Fundo/Coleção B0 - Série Marinha - Intendência da Corte (VII M)

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO B0

Título

Série Marinha - Intendência da Corte (VII M)

Data(s)

  • 1808 - 1875 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 7,6 m

Área de contextualização

Entidade custodiadora

História arquivística

Estabelecidas pelo decreto nº 38, de 22/09/1808, as Intendências da Bahia e da Corte tinham por atribuições "...formar os livros dos assentos e matrículas dos empregados em todas as repartições de Marinha, conferir as somas parciais e totais de todas as relações de pagamentos que se formalizarem na Contadoria, e verificar sua legalidade, quando assim ordenar o intendente...". Eram subordinadas diretamente ao vice-almirante intendente da Marinha. Em 1853, a lei nº 719 reorganizou as Intendências de Marinha, de acordo com o sistema de centralização estabelecido no Tesouro Nacional. Em 1856, foi baixado o decreto nº 1760, de 16 de junho, regulamentando e reorganizando as intendências. De acordo com a lei nº 719 suas atribuições passaram a ser: arrecadar, distribuir, classificar e fiscalizar o material existente e o adquirido; escriturar a receita e despesa do material e verificá-lo, por quantidades e qualidades; organizar os balanços anuais do material, mostrando o recebido, o dispendido e o existente; fazer as requisições necessárias, tanto para obter o completo provimento de material, como para haver os armazéns e casa que exigirem sua arrecadação e acondicionamento; satisfazer todos os pedidos de gêneros e objetos que lhe forem dirigidos pelo (...?) a corpos, navios, Inspeção do Arsenal, e mais estações do Ministério da Marinha, procedendo exame e confrontação com as tabelas respectivas e em conformidade com as ordens em vigor; prestar todas as informações que o ministro da Marinha o exigir, sobre o abastecimento, arrecadação, fiscalização e movimento de todo material a seu cargo. Passaram por esta lei a ser subordinadas diretamente ao ministro da Marinha. Foram extintas pelo decreto nº 946, de 01/11/1890, que criou e regulamentou o Comissariado Geral da Armada.

Na década de 1960, o Arquivo Nacional contou com a colaboração técnica do professor francês Henri Boullier de Branche, diretor dos arquivos de Sarthe (Le Mans), que dirigiu um grupo de trabalho encarregado de estabelecer um quadro de arranjo do acervo textual. Surgiram, assim, as séries funcionais, que classificam parte da documentação da administração central dos ministérios e de órgãos a eles pertencentes, de acordo com a função ou atividade ministerial principal, subdividindo-a, ainda, em atividades secundárias, específicas de determinado serviço. Assim, Intendência da Corte, por exemplo, corresponde a uma subsérie da atividade principal, representada na SÉRIE MARINHA.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Registro de avisos da Intendência da Marinha contendo decisões do ministro da Fazenda sobre pagamentos a fornecedores da Armada, despesas com obras, aquisição de equipamentos, etc. Avisos do ministro dos Negócios da Marinha ao intendente da Marinha sobre concessão de equipamentos para diversas companhias, contratos de fornecimento de material e administração das embarcações a serviço da Intendência.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

A revisar

Organização
Assunto.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Outras
Fichário 95, gav. 4-9.

Nota

Responsável da descrição
Cyntia Mendes Aguiar

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados