Fundo SF - Secretaria das Finanças

Área de identificação

Código de referência

BR MGAPM SF

Título

Secretaria das Finanças

Data(s)

  • 1893-1968 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Textual: 6,55 metros lineares – 41 livros, 13 caixas e 52 relatórios impressos.

Área de contextualização

Entidade custodiadora

História arquivística

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O fundo é composto por documentos referentes à contabilidade, impostos, taxas e contas nominais, inscrições dos contribuintes do Imposto Territorial Rural, balancetes, contratos de transmissão intervivos, termos de visita, correspondências e documentos relativos à dívida externa do Estado.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

  • Os documentos encontram-se organizados conforme as séries:
  • 1 - Documentação administrativa
  • 2 - Coletoria, taxas e impostos
  • 3 - Dívida externa
  • 4 - Apólices da Dívida Pública
  • 5 - Relatórios

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

A pesquisa é feita através dos originais, exceto os relatórios, que são consultados por meio de microfilmes.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Nota do arquivista

Entre 1901 e 1910, a Secretaria das Finanças incorporou os serviços da Viação e Obras Públicas, anteriormente a cargo da Secretaria da Agricultura. No entanto, em respeito ao princípio arquivístico da proveniência, os documentos referentes a este período permaneceram integrados ao fundo Secretaria da Agricultura.

Nota do arquivista

Em 2014 documentos do fundo Secretaria das Finanças foram movidos para o fundo Fazenda Provincial, gerando a seguinte equivalência de notações: Notação antiga: SF4-Pac.01-Cx.01 – Notação atual: FP3/1-Cx.13, Notação antiga: SF4-Pac.02-Cx.01 – Notação atual: FP3/1-Cx.13, Notação antiga: SF4-Pac.03-Cx.01 – Notação atual: FP3/1-Cx.13, Notação antiga: SF4-Pac.04-Cx.01 – Notação atual: FP3/1-Cx.13, Notação antiga: SF4-Pac.05-Cx.01 – Notação atual: FP3/1-Cx.13

Zona da incorporação

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