Fundo/Coleção R7 - Visconde de Cairu

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO R7

Título

Visconde de Cairu

Data(s)

  • 1800 - 1944 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 0,17 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1756 - 1835)

História administrativa

José da Silva Lisboa nasceu em Salvador, Bahia, a 16/06/1756 e faleceu no Rio de Janeiro, a 20/08/1835. Ouvidor em Ilhéus (1780), desembargador da Relação da Bahia, advogado, professor de economia política, jornalista, deputado da Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, fez parte da direção da Imprensa Régia (1808-1826), da Casa da Suplicação e foi senador (1826), aposentando-se em 1828, como magistrado. Recebeu a titulação de visconde de Cairu em 1826. Por meio destes cargos, tornou-se o assessor mais assíduo de D. João, influindo nas principais medidas que este tomou em benefício da economia do país, como a que abriu os portos brasileiros às nações amigas e a que permitiu o estabelecimento de manufaturas no Brasil. Publicou diversas obras, como \"Memórias dos benefícios políticos do governo do El-Rei nosso senhor D. João VI\", \"Observações sobre o comércio franco no Brasil\", \"Observações sobre a franqueza da indústria e estabelecimento de fábricas no Brasil\", \"Observações sobre a prosperidade do estado pelos liberais princípios da nova legislação do Brasil\", \"Refutação das declarações contra o comércio inglês\", \"História dos principais sucessos políticos do Império do Brasil\".

Entidade custodiadora

História arquivística

Este fundo recebeu anteriormente o código AP1. Em 2015, em função de mudanças de depósito no Arquivo Nacional, a documentação foi reacondiconada e o instrumento de pesquisa foi revisto. As descrições foram inseridas na Descrição Multinível do Sistema de Informações do Arquivo Nacional.

Procedência

Lisboa, Bento - 1850 - doação - 18

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Correspondência ativa, passiva e de terceiros. Recortes de jornais, de artigos do titular e outros. Poesias e poemas do titular. Publicações, caricaturas e convites referentes à atuação do titular como deputado estadual de Santa Catarina. Estudos do titular sobre a Revolução Farroupilha, História Geral do Brasil. História e Geografia de Santa Catarina, Anita Garibaldi, Visconde de Sinimbu, Bento Gonçalves e João Caetano da Silva. Fotografias de Virgílo Várzea, seus familiares e amigos, personalidades ilustres, locais públicos no Rio Grande do Sul, prédios históricos como as residências onde nasceram Anita Garibaldi (SC) e Oswaldo Cruz (SP) e vistas de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Documentos cartográficos referentes aos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina, ilha da Trindade e Portugal.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado totalmente

Organização
Em ordem cronológica.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Relação de caixas do fundo Visconde de Cairu. Rio de Janeiro, 1984, 5 p. dat. - Não impressos

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

MORAES, Eugenio Vilhena de. Perfil de Cayru. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, 1958. 126p. (Publicações Históricas, 42) - Impressos, em livros e folhetos

Área de notas

Nota

Responsável da descrição
Debora Pereira Crespo

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados