Fundo/Coleção QL - Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO QL

Título

Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais

Data(s)

  • [1960] - 1974 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Bibliográfico(s) -livro(s) - 17 item(ns)
Filmográfico(s) -filme(s) cinematográfico(s) - 14 item(ns)
Iconográfico(s) -cópia(s) por contato - 5 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 30 item(ns)
Iconográfico(s) -negativo(s) fotográfico(s) - 9 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 10 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1961 - 1972)

História administrativa

Fundado oficialmente em 2 de fevereiro de 1962, no Rio de Janeiro, com estatutos registrados em 9 de dezembro de 1961, o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPÊS) resultou da fusão de grupos de empresários organizados no Rio e em São Paulo e rapidamente ganhou a adesão das classes produtoras das outras unidades da federação. Era dirigido por um Comitê Nacional, um Conselho Orientador, um Comitê Diretor e um outro Executivo.
O Instituto promoveu intensa campanha antigovernamental. Associando as propostas do governo ao comunismo, a entidade utilizou os mais diversos meios de comunicação na defesa da democracia e da livre iniciativa. Publicou artigos nos principais jornais do país, produziu uma série de 14 filmes de \"doutrinação democrática\", apresentados em todo o país, financiou cursos, seminários, conferências públicas, publicou e distribuiu inúmeros livros, folhetos e panfletos anticomunistas.
O IPÊS também atuou no financiamento de outras entidades contrárias ao governo João Goulart, tais como os círculos operários carioca e paulista, a Confederação Brasileira de Trabalhadores Cristãos, a Campanha da Mulher pela Democracia (CAMDE) do Rio, a União Cívica Feminina de São Paulo, o Instituto Universitário do Livro e o Movimento Universitário de Desfavelamento. O IPÊS-RJ auxiliava igualmente a Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra.
A participação do IPÊS na derrubada do governo Goulart, em 31 de março de 1964, pelos militares, foi, preferencialmente, resultado de um trabalho propagandístico. Todavia, isso não impediu que alguns de seus membros, individualmente, atuassem de maneira mais direta. O reconhecimento dos seus préstimos pelo regime militar ocorreu em 7 de novembro de 1966, quando foi declarado órgão de utilidade pública pelo decreto n. 40.131, de 25 de maio de 1962.
O IPÊS paulista foi completamente desativado em 1970, ao passo que o do Rio encerrou suas atividades em março de 1972.

Entidade custodiadora

História arquivística

O acervo do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPÊS) foi doado ao Arquivo Nacional (AN) por João José Batista Tubino em 1974 e incorporado a então Seção de Administração Descentralizada. Com a mudança do regimento do AN em 1975, o fundo passou a integrar a recém criada Seção de Arquivos Particulares e recebeu o código AP 25 que se transformaria, nos anos 1990, no código QL. Somente identificados, os documentos dispunham como meio de acesso uma relação de documentos por caixa que funcionava como instrumento de pesquisa, embora itens documentais complementares se apresentassem dispersos, em caixas diferentes.

Em 2013, a parcela textual do fundo foi selecionada pela Comissão Nacional da Verdade como de interesse para a integrar o Projeto de Reformatação de Documentos, tendo em vista atender às demandas por fontes documentais para pesquisa sobre violação de direitos humanos. O acesso aos documentos textuais foi, então, interrompido, de 10 de abril a janeiro de 2014, para tratamento técnico, digitalização e ocerização e, a partir de março de 2014, informações descritivas sobre os dossiês começaram a ser introduzidas no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN).

A equipe técnica pensava, a princípio, restringir-se à correção dos principais desvios de sequência e relacionamento. Porém, por se tratar de um acervo relativamente pequeno e de caráter predominantemente administrativo procedeu-se , por fim, à organização do fundo.
No que diz respeito à identificação, organização ou revisão da organização dos documentos iconográficos e das imagens em movimento, estas atividades técnicas deram-se, especialmente, na década de 1980 e 1990. Ainda assim, o acervo integrado por documentos iconográficos sofreu atualizações, com a transferência em 26 de novembro de 2013, pela Equipe de Documentos Privados à Equipe competente, de documentos do referido gênero ainda encontrados com a parte textual.

Procedência

Tubino, João José Batista - 1974 - doação - 1

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Atas, agendas de reuniões, discursos, convites, currículos, boletins, fichas e livros contábeis, estatutos, relatórios, recortes de jornais, programas, projetos, depósitos bancários, cursos, relatórios anuais, conferências e simpósios sobre democracia, igreja, regimes totalitários, programas e cursos educacionais anticomunistas.
Filmes referentes a problemas do Nordeste brasileiro, portos brasileiros, vida universitária, democracia, empresas de transportes, empresas e história do IPÊS.
Fotografias, cópias por contato e negativos fotográficos de entrega de diplomas de conclusão do curso do IPÊS, da abertura da linha naval Brasil-México, promovida pela Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) e do convés do navio Loide Guatemala.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado totalmente

Organização
A fim de atender com maior rapidez à solicitação da Comissão Nacional da Verdade, os documentos textuais foram organizados a partir de um quadro de arranjo que tomou por base o código de classificação por assunto do Arquivo Nacional. No arranjo, respeitou-se em alguns casos a denominação original e, em outros, a espécie e o tipo. Os dossiês foram mantidos tanto no seu conteúdo como a descrição, na medida do possível, como estavam montados anteriormente e inseridos nas séries estabelecidas. Após a organização, foi realizado o preparo para digitalização, a digitalização propriamente dita e a ocerização dos representantes digitais. A recuperação da notação anterior é feita pelo campo 6.1.1.1 - Notação Lógica. A associação das imagens digitalizadas aos dossiês está sendo feita à medida que os representantes digitais são liberados.

Os dossiês foram descritos de acordo com a Descrição Multinível Integrada, ordenados cronologicamente dentro das séries relacionadas a seguir:

COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO (QL.0.CDI) - dossiês compostos por publicações e material impresso editados pelo IPÊS como panfletos, boletins, informativos, relatórios, além de recortes de jornais e publicações de outras entidades;
CORRESPONDÊNCIA (QL.0.COR) - dossiês de correspondência expedidas e recebidas;
CURSOS (QL.0.CUR) - dossiês relativos aos cursos, conferências e eventos promovidos ou patrocinados pelo IPÊS;
ORÇAMENTO E FINANÇAS (QL.0.OFN) - dossiês composto por recibos de contribuintes do IPÊS, documentos de caixa, boletins de caixa, títulos em custódia, demonstração de receita e despesas, correspondência, recibos de despesa, resumo do movimento da tesouraria, livro diário, balanços gerais, movimento bancário, guias de recolhimento de imposto de renda;
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO (QL.0.OFU) - dossiês integrados por estatutos, regimentos internos, regulamentos, atas avulsas e livros de atas de reuniões da Diretoria, Conselhos, Grupos de Trabalho, Grupos de Trabalho, informações sobre o órgão, agendas e relatório apresentado à Comissão Parlamentar de Inquérito, relatórios anuais, fichas de inscrição no IPÊS, fichas de contribuintes do IPÊS;
PATRIMÔNIO (QL.0.PAT) - dossiês relativos bens imóveis, aquisição de material permanente e material de consumo, instalação e manutenção;
RECURSOS HUMANOS (QL.0.RHU) - composto de dossiês sobre legislação e obrigações trabalhistas, identificação funcional, recrutamento e seleção, folhas de pagamento e remuneração.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Estado de conservação

Restrição referente ao acervo filmográfico (nov. 2006).
Acesso aos filmes: O usuário deve seguir as orientações da entidade detentora para a consulta e manuseio dos documentos originais (dez. 2014).

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Catálogo de filmes do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais. Rio de Janeiro, 2000. 13 p. dig. - Não impressos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Fundo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (QL): instrumento provisório dos documentos textuais e iconográficos, Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2012. 52 p. - Não impressos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Fundo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (QL): catálogo de filmes. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2012. 13 p. - Não impressos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Relação de caixas do fundo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais. Rio de Janeiro, 1974. 28 p. dat. - Não impressos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Sysportal: catálogo online da Biblioteca do Arquivo Nacional. Rio de Janeiro. Disponível em: http://capela/scripts/sysbibli/sysportal.exe/index#8 - Não impressos
ASSIS, Denise. Propaganda e cinema a serviço do golpe (1962-1964). Rio de Janeiro: MAUAD/ FAPERJ, 2001. 100 p. Inclui fita VHS com 14 curtas de Jean Manzon produzidos pelo IPÊS e catálogo dos filmes. - Impressos, em livros e folhetos

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Na Instituição
mídia digital -Filmes
mídia digital -Documentos escritos

Outros Detentores
Comissão de Anistia (Brasil)
Ministério Público Federal (São Paulo)

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

ASSIS, Denise. Propaganda e cinema a serviço do golpe (1962-1964). Rio de Janeiro: MAUAD/ FAPERJ, 2001. 100 p. Inclui fita VHS com 14 curtas de Jean Manzon produzidos pelo IPÊS e catálogo dos filmes. - Impressos, em livros e folhetos
DREIFUSS, René Armand. 1964: a conquista do Estado: ação política, poder e golpe de classe. 2. ed. rev. Petrópolis: Vozes, 1981. 814 p. - Impressos, em livros e folhetos
LUSTOSA, Márcio da Silva. IPÊS, um golpe de classe. Trabalho de conclusão de curso de bacharel em história pela Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, 2007. 87 f. dig. - Não impressos

Área de notas

Nota

Dimensões
Dimensões textuais atualizadas de 13,20m para 10m (31/3/2014).
O projeto de Reformatação gerou 196.000 matrizes (cf. Relatório de status da digitalização, 27 maio 2014).

Nota

Outras
Notação anterior (até 1990): AP 25.
Cópias encaminhadas, a pedido, à Comissão de Anistia e ao Ministério Público em São Paulo, entre outubro e dezembro de 2018 (ver Bibliografia).

Nota

Variações de título
IPÊS

Nota

Responsável da descrição
Debora Pereira Crespo

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Coordenação de Documentos Escritos - CODES
Coordenação-Geral de Acesso e Difusão Documental - COACE

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Digitalização de acervos de interesse da Comissão Nacional da Verdade: relatório de status, atualizado em 27 de maio de 2014. 7 p. -Não impressos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Relatório das atividades em 1974. MAN: Mensário do Arquivo Nacional, v.6, n. 3, p.1-81, mar 1975.
-Impressos, em periódicos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil); COMISSÃO DE ANISTIA. Acordo de cooperação técnica. Rio de Janeiro, 5 out. 2018. Diário Oficial da União, n. 197, Seção 3, p. 111, 11 out. 2018. -Não definido
ARQUIVO NACIONAL (Brasil); MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (São Paulo). Correspondência. 2º sem. 2018. -Não impressos

Nota do arquivista

Crédito
Equipe Documentos Privados (2013-2014): Beatriz Moreira Monteiro – supervisora; Aline Camargo Torres; Ana Lúcia Jatahy Messeder; Mariza Ferreira de Sant’Ana; Sara Celeste Boechat Cordeiro
Estagiários (2013-2014): Thaís Moreno da Silva; Sabrina Arruda Gesumino Mendonça
Lucas Taranto Casemiro.
Equipe Documentos iconográficos: Bruna Andrade, Maria Lúcia Cerutti Miguel, Sérgio Lima.
Imagens em movimento (1982-2008): Agnaldo Neves Santos (1983 a 1991); Ana Maria de Lima Brandão (1993 a 1996); Clóvis Molinari Júnior (1982 a 1987 e 1992 a 2007); Elizabeth Trizuzzi (1985 a 1991); José Ivan Calou Filho (1997 a 2001); Marcus Vinicius Pereira Alves (1982 a 1986 e 1993 a 2008); Maria Amélia Gomes Leite (1991 a 1995); Mariana Lambert Passos Rocha (2006 a 2008); Túlio Alexandre Saeta (2001 a 2006).
Equipe do Projeto da Comissão Nacional da Verdade:
Beatriz Silva Moreira; Bianca Lessa Meireles; Cristine Cabral; Eduardo Seabra; Fabíula Maria Garcia Machado; Isaías Silvino; Janaína de Souza Estevão; Joyce Lima de Azevedo; Marcela Lucia Castro; Maria da Graça Estela de Souza; Marlos Marconi; Nayara Costa dos Santos Azevedo; Priscila Lessa; Rita de Cássia Cruz Miranda; Rosilda Chaves de Oliveira; Sonaly Raiany Vidal da Silva; Viviane de Azevedo Magalhães.

Agradecimentos
A todos os estagiários e terceirizados que colaboraram na organização e tratamento do acervo ao longo do tempo.

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados