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Praça Cívica, nº 2 - Centro
Goiânia, Goiás
BR 74003-010
Arquivo Histórico Estadual de Goiás
O Arquivo Histórico Estadual é o espaço da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) que abriga e organiza os documentos mais antigos e históricos do Estado. Sua origem está ligada aos primeiros tempos de Goiânia. Até 1924 competia a cada secretaria a custódia e a manutenção dos documentos.
O nome Arquivo Público do Estado foi mantido, já em Goiânia, pela Lei n.º 441, de 8 de dezembro de 1944 e passou a ser subordinado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Em 1961, o arquivo passou a ser chamado Arquivo Geral do Estado e foi anexado à Secretaria de Administração, recém-criada.
O nome Arquivo Público do Estado foi mantido, já em Goiânia, pela Lei n.º 441, de 8 de dezembro de 1944 e passou a ser subordinado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Em 1961, o arquivo passou a ser chamado Arquivo Geral do Estado e foi anexado à Secretaria de Administração, recém-criada.
O Arquivo Histórico Estadual tem início com o Decreto 169/74 que alterou o Decreto nº 180, de 24 de julho de 1967, passando o seu controle da Secretaria de Administração para a Secretaria de Educação e Cultura.
Por esse decreto, a documentação considerada permanente ou histórica que se encontrava no Arquivo Geral do Estado, passou a pertencer ao Departamento Estadual de Cultura, da Secretaria de Educação e Cultura (Lei nº 5613 de 13/11/1964). Este ato só foi efetivado em 1976, quando iniciou-se a organização do Arquivo Histórico Estadual. Em 1987, o Arquivo histórico Estadual ganha sede definitiva.
O Arquivo Histórico Estadual é uma unidade da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da secretaria. Tem a finalidade de receber, localizar, recolher, reunir, recuperar, preservar, organizar e divulgar o patrimônio documental do poder público, visando estimular estudos e pesquisas que revelem a memória e as raízes históricas do Estado. Os arquivos são classificados em Corrente, Intermediário e Permanente.
Os documentos recebidos e produzidos em todas as repartições públicas integram o chamado arquivo corrente, que está abrigado nas próprias repartições, em uso.
Quando sua procura torna-se esporádica e eventual, passam a fazer parte do chamado arquivo intermediário, abrigado nos órgãos e no chamado Arquivo Geral do Estado.
Depois disso, os documentos serão analisados e selecionados em função do seu valor histórico/cultural, devendo ser abrigados pelo Arquivo permanente, categoria em que estão incluídos os Arquivos históricos dos Estados.
Gestão, custódia e guarda de documentos dos séculos XVIII, XIV e XX.
Documentos da Administração Estadual, relatórios governamentais, regulamentos, leis, decretos e periódicos.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Consulta aberta ao público
Reprodução digital.
BR GOAHEGO
Final
Parcial