Fundo/Coleção VB0 - Roland Corbisier

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO VB0

Título

Roland Corbisier

Data(s)

  • 1871 - 2005 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Filmográfico(s) -fita(s) videomagnética(s) - 3 item(ns)
Formato(s) digital(is) -disco(s) ótico(s) - cd(s) - 2 item(ns)
Iconográfico(s) -sem especificação - 330 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 11 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 4,76 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1914 - 2005)

Biografia

Roland Cavalcanti de Albuquerque Corbisier nasceu na cidade São Paulo em nove de outubro de 1914, filho de Gabriel Corbisier e Dulce Cavalcanti de Albuquerque Corbisier. Em 1936, graduou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), tendo sido também aluno da Faculdade de Filosofia de São Bento. Entre os anos de 1934 e 1945, participou do movimento integralista, tendo contribuído com o semanário A Ofensiva. Em 1939, ingressou, por concurso, no ensino público estadual de São Paulo, assumindo o cargo de professor de filosofia, no qual permaneceu até 1954.
Nos anos 1940, atuou como professor de filosofia e conferencista em instituições diversas, como colaborador dos jornais O Estado de São Paulo e A Manhã e, ainda, como diretor da Divisão de Ação Social da Reitoria da USP. Participou também, nesse período, da fundação do Centro de Estudos Jackson de Figueiredo e do Instituto Brasileiro de Filosofia, onde proferiu conferências e foi diretor de cursos. Foi um dos fundadores da Livraria Planalto e da revista Colégio, assumindo a direção de ambas.
Em 1952, participou da criação do Instituto de Sociologia e Política, sendo eleito diretor da entidade. Nesse período, juntamente com Hélio Jaguaribe, Rômulo de Almeida, Cândido Mendes de Almeida, Inácio Rangel e Evaldo Correia de Lima, entre outros, integrou o Grupo de Itatiaia, entidade para estudo dos problemas brasileiros que se reunia no último final de semana de cada mês no Parque Nacional de Itatiaia (RJ).
Em 1953, participou da fundação do Instituto Brasileiro de Economia, Sociologia e Política (IBESP), que reunia formalmente o Grupo de Itatiaia.
Em 1954, Corbisier mudou-se para o Rio de Janeiro, exonerando-se do cargo de professor do estado de São Paulo e passando a trabalhar no Ministério da Educação e Cultura (MEC), primeiramente como assessor de gabinete, depois como contratado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, em seguida, como secretário da Assistência Técnica de Educação e Cultura do MEC (1954 - 1955).
Em 1955, o IBESP, criado em 1953, daria origem, por meio do decreto n. 37.608, ao Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), órgão vinculado ao MEC, tendo Corbisier assumido o cargo de diretor-executivo até 1960.
Na década de 1950, Corbisier foi também colaborador do jornal Tribuna da Imprensa.
Em 1960, ingressou no Partido Trabalhista Brasileiro, tendo sido deputado na Assembleia Constituinte do estado da Guanabara (1961 - 1963), e deputado federal pelo mesmo estado (1963 - 1964).
Em 1963, foi nomeado procurador-adjunto substituto da Justiça do Trabalho.
Corbisier teve seu mandato legislativo cassado no dia seguinte à promulgação do ato institucional n. 1, em abril de 1964, quando foi também extinto o ISEB. Ele, assim como os professores e diretores do ISEB, foi arrolado no inquérito policial-militar instaurado para apurar as atividades do órgão. Em setembro do mesmo ano, foi demitido do cargo de procurador, ao qual seria reintegrado nos anos 1980.
Em 1965, esteve preso no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), no Batalhão de Guardas e na Polícia do Exército, acusado de negociar o apoio dos comunistas para a eleição de Negrão de Lima ao governo da Guanabara.
Nas décadas de 1970 e 1980, Corbisier foi assessor editorial da Enciclopédia Mirador Internacional, fundou a revista Clima e foi membro do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), voltando a ministrar cursos e a proferir conferências nas áreas de filosofia, política e estética.
Roland Corbisier publicou 24 livros, além de artigos, traduções e prefácios.
Faleceu em dez de fevereiro de 2005.

Entidade custodiadora

História arquivística

O contato visando à doação dos documentos ao Arquivo Nacional foi feito, em nome da doadora, pela senhora Margareth Guimarães Martins, por meio de mensagem eletrônica no dia seis de agosto de 2009. A senhora Margareth Guimarães Martins foi responsável pela elaboração de uma listagem preliminar do conteúdo de seis pastas que compunham o conjunto documental. A referida listagem foi encaminhada ao Arquivo Nacional também no dia seis de agosto de 2009, e integra o processo 00320.000351/2009-44, que registra a entrada do fundo Roland Corbisier na instituição.
Acervo doado pela viúva, Rosália Queirós da Cunha, em 22 de janeiro de 2010 (processo 00320.000351/2009-44). Extrato de doação publicado em: Diário Oficial da União, Seção 3, ano 147, n. 43, p. 1, 5 mar. 2010.

Procedência

Cunha, Rosália Queirós da - 2010 - doação - 4

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentos escritos:
Documentos de caráter pessoal e de identificação civil e acadêmica do titular, tais como carteiras de identidade, carteiras de trabalho, título de eleitor, passaportes, carteiras de associações, caderneta bancária, diplomas, certificados, fichas de filiação a entidades, certidão, declaração, certidão de óbito, notas fiscais, recibos, documentos referentes a bens e a transações econômicas, registro de ocorrência de roubo, requerimento de cancelamento de multa de trânsito, orçamento odontológico, relações de despesas domésticas, documentos referentes a viagens do titular, anotações de telefones e endereços de terceiros, folhas de rosto de livros com dedicatória ao titular. Correspondência escrita e recebida pelo titular, ou ainda trocada entre terceiros, incluindo correspondência enviada por terceiros a familiares do titular com manifestações de pesar por seu falecimento. Documentos referentes às atividades políticas do titular, tais como cópias de prontuários de órgão de segurança e informação; documentos referentes ao Inquérito Policial Militar (IPM) que investigou atividades do Partido Comunista Brasileiro, bem como ao IPM destinado a apurar atividades do ISEB, incluindo denúncia contra o titular, depoimento, texto de defesa e habeas corpus em favor do titular; documentos sobre o Conselho Superior das Classes Produtoras (Conclap), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), a União Trabalhista e o Centro Cívico Getúlio Vargas; sobre campanha eleitoral do titular e sobre sua atuação como deputado estadual da Guanabara; sobre recurso contra o decreto-lei que instituiu a censura prévia de livros e periódicos no país. Documentos referentes às atividades profissionais do titular, incluindo documentos de caráter administrativo referentes a cargos e funções, tais como nomeações, atos de concessão de licenças e contracheques; currículos; documentos sobre o Centro de Estudos Jackson de Figueiredo, a Livraria do Planalto, o Instituto Brasileiro de Filosofia, o Centro Brasileiro de Cultura, o Centro Brasileiro de Filosofia, o Centro de Estudos Brasileiros, o Centro de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos e o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB); documentos referentes a cursos ministrados pelo titular e por terceiros no ISEB e em outras entidades, tais como listagem de inscritos, programas, bibliografias, anotações, trabalhos de alunos e textos diversos; documentos referentes a projetos editoriais da Editora Saga. Textos de autoria do titular, tais como verbetes, artigos, crônicas, poemas, originais de livros e anotações. Documentos referentes à edição e à divulgação de livros do titular, incluindo processo acerca da reedição do livro Enciclopédia Filosófica. Textos de autoria de terceiros, e textos sem identificação de autoria. Recortes de jornais e revistas.
Documentos iconográficos:
Fotografias de família, de encontros com líderes políticos, como Juscelino Kubitschek, João Belchior Marques Goulart, Luís Inácio Lula da Silva, dentre outros. Retratos do titular etc..
Imagens em movimento:
Vídeos contendo testemunho por ocasião dos 40 anos do ISEB, aulas e conferências do titular.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Identificado

Organização
A identificação dos documentos escritos foi feita entre abril de 2013 e maio de 2015. A maior parte da documentação encontrava-se originalmente acondicionada em pastas de plástico ou papelão, com etiquetas de identificação do conteúdo. A primeira etapa do trabalho consistiu na higienização dos documentos, com a retirada de grampos metálicos e a substituição das pastas por fôlderes de papel alcalino. Posteriormente, foi feita uma identificação sumária do conteúdo de cada pasta, de acordo com o arranjo original da documentação. Percebeu-se que, em muitos casos, o conteúdo não correspondia ao título original das pastas, e que estas comumente reuniam tipos documentais variados, referentes a eventos diversos. Optou-se então pelo desmembramento de parcela significativa das pastas originais, buscando agrupar documentos afins. Nos casos em que o conteúdo da pasta foi mantido tal como doado ao Arquivo Nacional, o título original consta indicado na descrição. Os documentos escritos encontram-se ordenados em 350 dossiês, dispostos sequencialmente da seguinte maneira:
Documentos de identificação civil e acadêmica – dossiês 1 a 6;
Documentos pessoais – dossiês 7 a 17;
Correspondência – dossiês 18 a 76;
Atividades políticas – dossiês 77 a 90;
Atividades profissionais – dossiês 91 a 150;
Produção intelectual do titular – dossiês 151 a 268;
Produção intelectual de terceiros – dossiês 269 a 298;
Recortes de jornais e impressos – dossiês 299 a 350.
Esses critérios, utilizados para ordenação dos dossiês, não correspondem a níveis de descrição e não são excludentes – o que significa dizer que é possível encontrar textos de autoria do titular junto às suas atividades profissionais (como aqueles apresentados em cursos), recortes de jornais junto à sua produção intelectual (como no caso de artigos publicados) ou documentos de identificação civil em meio a registros de sua atividade política (caso, por exemplo, das carteiras da Ação Integralista Brasileira e da Câmara dos Deputados).

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • italiano
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

CHATELET, François. Logos e praxis. Tradução de Roland Corbisier. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Autobiografia filosófica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Brasília e o desenvolvimento nacional. Rio de Janeiro: MEC, ISEB, 1960. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Consciência e nação. São Paulo: Revista Colégio, 1950. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Enciclopédia filosófica. Petrópolis: Vozes, 1974; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Filosofia e crítica radical. São Paulo: Duas Cidades, 1976. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Filosofia política e liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Formação e problema da cultura brasileira. Rio de Janeiro: MEC, ISEB, 1958. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Hegel: textos escolhidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Imagens da Suíça. São Paulo: Embaixada da Suíça, 1953. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Introdução à filosofia, tomo I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Introdução à filosofia, tomo II, 1ª parte (Filosofia grega). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Introdução à filosofia, tomo II, 2ª parte (Cristianismo e renascimento). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Introdução à filosofia, tomo II, 3ª parte (Cartesianismo). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Introdução à filosofia, tomo II, 4ª parte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Introdução à filosofia, tomo II, 5ª parte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. JK e a luta pela Presidência. São Paulo: Duas Cidades, 1976. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Os intelectuais e a revolução. Rio de Janeiro: Avenir, 1980. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Raízes da violência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Reforma ou revolução?. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Responsabilidade das elites. São Paulo: Martins, 1956. - Impressos, em livros e folhetos
CORBISIER, Roland. Situação e problemas da pedagogia. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 1952. - Impressos, em livros e folhetos
ELLUL, Jacques. A técnica e o desafio de século. Tradução e prefácio de Roland Corbisier. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968. - Impressos, em livros e folhetos
FOUGEYROLLAS, Pierre. A filosofia em questão. Tradução e prefácio de Roland Corbisier. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. - Impressos, em livros e folhetos
LEFEBVRE, Henri. Metafilosofia. Tradução e apresentação de Roland Corbisier. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. - Impressos, em livros e folhetos
MEMMI, Albert. Retrato do colonizador precedido pelo retrato do colonizado. Tradução e prefácio de Roland Corbisier. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. - Impressos, em livros e folhetos
SARTRE, Jean-Paul. O fantasma de Stalin. Tradução de Roland Corbisier. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. - Impressos, em livros e folhetos

Área de notas

Nota

Dimensões
Dimensões documentos iconográficos e sonoros estão apenas estimadas.

Nota

Outras
Informações iniciais para cadastramento encaminhadas por AN/CODES em 25 de janeiro de 2010. Atualizações efetuadas posteriormente.
Parte da biblioteca do titular foi doada, anteriormente, à Biblioteca Nacional e à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Nota

Responsável da descrição
Aline Camargo Torres
Bruna de Andrade Silva

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

ABREU, Alzira Alves de. O ISEB e o desenvolvimentismo. Dossiê Os anos JK: o governo de Juscelino Kubitschek. CPDOC [Seção Navegando na história, online]. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2015. -Impressos, em periódicos
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara: informações e produtos parlamentares. Disponível em: http://www.alerj.rj.gov.br/center_arq_aleg_prod_link3.htm. Acesso em: 22 jun. 2015. -Impressos, em periódicos
CASTANHO, Sérgio. Corbisier: o intelectual da cultura brasileira. Trabalho apresentado no 4º Congresso Brasileiro de História da Educação. Departamento de Educação da Universidade Católica de Goiás, 2006. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2015. -Impressos, em periódicos
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil. Ação Integralista Brasileira (AIB). Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AeraVargas1/anos30-37/RadicalizacaoPolitica/AIB. acesso em 18 maio 2015. -Impressos, em livros e folhetos
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil. Jackson de Figueiredo. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2015. -Impressos, em livros e folhetos
JACKSON, Luiz Carlos. A sociologia paulista nas revistas especializadas (1940-1965). Tempo Social, São Paulo, v. 16. n. 1, p. 263-283, jun. 2004. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2015. -Impressos, em periódicos

Nota do arquivista

Crédito
Documentos escritos: Beatriz Moreira Monteiro (supervisora); Aline Camargo Torres, Leonardo Augusto Silva Fontes, Marco André Baloussier Âncora da Luz, Sara Celeste Boechat Cordeiro (profissionais do quadro); Hugo Pacheco, Mateus Gomes Ferreira, Taís Sampaio Sanchez, Thaís Moreno da Silva (estagiários).

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados