Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1842-1956 (Creación)
Nivel de descripción
Fundo
Volumen y soporte
Iconográfico: 95 fotografias. Textual: 172 metros lineares. 373 livros, 497 caixas e 26 relatórios impressos.
Área de contexto
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
O acervo é formado, basicamente, por registros de ocorrências e operações policiais, livros de rol de culpados, estatísticas criminais, informações sobre presos e documentos administrativos.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
- Os documentos encontram- se organizados conforme as seguintes séries:
-
- Correspondência recebida
- 1.1 Presidência da Província
- 1.2 Corpo Policial
- 1.3 Delegacia de Polícia
- 1.4 Magistratura
- 1.5 Diversos
-
- Correspondência expedida
-
- Gabinete de Identificação e Estatística Criminal
-
- Matrícula de autoridades, funcionários, policiais e réus
-
- Pessoal
-
- Finanças
-
- Contratos
-
- Ocorrências policiais
-
- Operações policiais
-
- Diversas séries: Tesouraria da Fazenda Provincial, Administração dos Correios, Diretoria Geral de Obras Públicas dentre outros
-
- Expediente
-
- Construção e Manutenção de Cadeias e Quartéis
-
- Assistência a Alienados
-
- Guarda Civil da Capital e Inspetoria de Veículos
-
- Serviço Médico Legal e Pronto Socorro Policial
-
- Relatórios
-
- Fotografias
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
A pesquisa é feita por meio dos originais, exceto os relatórios, que são consultados por meio de microfilmes. As fotografias foram digitalizadas e são consultadas por meio do sistema informatizado de pesquisa na internet.
Condiciones
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
- inventário do Fundo Chefia de Polícia
- Relatórios da Secretaria de Polícia de Minas Gerais
- Sistema informatizado de pesquisa.
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Final
Nivel de detalle
Parcial
Fechas de creación revisión eliminación
Idioma(s)
- portugués de Brasil
Fuentes
Nota del archivista
Em junho de 2000 os documentos provenientes da Secretaria de Polícia e da Chefia de Polícia foram reunidos em um único conjunto denominado Chefia de Polícia. A documentação foi organizada em várias fases de trabalho, com equipes distintas. Dessa forma, as séries 8 - Ocorrências policiais e 9 - Operações policiais apresentam caixas com ementa dos documentos, e outras contendo apenas a localidade. Na terceira etapa do Projeto Memória do Estado (2010-2013) foi concluída a organização da documentação da Chefia de Polícia A partir dessa organização foram acrescentadas ao arranjo 5 novas séries, a saber: série 11- Expediente, série 12- Construção e manutenção de cadeias e quartéis, série 13- Assistência a alienados, série 14- Guarda civil da capital e Inspetoria de veículos, e a série 15: Serviço médico legal e Pronto socorro policial. Na série 3 - Gabinete de Identificação e Estatística Criminal entraram os documentos referentes ao Serviço de investigações. Na série 14 - Guarda civil da capital e Inspetoria de veículos entraram os documentos referentes à Guarda Cívica, que foi fundada após a proclamação da República, em 1889, e extinta em 1911. Foram inseridos documentos no Fundo em 2021 e 2022.