, 1963-1968); livros de atas da Sociedade Auxiliadora de Senhoras (1899-1905, 1911, 1914, 1916, 1920, 1945-1970, 1975-1982); livro de atas da Sociedade de Moças (1921-1957); livro de atas da Sociedade Missionária Feminina (1924-1929); livros de atas da Sociedade Cooperadora de Homens (1916-1926, 1947-1979, 1989-2000); livro de atas do Trabalho Evangélico no Manicômio Judiciário do Estado da Guanabara (1962-1966); livro de atas da Comissão de Finanças (1927-1938); livro de atas da Comissão de Construção do Templo (1925-1936); livro de atas da Diretoria do Coral Eclésia (1983); livro de atas da Comissão Geral do Levantamento Histórico do Centenário (1979-1983); livro de atas do Conselho de Curadores do Departamento de História e Documentação (1988-1989); livro de atas do Departamento de Associações (1964-1966); livro de atas do Conselho das Uniões (1955-1990); livro de atas de reuniões de Obreiros (1927-1930, 1933-1937, 1942-1944); livro de atas da Comissão Executiva da Sociedade de Senhoras (1953-1963); livro de atas da diretoria da União Áster (1961-1966); livro de atas do Conselho de Educação Secular (1943-1957); livro de atas da União de Adultos (1955-1958); livro de atas do Conselho da Mocidade (1935-1940); livro de atas do Conselho da Escola Bíblica Dominical (1931-1943, 1969-1992); livro de atas da Associação Evangelizadora Batista de Senhoras (1913-1916); livro de atas da Comissão de Estruturação e sub-comissões da Comissão Coordenadora de Música e Arte Sacra (1985-1991); livro de atas da Sociedade Infantil Zeladora do Templo (1917-1930); livros da secretária da Sociedade Auxiliadora de Senhoras (1936-1958); livros da secretária da Sociedade de Moças (1932-1944, 1951-1966); livro caixa da Caixa de Socorros (1953-1967); livro caixa da Sociedade de Senhoras (1922-1934); livro de tesouraria da União Feminina Missionária (1937-1959); livro caixa de Obras (1977-1979); livro caixa da União de Mocidade Batista (1931-1935); livro caixa da Escola Vitória da PIBRJ (1948-1950); livro caixa da Equipe de pesquisa histórica (1981-1984); livro de tesouraria da Igreja (1951, 1975-1979); livro de doações da Caixa de Socorros (s/d); livro Termo de Casamento Religioso (1960,1970, 1986); livro de registro da Comissão de Pregação ao ar livre (1934-1936); livro de registro de avisos e circulares da Escola Vitória (1987-1989); livro registro do secretário da União da Mocidade Batista (1930-1939); livro registro de professores da Escola Bíblica Dominical (1945-1948); Livro de relatórios da Escola Bíblica Dominical (1916-1921, 1929-1940); álbum fotográfico de senhoras; álbum fotográfico de senhores; álbum de recortes referentes à PIBRJ; rol de membros (1885-1939); lista de presença ao Museu e à Exposição do Centenário; livro de estatísticas (1909-1920)

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

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