Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Área de identificação

Identificador

RJUFRJEBA

Forma autorizada do nome

Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Av. Pedro Calmon n 550 – Cidade Universitária – Ilha do Fundão/RJ Prédio da Reitoria – 7º andar

Localidade

Rio de Janeiro

Região

Rio de Janeiro

Nome do país

Brasil

CEP

21.941-590

Telefone

Fax

E-mail

URL

www.eba.ufrj.br

Área de descrição

Histórico

A Escola de Belas Artes, unidade integrante do Centro Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, iniciou sua história com a criação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios por Decreto-Lei de D. João VI, de 12 de agosto de 1816. A Escola, no entanto, começou efetivamente a funcionar em 1826, com o nome de Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), em um prédio projetado por Grandjean de Montigny. Logo após a Proclamação da República, em 1890, a Academia Imperial passou a se chamar Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) e, em 1909, sua sede foi transferida para um edifício na Avenida Rio Branco, projetado pelo arquiteto Adolfo Morales de Los Rios. Edifício este que a Escola passaria a dividir com o Museu Nacional de Belas Artes a partir de sua criação em 1937. Antes disso, em 1931, a ENBA fora incorporada à recém criada Universidade do Rio de Janeiro – 1920 –, que em 1937 se tornaria a Universidade do Brasil.No ano de 1965, o ensino universitário sofreu uma série de reformulações. O governo federal padronizou os nomes das universidades, passando a Universidade do Brasil a se chamar Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano a Escola ganhou o nome de Escola de Belas Artes (EBA), sendo transferida, entre 1974 e 1975, para o prédio Jorge Machado Moreira projetado para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), no campus do Fundão.A missão da Escola de Belas Artes da UFRJ é a formação artística, cultural, técnica e científica dos estudantes, com ênfase na intersecção entre as atividades didáticas e os vários setores profissionais ligados aos campos da arte, do design e da cultura. Sua atual estrutura equilibra legados artísticos e culturais com abordagens da arte contemporânea e técnicas inovadoras. Orientada pelos conceitos de inter e transdisciplinaridade, a Escola oferece formas múltiplas de aprendizagem, visando a qualidade e a diversidade da produção artística e acadêmica.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Formação artística, técnica e científica dos estudantes, orientando-os nos métodos da educação criadora e no estudo de todos os aspectos da visualidade, como meio de conhecimento, expressão, construção e integração do homem à sociedade e ao meio ambiente.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Centro de Letras e Artes (CLA)

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Acervo arquivístico de caráter permanente referente à administração da escola e à gestão do seu ensino. Corresponde aos documentos da antiga Academia Imperial de Belas Artes (AIBA); aos documentos referentes ao período de funcionamento como Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), a partir de 1890, no período republicano; e àqueles do período de funcionamento como Escola de Belas Artes (EBA), a partir de 1967.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Para pesquisa imediata, o Arquivo Histórico dispõe do arquivo digitalizado referente aos documentos da antiga Academia Imperial (depois Escola Nacional de Belas Artes), que está disponibilizado integralmente na internet através do site do Museu, no endereço: http://docvirt.com/MuseuDJoaoVI/

Área de acesso

Horário de funcionamento

O Pesquisador deverá agendar previamente a consulta pelo e-mail arquivohistorico@eba.ufrj.br.

Condição de acesso e uso

Consulta aberta ao público. Há restrição de acesso a documentos que estejam em fase de organização técnica. Há restrições também de acordo com o estado físico do documento a ser consultado.

É necessário o preenchimento do Formulário de Atendimento e a assinatura do Termo de Responsabilidade, instrumento que define condições e determina responsabilidades no uso das informações.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Sem restrição, mediante autorização.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJUFRJEBA

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Av. Pedro Calmon n 550 – Cidade Universitária – Ilha do Fundão/RJ Prédio da Reitoria – 7º andar
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
BR 21.941-590