Fundo/Coleção J2 - Maria da Glória Lisboa de Nin Ferreira

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO J2

Título

Maria da Glória Lisboa de Nin Ferreira

Data(s)

  • [1801? - 1900?] (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Cartográfico(s) -mapa(s) - 1 item(ns)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1916 -2008)

Biografia

Maria da Glória Lisboa de Nin Ferreira, filha de Raul Nin Ferreira e Carmem Ribeiro Lisboa Ferreira, nasceu em 8 de maio de 1916, em Petrópolis. Faleceu em 2008, aos 92 anos. Em fins da década de 1930, ingressou no Instituto de Educação e Formação de Assistentes Sociais, que funcionava no bairro de Botafogo e, simultaneamente, na Ação Católica. Mais tarde, o Instituto seria incorporado à PUC-Rio como Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro. Atuou em prol da organização da Escola de Serviço Social e na valorização da profissão de assistente social a partir de então.
Ao se formar, foi contratada pela Imprensa Nacional como assistente social, a convite de Rubens Porto, então à frente do órgão, lá permanecendo por cerca de três anos (1941-1944). O período na Imprensa foi marcado por iniciativas em prol da melhoria das condições de trabalho dos funcionários. Além da assistência propriamente dita aos funcionários, investiu na organização de um refeitório, na criação de uma biblioteca que atendia à família dos funcionários, na promoção de eventos, de cursos e atividades paralelas como culinária e trabalhos manuais.
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, inscreveu-se como voluntária para trabalhar pelo Exército americano na Europa, sendo destacada para a Alemanha. Nesse trabalho, que era também ligado à United Nations Relief and Rehabilitation Administration (UNRRA), ficou 8 anos, chegando ao posto de major. Atuou de diferentes formas: na recepção e assistência a deslocados, em hospitais, no movimento imigratório, assim como em diferentes cidades, como Kassel, Stuttgart, Munique. Foi no início dessa experiência que adquiriu o mapa, objeto da doação.
Ao retornar ao Brasil, passou a dar aulas na Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em Botafogo, e, paralelamente, engajou-se nas atividades da United Nations Catholic Organizations, localizada no Centro da cidade. Pouco tempo depois, foi convidada a aprimorar seus conhecimentos sobre deslocados/desalojados (displaced person), recebendo uma bolsa de estudos para os Estados Unidos e Canadá.
Novamente de volta ao Brasil, em meados da década de 1950, pela Ação Católica, passou a fazer alguns trabalhos com Dom Hélder Câmara. Junto com Dom Hélder e padre Fernando Dávila, Maria da Glória integrou a Comissão Brasileira de Imigração, pensada originalmente para assistir a movimentos migratórios do Nordeste para a região Sul e Sudeste e que acabou atuando, em paralelo, na realocação de imigrantes vindos de diferentes países e de diversas nacionalidades. Nesse trabalho, ficou por quinze anos, período também em que decidiu cursar Sociologia e Política na PUC-Rio.
Mais adiante, passou a dar aulas na Universidade do Brasil, mais tarde Universidade Federal do Rio da Janeiro (UFRJ), assim como na PUC-Rio.

Entidade custodiadora

História arquivística

O primeiro contato para doação remonta a 2013, feito por Miguel Nin Ferreira, sobrinho e herdeiro da titular do acervo, que manifestou interesse em realizar a doação. A visita técnica ao local onde se encontrava o documento foi realizada em 6 de setembro do citado ano. O termo de doação data de julho de 2014 (processo 08060.000597/2013-12).
A história do documento é revestida de elementos curiosos, alguns deles exigindo análises meticulosas relacionadas à data de produção e autenticidade. Conta-se que Maria da Glória Lisboa de Nin Ferreira adquiriu o documento por volta de 1947, de uma família residente às margens do rio Sena, em Paris, França, que se desfazia de seus bens no pós-guerra.
Até a doação, atribuía-se a autoria a Henricus Hondius (1596?-1651), membro de uma família de cartógrafos dos Países Baixos, dele constando uma data: 1629. Procedidas algumas análises prévias sobre as edições conhecidas do documento, exames do suporte e tinta empregada somente tiveram lugar após a efetiva entrada na instituição (cf. processo 08060.000597/2013-12.

Procedência

Ferreira, Miguel Nin - 2014 - doação - 7

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Mapa da América do Sul.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Identificado

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

SANTOS, José Luiz Macedo de Faria; SILVA, Antônio Gonçalves da. Arquivo Nacional: sobre o documento atribuído a Henricus Hondius. Rio de Janeiro, 2013-2014. 4p. - Não impressos

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Data assunto
1629 - Atribuida e Incerta

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

FERREIRA, Maria da Glória Lisboa de Nin. Maria da Glória
Lisboa Ferreira (depoimento, 2002). Rio de Janeiro, CPDOC/
Ministério da Previdência e Assistência Social - Secretaria de Estado de Assistência Social, 2002. 48p.
-Não impressos

SANTOS, José Luiz Macedo de Faria; SILVA, Antônio Gonçalves da. Arquivo Nacional: sobre o documento atribuído a Henricus Hondius. Rio de Janeiro, 2013-2014. 4p. -Não impressos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados