Fundo/Coleção FX - José Lafayette Silviano do Prado

Área de identidad

Código de referencia

BR RJANRIO FX

Título

José Lafayette Silviano do Prado

Fecha(s)

  • 1945 - 2011 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo/Coleção

Volumen y soporte

Iconográfico(s) -cartaz(es) - 4 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 265 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 0,84 m

Área de contexto

Nombre del productor

(1932 - 2003)

Historia biográfica

José Lafayete Silviano do Prado nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 8 de abril de 1932. Formado em engenharia civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), iniciou sua carreira profissional como engenheiro residente da Sociedade Construtora Triângulo, desenvolvendo trabalhos de construção rodoviária e ferroviária no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Nesse período, uma de suas principais obras foi a construção da rodovia Belo Horizonte-Brasília.
Diretor de Edificações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP), entre 1959 e 1960, participou de projetos estratégicos de construção de Brasília, tendo sido, por exemplo, o responsável técnico pela execução da estrutura de concreto armado do corpo principal da Catedral de Brasília, pelas instalações de canteiro e obras complementares à mesma estrutura, sem ônus para a Companhia.
Diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), entre os anos de 1961 e 1966, foi o primeiro presidente do Grupo Executivo de Integração de Transportes (1966) e idealizador da Consultoria Brasileira de Engenharia de Transportes (TRANSCON S/A), da qual assumiu o cargo de diretor-presidente da empresa.
Participou de missões oficiais no Brasil e no exterior a mando do Governo brasileiro e de organismos internacionais, como o Banco Mundial (BIRD), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Corporación Andina de Fomento (CAF) e a Junta del Acuerdo de Cartagena (JUNAC).
Com vários trabalhos publicados na área de engenharia, transportes e política, participou como conferencista de diversos congressos e workshops e foi condecorado com as medalhas Mérito Tamandaré, concedida pelo ministro da Marinha, e Christiano Otoni, como engenheiro de maior destaque no setor de Transportes, concedida pelo Governo de Minas Gerais.

Institución archivística

Historia archivística

Doação efetuada por Maria das Mercêz Silviano do Prado, viúva do titular, em 12 de julho de 2011, data do termo de doação, cujo extrato foi publicado no Diário Oficial da União, n. 134, Seção 3, p. 95, em 14 de julho (cf. proc08060.000195/2011-56, de 19 de abril de 2011).

Origen del ingreso o transferencia

Prado, Maria das Mercês Silviano do - 2011 - doação - 5

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Correspondência, pareceres, relatórios e projetos relativos à implantação e desenvolvimento do Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes (GEIPOT), estudos sobre meios e vias de transporte, engenharia civil e a construção de Brasília, com destaque para a construção da catedral. Intensa correspondência profissional e pessoal com Jânio Quadros, incluindo artigos de jornais e de revistas e cartazes de propaganda sobre este último, candidato a prefeito e ao governador do estado de São Paulo.
Álbuns fotográficos sobre a Ponte da Amizade, inaugurada em 26 de março de 1965, durante o Governo Castelo Branco e fotografias relativas ao lançamento do livro de autoria do titular, intitulado Transporte e corrupção.
Relatórios impressos e periódicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Amazonas, do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP) e do Instituto de Pesquisas do Congresso.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Identificado

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

  • español
  • inglés
  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Banco de dados Memórias Reveladas. Rio de Janeiro, 2009-... Disponível em: . - Não impressos

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Coordenação de Documentos Escritos. Equipe de Documentos Privados. Fundo José Lafayete Silviano do Prado (FX): instrumento provisório dos documentos textuais. Rio de Janeiro, 2011. 19 p. - Não impressos

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Data
Data de produção alterada de 1961 a 1997 para 1945 a 2011 (27 jul. 2018).

Notas

Dimensões
Dimensões textuais alteradas de 1,97m para 0,84m (27 ju. 2018).

Notas

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la institución

BR RJANRIO

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Completo

Fechas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Fuentes

Área de Ingreso

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados