Visualizar impressão Fechar

Mostrando 1294 resultados

Descrição arquivística
Visualizar impressão Hierarchy Visualizar:

62 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

Sindicato Avulso em Capatazias e Arrumadores no Comércio Armazenador do Município do Rio de Janeiro

  • BR RJSINPACACAMRJ SINPACACAMRJ
  • Fundo/Coleção
  • 1905 - 2000

Fotos de cidades brasileiras (principalmente capitais); foto registrando comemoração no sindicato (sem identificação); fotos dos presidentes do sindicato; livros de ponto das mensalidades; livros de presenças; livro de receita; livro de índice do arquivo; atas de reunião de diretoria; ata de posse de diretoria; atas de assembléias gerais; indicador de matrícula por ordem; livro de contas correntes; livro de despesas; livros de contas de encarregados; ata de presença a diversas solenidades; propostas de admissão; protocolo de correspondência; livros de associados falecidos; livro de ouro; recibos de salários; prestação de contas; livros de matrícula de associados; livros de desconto de verbas destinadas à construção do prédio; índices de associados; livro de quitação mensal, livro de associados aposentados; livro de movimentação bancária; livro de listagem de associados; livro de dependentes e associados; livro do hospital / atendimento médico; livros de turmas de trabalhadores; livro diário; livro de pagamentos de associados; livro fiscal; livro de medicamentos; livro de conta corrente de assistência médica; livro do Departamento de Assistência Social; livro de anotações de acidentes; mapa de movimento diário de mercadorias e fichas com fotos de associados.

Sindicato Avulso em Capatazias e Arrumadores no Comércio Armazenador do Município do Rio de Janeiro

Helena Bronca

  • BR RSAHRS HB
  • Fundo/Coleção
  • 1976 - 2002

Documentação particular resultante da luta para descobrir o paradeiro do corpo de José Huberto Bronca. Integram essa documentação: correspondências (textuais e manuscritas), relatórios, informes, poemas, fotos, recortes de revistas e recortes de jornais

Bronca, Helena

Acervo Particular Sinara Fajardo

  • BR RSAHRS SSQ
  • Fundo/Coleção
  • 1989 - 1993

Encontram-se documentos do tipo: Inquéritos Policiais Militar: Compostos por Termo de Declarações, ocorrências, ofícios, depoimentos, resoluções, entre outros, que compõem que comprovam os abusos contra os cidadãos e a democracia cometidos por policiais militares. Além dos abusos, em alguns inquéritos, sobretudo o instaurado na cidade de Pelotas, consta a formação de um novo tipo de policial militar – que não concordava com a formação com resquícios da época do período autoritário – e, não são bem vistos pela corporação (sendo referidos como “subversivos”) e acabam sofrendo atentado de vida. • Depoimentos produzidos pela CPI da Espionagem Política: Diferentes testemunhas utilizadas como prova para constar nos autos da CPI. • Relatório e Pareceres: Feitos pela CPI de modo a prestar contas sobre o andamento desta. Nesses documentos são detalhados os esquemas de alegações que a CPI da Espionagem Política fazia, inclusive constando gráficos mostrando a quantidade de documentação produzida por órgãos públicos quanto a perseguição e informação aos movimentos sociais (quais e a quantidade de informação de cada um), atividades partidárias (da mesma forma, quais e a quantidade de informação sobre cada um) e outros, e também quanto ao ano. • Correspondência Expedida: Cartas enviadas onde constam informações sobre solicitação desde apoio à sociedade civil e entidades públicas para a criação da CPI da Espionagem Política. Há pedidos de documentos (ordens, informes Inquéritos Policiais, entre outros) mandados para a SCI, polícia civil, polícia militar. • Correspondência Recebida: Conjunto de cartas com as respostas as solicitações de pedido de apoio, pedido de informações e também quanto a solicitação de envio de documentos. • Esquemas de Ação: Manuscritos que compõem de forma precisa de que maneira os membros da CPI da Espionagem Política pensaram na montagem da Comissão, perguntas aos depoentes, seleção de documentos a apresentar, entre outros que configuram a estratégia de ação pretendida pela CPI. • Cartilhas: Documentos que foram produzidos para a formação de policiais militares no período ditatorial e no período democrático, cartilha de treinamento utilizado pela Escola do Panamá, histórico sobre a atuação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, como operava a Secretaria de Segurança Pública, entre outros. • Recorte de Jornais: De modo que se acompanha a repercussão que a CPI da Espionagem Política teve no debate público.

Fajardo, Sinara Porto

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa

  • BR RJMRAHI EP
  • Coleção
  • 1886 a 1966

Contém documentos textuais e visuais, principalmente do período da presidência (1919-1922), tais como: a viagem de regresso ao Brasil ao ser eleito; o centenário da Independência do Brasil; retratos de membros da Casa Civil e Militar da Presidência, de familiares e de viagens ao México e Buenos Aires. Mapas de estados e regiões brasileiras da Inspetoria de Obras Contra a Seca (1910 - 1919). Documentos particulares como diplomas da Romanum Consilium Sodalicci e da Ordem El Sol del Peru. Documentação produzida após o falecimento do titular como comunicações de pêsames e comemoração pelo centenário de seu nascimento.

Pessoa, Epitácio Lindolfo da Silva

Getúlio Vargas

  • BR RJMRAHI GV
  • Coleção
  • 1825 -1984

A Coleção Getúlio Vargas reúne textos, discursos, declarações, destacando-se: avaliações sobre o governo Vargas; correspondência sobre assuntos pessoais e políticos; documentos referentes à nomeações, promoções e concessões de títulos; e diplomas a terceiros. Há também documentos pessoais pertencentes a Getúlio Vargas e sua família, tais como diplomas, títulos, homenagens, estampas, discos, recortes de jornais, cartões de visita e blocos de anotações; documentos produzidos após o falecimento de Getúlio Vargas, relativos às investigações sobre sua morte, seu aniversário e questões políticas. Há ainda fotografias e cartões postais com registros de Vargas, seus familiares, personalidades e manifestações políticas. Constam, também, álbuns fotográficos de diversas instituições, cidades e países, oferecidos a Getúlio Vargas.

Vargas, Getúlio Dornelles

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa

  • BR RJIHGB ACP55
  • Fundo/Coleção
  • 1840 a 1941

O fundo reúne cartas, telegramas, cartões, ofícios, pareceres, laudos, artigos, notas, recibos, despachos, entrevistas, manifestos, convites, discursos, trabalhos, recortes de jornais, diplomas, títulos e material iconográfico acumulados pelo titular.

Pessoa, Epitácio Lindolfo da Silva

Hermes da Fonseca

  • BR RJMHN HF
  • Coleção
  • 1885 a 1914

O acervo arquivístico consta de diplomas, panfletos e correspondência referente a nomeações, a revolta da Armada, pedido de anistia dos marinheiros do couraçado Minas Gerais, campanha eleitoral, homenagens e felicitações; fotografias do titular, de sua esposa, do primeiro ministério do governo Hermes da Fonseca, álbuns de manobras militares e visita a fábrica de material bélico na Alemanha. O acervo museológico é formado por busto, dólmãs e sobrecasaca.

Fonseca, Hermes Rodrigues da

Administração da Floresta da Tijuca

  • BR RJANRIO TA
  • Fundo/Coleção
  • 1785 - 1901

Correspondência oficial dos administradores da floresta com a Inspetoria Geral de Obras Públicas, minutas de relatórios, mapas de controle do trabalho executado e dos instrumentos utilizados, relação do pessoal empregado na administração da floresta, orçamentos para construção de armazéns da Companhia Docas de D. Pedro II, correspondência sobre estabelecimento de linhas pela Companhia de Carris Urbanos, anotações sobre encanamento de águas fluviais e metragem de ruas.

Administração da Floresta da Tijuca

Administração do Porto do Rio de Janeiro

  • BR RJANRIO 01
  • Fundo/Coleção
  • 1903 - 1950

Documentação de pessoal: folhas de pagamento de diaristas e mensalistas de várias seções, oficinas e armazéns. Documentação contábil-financeira, administrativa e, em volume reduzido, técnica.

Administração do Porto do Rio de Janeiro

Antonio do Nascimento Moreno

  • BR RJANRIO FZ
  • Fundo/Coleção
  • 1972 - 1988

Filmes de ficção usando a técnica do desenho animado.

Moreno, Antônio do Nascimento

Antônio Ferreira Viana

  • BR RJANRIO OZ
  • Fundo/Coleção
  • 1891

Biografias sobre o titular. Cartas do titular a seu neto e a D. Pedro II. Soneto de Luís Delfino dedicado a Ferreira Viana. Artigo de autoria do titular \"Conferência dos divinos\". Carta de seu neto, Paulo José Pires Brandão, a Guilherme Auler, oferecendo documentos relativos ao seu avô. Fotografias reproduzindo quadros ou bustos retratando o titular, da sessão do parlamento brasileiro de 10/05/1888.

Viana, Antônio Ferreira

Arnaldo Luís Fontes

  • BR RJANRIO TF
  • Fundo/Coleção
  • 1978 - 1985

A coleção se compõe de cópias eletrostáticas de documentos produzidos para o projeto Memória da Empresa Brasileira de Notícias (EBN), constando de depoimentos de servidores dos órgãos oficiais de informação para o projeto, boletim da EBN n. 12, relação dos decretos de criação dos órgãos oficiais de notícias, relação nominal dos respectivos diretores, aula sobre a megacomunicação no Brasil.

Fontes, Arnaldo Luís

Arturo Ricardo Uranga Zinny

  • BR RJANRIO GC
  • Fundo/Coleção
  • 1993

Ficção inspirada em contos de fadas sobre as aventuras de três jovens, dirigido por Arturo Uranga, produzido por Bruno Stroppiana e Arturo Uranga.

Zinny, Arturo Ricardo Uranga

Associação Latino-Americana de Arquivos

  • BR RJANRIO 1Z
  • Fundo/Coleção
  • 1976 - 1988

Correspondência, projetos, atas, informes, publicações referentes às atividades da Associação, ao Conselho Internacional de Arquivos, a eventos, entre congressos e reuniões e a planos de trabalho de médio prazo. Contém também fotografias.

Associação Latino-Americana de Arquivos

Bacuri Produções Limitada

  • BR RJANRIO KF
  • Fundo/Coleção
  • 2001 - 2002

Sobras de filme de ficção produzido e dirigido por Isa Albuquerque (Isacy Maria Albuquerque Ferreira e Silva).

Íris Cinematográfica, Bacuri Produções Limitada

Barão de Aquino

  • BR RJANRIO Z3
  • Fundo/Coleção
  • 1871 - 1920

Constituído de 12 livros contábeis, entre eles balanços, registro de despesas, registro de entrada de sócios, referentes às firmas Pinheiro, Irmãos & Ribeiro, Soares, Quartin, Silveira & Cia. e as fazendas Santa Mônica, São Sebastião e Nossa Senhora da Conceição do Paquequer, além de diplomas emoldurados de várias irmandades.
A documentação registra de forma detalhada, todo o movimento das fazendas, plantio, colheita e comercialização do café, pastagem de gado, pagamento de escravos, meeiros e agregados, relação dos pertences das sociedades.

Pinheiro, José de Aquino

Barão de Cocais

  • BR RJANRIO R8
  • Fundo/Coleção
  • 1848 - 1862

Cartas familiares de Ana Casemira a seu pai e a seu marido, Bernardo Antonio Nascentes Pinto.

Cunha, José Feliciano Pinto Coelho da

Barão de Loreto

  • BR RJANRIO QF
  • Fundo/Coleção
  • 1864 - 1891

Correspondência do titular com Temístocles Aranha, conselheiro Dantas, José Lustosa da Cunha Paranaguá e com o conselheiro Saraiva, entre outros, sobre a Companhia de Menores Aprendizes Marinheiros, instrução pública no estado do Amazonas, estabelecimento de banco comercial em Manaus e assuntos de ordem particular.

Dória, Franklin Américo de Meneses

Bernardo Pereira de Vasconcelos

  • BR RJANRIO P7
  • Fundo/Coleção
  • 1819 - 1849

Pareceres das seções de Justiça e de Negócios Estrangeiros do Conselho de Estado, projeto de regulamento do imposto do selo e sua arrecadação. Impresso sobre a reforma do Correio. Sentenças cíveis de formais de partilha. Correspondência referente às funções do titular como advogado, ministro da Fazenda e conselheiro ordinário de Estado.

Vasconcelos, Bernardo Pereira de

Resultados 1 até 20 de 1294