Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1967 - 1989 (Produção)
Nível de descrição
Fundo/Coleção
Dimensão e suporte
Filmográfico(s) -filme(s) cinematográfico(s) - 20 item(ns)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Osvaldo Caldeira, cineasta, nasceu em Belo Horizonte em 1943. Diretor de filmes de média e longa-metragem.
Entidade custodiadora
História arquivística
Em junho de 2002, o Museu de Arte Moderna declarou-se incapaz de guardar adequadamente em suas dependências matrizes de filmes brasileiros que integravam o acervo da Cinemateca, sendo estas, então, redestinadas a outras instituições. O Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, foi uma das instituições que passou a abrigar parte do acervo, por escolha dos proprietários das matrizes, estabelecendo-se o regime de comodato como uma das formas mais comuns de regulação e formalização da entrada na instituição. Mesmo após a lei municipal n. 3.531, de 7 de abril de 2003, que declarou a Cinemateca do MAM patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, o que fez com que a transferência de matrizes para outras instituições fosse interrompida, o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro continuou a ser procurado pelos produtores de filmes para abrigar a sua produção.
O material em questão deu entrada em 30 de outubro de 2002, sendo firmado um termo de comodato entre Osvaldo Caldeira e o Arquivo Nacional em 23 de fevereiro de 2003. O referido termo foi publicado no Diário Oficial da União em 11 de março de 2003 (ano ..., n. 111, Seção 3, p. 1, Extrato de comodato 15/2003.). Ver proc. 00320.000070/2003.
Procedência
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 15
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Filmes de ficção com temáticas variadas: um louco que sai do hospício (O grande mentecapto), uma cidade desaparecida chamada Rio de Janeiro (Telejornal), o líder indígena Ajuricaba (Ajuricaba), o cantor Orlando Silva (Orlando Silva), Joaquim José da Silva Xavier na Inconfidência Mineira (Tiradentes), o relacionamento entre trabalhadores no Vale do Roncador (Trabalhar na pedra) e a Gaiola de Avatsiu, este último voltado para crianças.
Avaliação, selecão e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Organizado totalmente
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Pelo contrato de comodato, o Arquivo Nacional acha-se autorizado a utilizar, sem fins comerciais, cópia do material depositado em suas pesquisas e eventos, bem como a exibi-lo em suas dependências (processo 00320.000333/2002-96, f. 3).
Condiçoes de reprodução
Copyright - Osvaldo Caldeira
Mediante autorização do detentor dos originais.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
- português do Brasil