Apresentação

O que é o Dibrarq

O Diretório Brasil de Arquivos (DIBRARQ) é uma iniciativa do Arquivo Nacional e o do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) que reúne informações sobre instituições e pessoas que guardam e promovem o acesso aos documentos que custodiam. Como benefício, incrementa a visibilidade dessas entidades custodiadoras de acervos.

O DIBRARQ fornece informações descritivas sobre:

  • todas as entidades custodiadoras que possuem cadastro de CODEARQ junto ao Conarq;
  • os acervos das entidades custodiadoras que integram a Rede Dibrarq, a nível de fundo/coleção.

A concepção do Dibrarq partiu de diferentes projetos desenvolvidos pelo Arquivo Nacional e entidades parceiras ao longo do tempo que visaram guiar pesquisadores sobre fontes e acervos relevantes em temas específicos, tais como:

África e escravidão negra
Arquivos municipais
Associações cariocas
Bicentenário da Independência do Brasil, 1822-2022
Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ)
Cartografia no Rio de Janeiro
Centro de Informações de Acervos dos Presidentes da República
Censo-Guia de Arquivos
Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental – COLUSO
Filmes no Brasil
Holanda e holandeses
Imigração
Interesse público e social
Memórias Reveladas
MOW Brasil
MOW Regional
Período Joanino
Segurança de acervos
SIGA


Rede Dibrarq

A Rede Dibrarq é integrada pelo Arquivo Nacional e demais entidades custodiadoras que assumiram o compromisso de compartilhar informações descritivas de seus acervos na plataforma Dibrarq. Esse compromisso também compreende o compartilhamento, entre os integrantes, de conhecimento, experiência e inovação relacionados à descrição arquivística e ao uso do AtoM. Cabe ao Arquivo Nacional a coordenação da Rede Dibrarq.
Para fazer parte da rede Dibrarq é preciso obter o registro do Codearq junto ao Conarq e celebrar um Termo de adesão à Rede Dibrarq junto ao Arquivo Nacional, no qual são definidas as responsabilidades das partes. Após a celebração do termo de adesão, a entidade custodiadora aderente fica responsável por enviar, e manter atualizadas, as informações descritivas relativas a ela, bem como as informações referentes ao seu acervo em nível de fundo/coleção.

Os procedimentos relacionados à participação das entidades aderentes na Rede Dibrarq estão descritos no manual disponível no link abaixo:

Manual de procedimentos para as entidades custodiadoras aderentes

Se quiser entrar para a rede Dibrarq, entre em contato!

dibrarq@arquivonacional.gov.br


Atom

A plataforma Dibrarq foi desenvolvida utilizando AtoM, acrônimo de Access to Memory. AtoM é uma aplicação open source para descrições arquivísticas, baseada na web, que foi originalmente financiada pelo Conselho Internacional de Arquivos, em conformidade com as normas internacionais de descrição arquivística. Atualmente conta com uma significativa comunidade de usuários, que vem aperfeiçoando seu desenvolvimento.

Mais informações a respeito podem ser obtidas no endereço https://www.accesstomemory.org/pt-br/