Fundo/Coleção 01 - Administração do Porto do Rio de Janeiro

Zone d'identification

Cote

BR RJANRIO 01

Titre

Administração do Porto do Rio de Janeiro

Date(s)

  • 1903 - 1950 (Production)

Niveau de description

Fundo/Coleção

Étendue matérielle et support

Textual(is) -sem especificação - 14 m

Zone du contexte

Nom du producteur

(1936 - 1967)

Histoire administrative

A Administração do Porto do Rio de Janeiro (APRJ), autarquia federal, foi criada pela lei n. 190, de 16 de janeiro de 1936, subordinada ao Ministério da Viação e Obras Públicas. O decreto n. 621, de 1 de dezembro de 1936, regulamentou o órgão, estabelecendo como suas principais competências a exploração comercial e os melhoramentos do porto do Rio de Janeiro. Este regulamento foi aprovado pelo decreto n. 2.902, de 1 de agosto de 1938. O decreto-lei n. 3.198, de 14 de abril de 1941, confirmou essas atribuições e tornou o órgão responsável pela administração do pessoal que trabalhava no porto. Em 4 de junho de 1960, o decreto n. 48.270 modificou a competência do órgão, que passou a ser realizar as obras de melhoramento e ampliação das instalações portuárias, sua reparação, conservação, renovação e a exploração industrial e comercial do porto do Rio de Janeiro. O decreto-lei n. 256, de 28 de fevereiro de 1967, extinguiu a APRJ e autorizou a criação da Companhia Docas do Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério dos Transportes.

Histoire archivistique

A documentação foi transferida ao Arquivo Nacional, em 1969, pelo Ministério dos Transportes.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Ministério dos Transportes (Brasil) - 1969 - recolhimento - 23

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Documentação de pessoal: folhas de pagamento de diaristas e mensalistas de várias seções, oficinas e armazéns. Documentação contábil-financeira, administrativa e, em volume reduzido, técnica.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Organizado totalmente
Cronológica - Espécie/tipo.

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Com restrição - Necessidade de prévio aviso

Conditions de reproduction

Langue des documents

  • pt_br

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Coordenação de Documentos Escritos. Equipe de Documentos do Executivo e do Legislativo. Fundo Administração do Porto do Rio de Janeiro (01): inventário sumário dos documentos textuais e impressos. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional. 2012. 67 p. - Não impressos

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Identificação e localização de documentos da Administração do Porto do Rio de Janeiro - 1903/1950. - Não impressos

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Companhia Docas do Rio de Janeiro -BR RJANRIO Z9

Descriptions associées

Zone des notes

Note

Responsável da descrição
Carlos Alfredo Linhares Fábio

Note

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Ébauche

Niveau de détail

Moyen

Dates de production, de révision, de suppression

2016-03-22

Langue(s)

  • pt_br

Sources

Zone des entrées

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés