Fundo/Coleção AV - Série Marinha - Contadoria (IM)

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO AV

Título

Série Marinha - Contadoria (IM)

Data(s)

  • 1806 - 1899 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 89,49 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1808 - 1840)

História administrativa

Criada em 13/05/1808, por um alvará s/nº, a Contadoria da Marinha era subordinada ao Arsenal da Marinha e tinha como incumbências escrever \"...os assentos dos navios que formam a (...) Real Armada, fazer as folhas das despesas da repartição da Marinha...\" e registrar \"...patentes, decretos, avisos e mais ordens que baixarem ao Arsenal Real da Marinha ...\". O decreto nº 4214, de 20/06/1868, tornou a Contadoria da Marinha o centro de contabilidade e fiscalização de toda a receita e despesa do Ministério da Marinha, quer no Império, quer no estrangeiro, além de ter ao seu encargo os termos e condições gerais nos contratos para compra, fornecimento ou encomenda de material, os arrendamentos de prédios e terrenos, os fretamentos de navios e transporte de gêneros; o inventário e inscrição em livros especiais de todo o ativo proveniente do material móvel e imóvel e as mostras de armamento e desarmamento dos navios, etc.

Nome do produtor

(1868 -)

História administrativa

Nome do produtor

(1840 - 1841)

História administrativa

Nome do produtor

(1845 - 1868)

História administrativa

Nome do produtor

Nome do produtor

Entidade custodiadora

História arquivística

Na década de 1960, o Arquivo Nacional contou com a colaboração técnica do professor francês Henri Boullier de Branche, diretor dos arquivos de Sarthe (Le Mans), que dirigiu um grupo de trabalho encarregado de estabelecer um quadro de arranjo do acervo textual. Surgiram, assim, as séries funcionais, que classificam parte da documentação da administração central dos ministérios e de órgãos a eles pertencentes, de acordo com a função ou atividade ministerial principal, subdividindo-a, ainda, em atividades secundárias, específicas de determinado serviço. Assim, Contadoria, por exemplo, corresponde a uma subsérie da atividade principal, representada na SÉRIE MARINHA.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Livros de assentamentos diversos do Conselho Supremo Militar, da Auditoria da Marinha, de oficiais de apito e artistas que embarcaram como carpinteiros, fundidores, etc. Avisos, registros de avisos e minutas de ofícios da Contadoria da Marinha sobre inspeções nos arsenais e almoxarifados, sobre assuntos referentes à administração de pessoal (remessa de livros de ponto, pagamentos, abonos, nomeações, reforma de imperiais marinheiros, aprovação de créditos e contratos, gratificações, etc.). Protocolo de avisos desta Contadoria a diversas autoridades da Marinha sobre administração de pessoal, aprendizes marinheiros, ordens, etc. Ordens do dia do Quartel-General da Marinha. Minutas de ofícios do Quartel-General remetendo mapas de despesa, balancetes, atas do Conselho de Administração do Hospital da Marinha e processos de oficiais sentenciados. Procurações aos comandantes de flotilhas e da Escola de Aprendizes Marinheiros autorizando movimento mensal de saldo de montepios. Minutas de ofícios e avisos dos arsenais da corte e províncias. Livros de lançamentos de processos de despesas remetidos ao Tesouro Nacional para serem pagos. Caderneta de oficiais do Corpo da Armada, com seus registros de embarque e desembarque, vencimentos etc.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

A revisar

Organização
Assunto.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Sistema Boullier de Branche: série Marinha. (AN/SCO, Fichários, n. 36, gav. 2A-7A) Antigo F-95, gav. 2A-7A - Não impressos

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Responsável da descrição
Cyntia Mendes Aguiar

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação