Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1971 - 1984 (Produção)
Nível de descrição
Fundo/Coleção
Dimensão e suporte
Filmográfico(s) -sem especificação - 8 item(ns)
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História arquivística
Em junho de 2002, o Museu de Arte Moderna declarou-se incapaz de guardar adequadamente em suas dependências matrizes de filmes brasileiros que integravam o acervo da Cinemateca, sendo estas, então, redestinadas a outras instituições. O Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, foi uma das instituições que passou a abrigar parte do acervo, por escolha dos proprietários das matrizes, estabelecendo-se o regime de comodato como uma das formas mais comuns de regulação e formalização da entrada na instituição. Mesmo após a lei municipal n. 3.531, de 7 de abril de 2003, que declarou a Cinemateca do MAM patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, o que fez com que a transferência de matrizes para outras instituições fosse interrompida, o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro continuou a ser procurado pelos produtores de filmes para abrigar a sua produção.
O material em questão deu entrada em 30 de outubro de 2002, sendo firmado um termo de comodato entre Roman Bernard Stulbach e o Arquivo Nacional em 19 de fevereiro de 2003. O referido termo foi publicado no Diário Oficial da União em 25 de fevereiro de 2003 (ano 140, n. 41, Seção 3, p. 1, Extrato de comodato n. 13/2003.). Ver proc. 00320.000055/2003-DV.
Procedência
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 30
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Filmes documentários e de ficção, a maior parte produzida e/ou dirigida por Roman Stulbach, abordando temas como a morte de militantes da Ação Popular e a anistia, as belezas da Bahia, vida e obra de Saul Steinberg, a festa folclórica de Zambiapunga, Canudos e Antonio Conselheiro e a missa do Galo.
Avaliação, selecão e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Organizado totalmente
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Pelo contrato de comodato firmado, o Arquivo Nacional acha-se autorizado a utilizar de forma integral ou parcial, sem fins comerciais, cópias das obras audiovisuais depositadas em pesquisas, eventos e exibições em suas dependências, bem como dar acesso a terceiros sob a forma de consulta.
Condiçoes de reprodução
Copyright - Roman Bernard Stulbach
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
- português do Brasil