Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1978 - 1981 (Produção)
Nível de descrição
Fundo/Coleção
Dimensão e suporte
Filmográfico(s) -sem especificação - 2 item(ns)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Filho de Elias José e de Maria Aparecida Guimarães Chediak, começa sua carreira como ator no filme O Homem que Roubou a Copa do Mundo (1963) de Victor Lima, ao lado de Grande Otelo, Ronald Golias, Herval Rossano e Renata Fronzi.[1]
No teatro atua, em 1962, na peça Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, sob a direção de Paulo Afonso Grisolli. Escreve em 1966 seu primeiro roteiro para o filme Na Onda do Iê-Iê-Iê, de Aurélio Teixeira, em parceria com o diretor e Renato Aragão. Os Viciados (1968) é sua primeira realização cinematográfica. Com Aurélio Teixeira, foi responsável pelo argumento e pelo roteiro do filme Mineirinho, Vivo ou Morto (1967).[2] e da adaptação de "O Meu Pé de Laranja Lima" em 1970. Roteirizou todos os filmes que dirigiu: A navalha na carne, Dois perdidos numa noite suja, Bonitinha, mas ordinária, Perdoa-me por me traíres, entre outros tantos. Tem crônicas publicadas em vários jornais.
Entidade custodiadora
História arquivística
Acervo encaminhado originalmente em regime de comodato (cf. processo 00320.000144/2003-DV) em 5 de fevereiro de 2003.
O contrato foi assinado com o Arquivo Nacional em 24 de abril de 2003, prevendo-se renovação automática a cada cinco anos. O extrato do termo foi publicado no Diário Oficial da União de 7 de maio de 2003 (Extrato de comodato n. 21/2003, DOU, n. 86, Seção 3, p. 1).
Este acervo, até 12 de março de 2018, era recuperado no bojo do acervo registrado como Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (código de referência BR RJANRIO D0).
Procedência
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 21
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Longas-metragens produzidos e dirigidos pelo titular.
Avaliação, selecão e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Copyright - Brás Chediak -
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Dimensões
Dimensões aguardam confirmação da área competente.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
- português do Brasil