Fundo/Coleção AT8 - Roman Bernard Stulbach

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO AT8

Título

Roman Bernard Stulbach

Data(s)

  • 1971 - 1984 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Filmográfico(s) -sem especificação - 8 item(ns)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1947-2013)

Biografia

Entidade custodiadora

História arquivística

Em junho de 2002, o Museu de Arte Moderna declarou-se incapaz de guardar adequadamente em suas dependências matrizes de filmes brasileiros que integravam o acervo da Cinemateca, sendo estas, então, redestinadas a outras instituições. O Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, foi uma das instituições que passou a abrigar parte do acervo, por escolha dos proprietários das matrizes, estabelecendo-se o regime de comodato como uma das formas mais comuns de regulação e formalização da entrada na instituição. Mesmo após a lei municipal n. 3.531, de 7 de abril de 2003, que declarou a Cinemateca do MAM patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, o que fez com que a transferência de matrizes para outras instituições fosse interrompida, o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro continuou a ser procurado pelos produtores de filmes para abrigar a sua produção.
O material em questão deu entrada em 30 de outubro de 2002, sendo firmado um termo de comodato entre Roman Bernard Stulbach e o Arquivo Nacional em 19 de fevereiro de 2003. O referido termo foi publicado no Diário Oficial da União em 25 de fevereiro de 2003 (ano 140, n. 41, Seção 3, p. 1, Extrato de comodato n. 13/2003.). Ver proc. 00320.000055/2003-DV.

Procedência

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 30

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Filmes documentários e de ficção, a maior parte produzida e/ou dirigida por Roman Stulbach, abordando temas como a morte de militantes da Ação Popular e a anistia, as belezas da Bahia, vida e obra de Saul Steinberg, a festa folclórica de Zambiapunga, Canudos e Antonio Conselheiro e a missa do Galo.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado totalmente

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Pelo contrato de comodato firmado, o Arquivo Nacional acha-se autorizado a utilizar de forma integral ou parcial, sem fins comerciais, cópias das obras audiovisuais depositadas em pesquisas, eventos e exibições em suas dependências, bem como dar acesso a terceiros sob a forma de consulta.

Condiçoes de reprodução

Copyright - Roman Bernard Stulbach

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados