Fundo/Coleção R7 - Visconde de Cairu

Identity area

Reference code

BR RJANRIO R7

Title

Visconde de Cairu

Date(s)

  • 1800 - 1836 (Creation)

Level of description

Fundo/Coleção

Extent and medium

Textual(is) -sem especificação - 0,17 m

Context area

Name of creator

(1756 - 1835)

Administrative history

José da Silva Lisboa nasceu em Salvador, Bahia, a 16/06/1756 e faleceu no Rio de Janeiro, a 20/08/1835. Ouvidor em Ilhéus (1780), desembargador da Relação da Bahia, advogado, professor de economia política, jornalista, deputado da Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, fez parte da direção da Imprensa Régia (1808-1826), da Casa da Suplicação e foi senador (1826), aposentando-se em 1828, como magistrado. Através destes cargos, tornou-se o assessor mais assíduo de D. João, influindo nas principais medidas que este tomou em benefício da economia do país, como a que abriu os portos brasileiros às nações amigas e a que permitiu o estabelecimento de manufaturas no Brasil. Publicou diversas obras, como \"Memórias dos benefícios políticos do governo do El-Rei nosso senhor D. João VI\", \"Observações sobre o comércio franco no Brasil\", \"Observações sobre a franqueza da indústria e estabelecimento de fábricas no Brasil\", \"Observações sobre a prosperidade do estado pelos liberais princípios da nova legislação do Brasil\", \"Refutação das declarações contra o comércio inglês\", \"História dos principais sucessos políticos do Império do Brasil\".

Archival history

Este fundo recebeu anteriormente o código AP1. Em 2015, em função de mudanças de depósito no Arquivo Nacional, a documentação foi reacondiconada e o instrumento de pesquisa foi revisto. As descrições foram inseridas na Descrição Multinível do Sistema de Informações do Arquivo Nacional.

Immediate source of acquisition or transfer

Lisboa, Bento - 1850 - doação - 18

Content and structure area

Scope and content

Correspondência ativa, passiva e de terceiros. Recortes de jornais, de artigos do titular e outros. Poesias e poemas do titular. Publicações, caricaturas e convites referentes à atuação do titular como deputado estadual de Santa Catarina. Estudos do titular sobre a Revolução Farroupilha, História Geral do Brasil. História e Geografia de Santa Catarina, Anita Garibaldi, Visconde de Sinimbu, Bento Gonçalves e João Caetano da Silva. Fotografias de Virgílo Várzea, seus familiares e amigos, personalidades ilustres, locais públicos no Rio Grande do Sul, prédios históricos como as residências onde nasceram Anita Garibaldi (SC) e Oswaldo Cruz (SP) e vistas de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Documentos cartográficos referentes aos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina, ilha da Trindade e Portugal.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Organizado totalmente

Organização
Em ordem cronológica.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Relação de caixas do fundo Visconde de Cairu. Rio de Janeiro, 1984, 5 p. dat. - Não impressos

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Publication note

MORAES, Eugenio Vilhena de. Perfil de Cayru. Rio de Janeiro: Companhia Brasiloeira de Artes Gráficas, 1958. 126p. (Publicações Históricas, 42) - Impressos, em livros e folhetos

Notes area

Note

Responsável da descrição
Debora Pereira Crespo

Note

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Alternative identifier(s)

Access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

BR RJANRIO

Rules and/or conventions used

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation revision deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Sources

Accession area

Related people and organizations

Related genres

Related places