Coleção MMM - Marco e Mário Morel

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL MMM

Título

Marco e Mário Morel

Data(s)

  • 1979 - 1988 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Bibliográfico(s) -periódico(s) - 16 item(ns)
Iconográfico(s) -cartaz(es) - 3 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 57 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 0,02 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1960-)

Biografia

Marco Morel nasceu em 1960 e, no fim dos anos 1970 e meados dos anos 1980, tinha uma atividade mista de pesquisa e militância na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em movimentos de educação popular e alfabetização de adultos e em movimentos na favela, próximos da Igreja ou de associações de moradores. De gravador em punho, registrou alguns comícios, palestras, debates e programas eleitorais que surgiam no processo de crise do regime militar. Segundo Marco Morel, era uma perspectiva intelectual de retomar e repensar, na prática política, os movimentos que haviam sido interrompidos pelo golpe de 1964. Em 1981 organizou, na ABI, o Seminário "Repensando o Centro Popular de Cultura", do qual os depoimentos sobre o tema geraram também gravações ou entrevistas. Às vésperas dos 40 anos da Revolução Cubana (1989) realizou entrevistas sobre o tema. Graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e fez Mestrado e Doutorado em História na UFRJ e Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, respectivamente. É professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atua na área de História do Brasil Império, com ênfase nos temas da história política, cultural e da imprensa.

Nome do produtor

(1937-2014)

Biografia

Mário Morel nasceu em Santos, São Paulo, no ano de 1937. Jornalista, ficou conhecido por uma série de reportagens que denunciavam a corrupção na polícia do Rio de Janeiro e que foram publicadas em 1958. Trabalhou nos jornais "Última Hora" e "Diário da Noite". Durante três décadas acompanhou a vida familiar, social e política de Luiz Inácio Lula da Silva para publicar, em 1981, um ano após a fundação do PT, o livro Lula o metalúrgico: anatomia de uma liderança.

História arquivística

Nos fins dos anos 1970 e meados dos anos 1980, Marco Morel tinha uma atividade mista de pesquisa e militância, basicamente na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em movimentos de educação popular e alfabetização de adultos e em movimentos de favela, de algum modo próximos da Igreja ou de associações de moradores. De gravador em punho registrou alguns comícios, palestras, debates, programas eleitorais, etc, que surgiam no processo de crise do regime militar. Em 1981 organizou, na ABI, o Seminário "Repensando o Centro Popular de Cultura", do qual os depoimentos sobre o tema geraram também gravações ou entrevistas.
O material relativo aos movimentos de educação e cultura popular da década de 1960 inserido na coleção, foi coletado e agrupado no início dos anos 80. Segundo o doador, era uma perspectiva intelectual de retomar e repensar, na prática política, os movimentos que haviam sido interrompidos pelo golpe de 1964.
Às vésperas dos 40 anos da Revolução Cubana (1989) realizou as entrevistas específicas sobre o tema, constante na coleção.
O pai do doador, Mário Morel, durante três décadas acompanhou a vida familiar, social e política de Luis Inácio Lula da Silva, para publicar, em 1981, um ano após a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), o livro Lula o metalúrgico: anatomia de uma liderança, pela Editora Nova Fronteira, do Rio de Janeiro.
A doação foi feita por intermédio do Prof. Sidney Chalhoub.

Procedência

Morel, Marco - 1960 - 0 - doação - 14/08/2002

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Gravações do debate Formação de Novos Partidos, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI-RJ), 1979; gravações de programas políticos do PT; do Comício na Candelária-RJ,1984; palestras do Seminário “Repensando o Centro Popular de Cultura”, 198_; depoimento Betinho sobre Revolução Cubana e o Brasil, 1988; depoimento Luis Carlos Prestes,1988;palestra de D. Paulo Evaristo Arns, 1982. Material utilizado para a elaboração do livro Lula o metalúrgico, anatomia de uma liderança, de autoria de Mário Morel. Contém, além das entrevistas publicadas e não publicadas no livro, artigos de jornais que subsidiaram o trabalho.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Não organizado

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Dimensões
04 folhetos, 50 documentos textuais, 47 artigos de jornais.

Nota

Responsável pela descrição
Sidney Chalhoub

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados