Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1971 - 2010 (Produção)
Nível de descrição
Fundo/Coleção
Dimensão e suporte
Formato(s) digital(is) -disco(s) ótico(s) - cd(s) - 5 item(ns)
Formato(s) digital(is) -disquete(s) - 7 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 11 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 12 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 0,56 m
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Lúcia Veloso Maurício nasceu em 1 de setembro de 1951, no Rio de Janeiro (RJ), filha de Hélio Vecchio Alves Maurício e Déa Veloso Maurício. Nos anos 1960 e 1970, foi militante da organização Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Esteve presa por motivos políticos entre agosto de 1971 e setembro de 1974. Casou-se, na prisão, em 10 de março de 1972, com seu companheiro Alex Polari de Alverga, também preso político. Nessa ocasião, mudou o nome para Lúcia Maurício de Alverga, voltando a usar o nome de solteira após a separação do casal. É graduada em Letras pela Universidade Santa Úrsula (1982), mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1990), doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e pós-doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madrid (2011). Foi diretora de capacitação do magistério durante a implantação dos Centros Integrados de Educação Pública (Ciep), entre os anos de 1992 e 1994; consultora da Fundação Darcy Ribeiro de 1998 a 2006; professora adjunta do Mestrado em Educação da Universidade Estácio de Sá entre os anos de 2003 e 2008, onde exerceu também as funções de coordenadora adjunta do Mestrado em Educação e coordenadora da linha de pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas. É professora adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo exercido a função de coordenadora adjunta do Mestrado em Educação dessa instituição no biênio 2009-2010.
Entidade custodiadora
História arquivística
Doação pela titular Lúcia Veloso Maurício, 2010, processo n. 00320.000177/2010-73.
Procedência
Maurício, Lúcia Velloso - 2010 - recolhimento - 21
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os documentos escritos são compostos por: correspondência trocada por Lúcia Maurício com familiares e amigos, inclusive durante o período em que esteve presa; roteiro de filme sobre a titular; anotações referentes às suas atividades entre 1973 e 1974; dissertação de mestrado de autoria da titular; documentos referentes à sua atuação política e à de terceiros, incluindo prontuários, informes, relatórios, declarações, reproduções de fotografias, recortes de jornal e certidões; requerimento, cartas e outros documentos tratando da emissão de atestado negativo de antecedentes político-sociais, para que a titular pudesse assumir cargo para o qual fora aprovada em concurso público em 1976; poemas, ilustrações e textos de autoria de terceiros; denúncia de assassinato de presos políticos; legislação estadual (RJ) referente à reparação a pessoas detidas e torturadas sob a acusação de terem participado de atividades políticas entre 1964 e 1979, que ficaram sob a guarda dos órgãos públicos do estado do Rio de Janeiro; anotações com nomes e telefones.
Discos óticos (CD) e disquetes 3 ½” contendo transcrições de cartas e reproduções de fotografias e textos.
Avaliação, selecão e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Identificado
Organização
O trabalho de identificação do acervo foi realizado mantendo-se a ordenação original em que se encontravam os documentos, acondicionados em pastas e envelopes. Grampos metálicos foram retirados, e pastas de plástico foram substituídas por folderes de papel alcalino.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- francês
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Fundo Lúcia Velloso Maurício (GL): instrumento provisório dos documentos textuais e iconográficos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2012. 17 p. - Não impressos
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Estado de Conservação
2/2/2012 - Bom -
Nota
Outras
Fonte: e-mail 2/2/2012.
Nota
Responsável da descrição
Beatriz Moreira Monteiro
Aline Camargo Torres
Nota
Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Coordenação de Documentos Escritos - CODES
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
- português do Brasil