Fundo/Coleção IA - Imprensa Alternativa

Área de identificação

Código de referência

BR RJAGCRJ IA

Título

Imprensa Alternativa

Data(s)

  • 1970 - 1988 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Dimensão e suporte
Sonoro(s) -disco(s) - 161 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 6 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 117 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1980 - 2006)

História administrativa

Em 1980, quando era presidente da Fundação RIOARTE o escritor José Rubem Fonseca foi criado o Centro de Cultura Alternativa, com o objetivo geral de “documentar e divulgar, por meio de seminários, mostras, concursos, aspectos da cultura brasileira” e o objetivo específico “catalogar o que produziu e produz o país na imprensa alternativa e na produção cultural independente nos anos 60/80”. O conjunto de periódicos foi reunido por iniciativa de Maria Amélia Mello, coordenadora do Centro de Cultura Alternativa
A expressão “cultura alternativa” - final da década de 1960 e início da década de 1970 – refletia manifestações culturais localizadas fora dos circuitos comerciais de produção e distribuição e, sobretudo, avessas ao espírito desses circuitos tradicionais.
A equipe divulgou seus objetivos em jornais de grande tiragem do país e efetuou contatos por correspondência ou mesmo pessoalmente, tendo sido enviadas mais de 2 mil cartas a intelectuais, artistas, jornalistas, entre outros. Os ideais e os esforços do Centro tiveram imediata repercussão, resultando na doação de cerca de 5.000 peças, entre jornais, livros, discos, revistas, recortes, fitas, arte postal, quadrinhos, folhetos e cartazes.
Em agosto de 1984, o Centro reformulou seu conceito de cultura alternativa afirmando que as manifestações culturais à margem do sistema não representavam uma cultura alternativa à cultura dominante, mas uma cultura de resistência à opressão de qualquer natureza, passando então a denominar-se Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular.
Além do registro e preservação do material recebido, o acervo foi aberto ao público para pesquisa e a documentação usada em palestras, projeções cinematográficas, concursos, programas nos meios de comunicação, depoimentos etc. A partir daí, foi constituído um acervo de historia oral e multimídia, entre 1980 e 1982.
O Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular foi extinto em 2006, transformando-se na Subsecretaria de Arte e Cultura (SUBAC), da Secretaria Municipal das Culturas do Rio de Janeiro.

História arquivística

O acervo chegou ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro sem acondicionamento adequado e instrumento de pesquisa. O catálogo impresso produzido pela RIOARTE é incompleto. Os Jornais e Revistas foram identificados, acondicionados e descritos por estagiários, sob a coordenação de técnicos do Arquivo da Cidade.

Procedência

Fundação RIOARTE - 1993 - doação-1992

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Integram este fundo, além de jornais, livros, revistas, recortes, quadrinhos, folhetos e cartazes, documentação administrativa (gestão do Centro), correspondência recebida, fotografias e documentos audiovisuais.
Os jornais abrangem temática diferenciada e reúnem cerca de 1.300 títulos de periódicos, que veiculam desde opiniões de vários grupos de esquerda a jornais de bairro, literários, jornais de minorias (negro, mulher e homossexuais), de sindicatos e associações, de poesia, jornais estudantis, entre outros, entre 1900 a 1988, com maior incidência entre 1970 e 1980, justamente o período mais autoritário da ditadura civil-militar.
A maior parte dos jornais foi editada no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, mas há publicações de quase todos os estados do país, excluindo Amapá, Rondônia e Roraima, publicadas em 131 cidades – capitais e do interior.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Estágio de tratamento - Identificado
Organização
O acervo acha-se estruturado da seguinte maneira: Jornais (em ordem alfabética); Revistas (em ordem alfabética); Jornal Movimento – Laudas Originais; Boletim Informativo (em ordem alfabética); Administração (em ordem cronológica) e Recortes (ordenado por temas: Poesia. Literatura, Cinema, Música e Dança, Teatro, Arte Visual, Atentados).

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Necessidade de prévio aviso
Observações
O acervo audiovisual não poderá ser consultado por falta de cópias para consulta e de equipamentos adequados.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • alemão
  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

Imprensa Alternativa & Literatura. Os anos de resistência. Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular/RIOARTE. RIOARTE: Rio de Janeiro, 1987. - Não definido

RIOARTE. Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular. Catálogo da Imprensa Alternativa. Rio de Janeiro: RIOARTE, 1986. - Não definido

Área de notas

Nota

Datas
Data de acumulação
1980-2006

Nota

Estado de Conservação
7/2007 - Bom - O conjunto está em bom estado de conservação, exceto a série Jornais, tendo em vista a qualidade do suporte (papel jornal).

Nota

Outras condições
Reprodução digital da documentação textual.
O acervo audiovisual não está acessível e não pode ser reproduzido.

Nota

Outras
Acervo em fase de descrição e digitação dos dados no Sistema de Informação do AGCRJ.

Nota

Responsável da descrição
Sandra Horta

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJAGCRJ

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

2016-08-09

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados