Coleção A1 - Memória Sindical de Santos – 1930-1964

Área de identificação

Código de referência

BR SPFAMS A1

Título

Memória Sindical de Santos – 1930-1964

Data(s)

  • 1990 - 1997 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Dado não disponível

Área de contextualização

Nome do produtor

(1992-)

História administrativa

A Fundação Arquivo e Memória de Santos teve início em 1992, quando foi criado o Centro de Memória, então vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. Passou a denominar-se Centro de Memória Cultural, em abril de 1993 e a responder à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. No final de 1994, passou à subordinação da Secretaria Municipal de Administração e recebeu o nome de Centro de Memória e Arquivo. Em 1995 a Administração Municipal, atribuiu autonomia administrativa e maior liberdade na busca de recursos humanos, técnicos e financeiros ao Centro de Memória, criando assim a Fundação Arquivo e Memória de Santos - FAMS.
Coleção Memória Sindical – 1930/1964: A história do movimento operário de Santos remete ao último quartel do século XIX, quando a cidade passou por imensas transformações. Nesse período foi construído o cais do Porto de Santos, criado o Centro Socialista de Santos, foi o período de grandes migrações para a cidade, a São Paulo Railway para escoar o café do interior paulista, e a obra de saneamento de Saturnino de Brito. Na década de 20 surge o Partido Comunista Brasileiro (PCB) de grande influência política em Santos e na organização sindical dos trabalhadores. Na década de 30 surgem os sindicatos, que após a ditadura de Vargas adquirem grande desenvoltura. Na década de 50 o movimento sindical amplia sua atuação, sendo no porto destaque os trabalhadores ligados aos sindicatos dos Operários, da Administração (Companhia Docas de Santos) e da Estiva. Nesse período dois partidos se destacam na cidade: O Partido Comunista brasileiro (PCB) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Temos na década de 60 o Fórum Sindical de Debates, e no Rio de Janeiro é criado o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), central única em nível nacional, presidida pelo estivador santista Osvaldo Pacheco da Silva. Esse processo tem uma interrupção violenta como golpe militar de 1964. O Projeto procurou estudar o período de 1930 a 1964 privilegiando os depoimentos dos chamados líderes sindicais, ou seja, dos trabalhadores com militância mais ativa nessa fase. Essa coleção tem valor importante para o Memórias Reveladas pois seus depoimentos relatam a fase dura da repressão pela qual passaram os trabalhadores de Santos na fase logo posterior ao Golpe de 64. Os depoimentos dos trabalhadores relatam as prisões torturas, perseguições, demissões e também as detenções no navio Raul Soares. Esse projeto foi coordenado pela Profª Conceição da Piedade Martins, sob a orientação do Profº Reinaldo Lopes Martins.

História arquivística

Acumulação decorrente do Projeto Memória Sindical de Santos 1930/1964. Iniciado na Secretaria de Cultura de Santos, o projeto foi transferido para o Centro de Memória e Arquivo de Santos, que por sua vez se transformou na Fundação Arquivo e Memória de Santos, que atualmente tem a sua guarda. Desde 1998 até 2008 a coleção sofreu desmembramentos de sua parte iconográfica e textual, que estão sendo avaliadas. Em 2008 a documentação audiovisual passou por processo de recuperação e digitalização para ser disponibilizado para consulta pública.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Áudio de entrevistas com militantes sindicais atuantes entre as décadas de 30 a 60; Livro “Memória Sindical de Santos1930/1964” coordenado pela Profª Conceição da P. Martins; Fotografias relativas a eventos sindicais, reuniões, visitas de autoridades, greves, manifestações, entre outros.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em fase de organização

Organização
A coleção está passando por ordenação

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Em tratamento técnico

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Listagem das gravações - Não definido

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Identificação

Notação Anterior
BR SPFAMS,XX A1

Nota

Data Assunto
1930-1964

Nota

Estado de Conservação
30/6/2009 - Bom

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SPFAMS

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

MARTINS, Conceição da Piedade. Memória Sindical de Santos 1930 – 1964. Santos: Fundação Arquivo e Memória de Santos, 1997. -Não definido

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados