Museu Paranaense

Área de identificação

Identificador

PRMP

Forma autorizada do nome

Museu Paranaense

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

  • MP

Tipo

  • Publico do Executivo Estadual

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Kellers, 286 - São Francisco

Localidade

Curitiba

Região

Paraná

Nome do país

Brasil

CEP

80.410-100

Telefone

55 41 3304-3300

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

O Museu Paranaense tem como missão permitir o acesso da sociedade ao conhecimento do patrimônio científico, cultural e artístico por meio de pesquisa, exposições, preservação do acervo e divulgação dos resultados dos estudos sobre o Paraná e o Brasil. Para tanto, realiza pesquisas, estudos e procedimentos de salvaguarda e conservação desses objetos e documentos.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Governo do Paraná - Secretaria de Estado da Cultura

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O Museu Paranaense possui hoje um acervo de aproximadamente 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, mobiliário, armas, uniformes, indumentárias, documentos, mapas, fotos, filmes, discos, máquinas, equipamentos de diversas espécies, moedas, medalhas, porcelanas, pinturas em diversas técnicas e esculturas, além de grande acervo arqueológico (lítico, cerâmico e biológico), antropológico (cestaria, plumária, armas, adornos e cerâmicas indígenas), retratos a óleo da antiga Pinacoteca do Estado. Entre 1979 e 2005 recebeu três grandes acervos. O primeiro foi o acervo de Vladimir Kozák, naturalista tcheco, que viveu em Curitiba entre 1928 e 1979. Nele encontramos pinturas, desenhos, aquarelas, fotografias, filmes e documentos que retratam os índios do Paraná e do Brasil. O segundo acervo veio do Banco do Estado do Paraná. Após a privatização do Banestado, seu museu foi desativado. São documentos, óleo sobre tela, objetos, fotos, livros e uma coleção de moedas, cédulas e medalhas, os quais foram transferidos para o Museu Paranaense. E o terceiro acervo adquirido em 2004 pelo Governo do Paraná pertenceu ao extinto Museu Coronel David Carneiro, com mais de 5.000 itens, entre peças de mobiliário, obras de arte, livros, documentos, numismática, ferramentas, utensílios, porcelanas, indumentária e armaria, com ênfase na história dos conflitos militares ocorridos no Paraná. O acervo do Museu Paranaense é mostrado ao público, em exposições abertas e gratuitas, nas salas de exposições de longa duração. Em 2013 foram incorporados ao Museu Paranaense os acervos do extinto Museu do Mate Leão (cerca de 1.200 itens), do Memorial da Impressora Paranaense (150 itens) e do Museu da Indústria Todeschini (cerca de 300 itens), acrescentando ao Museu um importante acervo relativo à indústria paranaense dos séculos XIX e XX.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De terça a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Condição de acesso e uso

A consulta ao acervo é feita por agendamento prévio.

Acessibilidade

Visitas virtuais: acesse o Museu Virtual sem sair de casa ou por wi-fi dentro do museu. Algumas exposições também estão disponíveis on-line.

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Visitas guiadas: agende com antecedência pelos telefones (41) 3304-3305/3304-3309 ou pelo e-mail educativo_museupr@seec.pr.gov.br.

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR PRMP

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Bicentenário da Independência do Brasil, 1822-2022 (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua Kellers, 286 - São Francisco
Curitiba, Paraná
BR 80.410-100