Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1970 - 1988 (Produção)
Nível de descrição
Fundo/Coleção
Dimensão e suporte
Dimensão e suporte
Sonoro(s) -disco(s) - 161 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 6 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 117 m
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
Em 1980, quando era presidente da Fundação RIOARTE o escritor José Rubem Fonseca foi criado o Centro de Cultura Alternativa, com o objetivo geral de “documentar e divulgar, por meio de seminários, mostras, concursos, aspectos da cultura brasileira” e o objetivo específico “catalogar o que produziu e produz o país na imprensa alternativa e na produção cultural independente nos anos 60/80”. O conjunto de periódicos foi reunido por iniciativa de Maria Amélia Mello, coordenadora do Centro de Cultura Alternativa
A expressão “cultura alternativa” - final da década de 1960 e início da década de 1970 – refletia manifestações culturais localizadas fora dos circuitos comerciais de produção e distribuição e, sobretudo, avessas ao espírito desses circuitos tradicionais.
A equipe divulgou seus objetivos em jornais de grande tiragem do país e efetuou contatos por correspondência ou mesmo pessoalmente, tendo sido enviadas mais de 2 mil cartas a intelectuais, artistas, jornalistas, entre outros. Os ideais e os esforços do Centro tiveram imediata repercussão, resultando na doação de cerca de 5.000 peças, entre jornais, livros, discos, revistas, recortes, fitas, arte postal, quadrinhos, folhetos e cartazes.
Em agosto de 1984, o Centro reformulou seu conceito de cultura alternativa afirmando que as manifestações culturais à margem do sistema não representavam uma cultura alternativa à cultura dominante, mas uma cultura de resistência à opressão de qualquer natureza, passando então a denominar-se Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular.
Além do registro e preservação do material recebido, o acervo foi aberto ao público para pesquisa e a documentação usada em palestras, projeções cinematográficas, concursos, programas nos meios de comunicação, depoimentos etc. A partir daí, foi constituído um acervo de historia oral e multimídia, entre 1980 e 1982.
O Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular foi extinto em 2006, transformando-se na Subsecretaria de Arte e Cultura (SUBAC), da Secretaria Municipal das Culturas do Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História arquivística
O acervo chegou ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro sem acondicionamento adequado e instrumento de pesquisa. O catálogo impresso produzido pela RIOARTE é incompleto. Os Jornais e Revistas foram identificados, acondicionados e descritos por estagiários, sob a coordenação de técnicos do Arquivo da Cidade.
Procedência
Fundação RIOARTE - 1993 - doação-1992
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Integram este fundo, além de jornais, livros, revistas, recortes, quadrinhos, folhetos e cartazes, documentação administrativa (gestão do Centro), correspondência recebida, fotografias e documentos audiovisuais.
Os jornais abrangem temática diferenciada e reúnem cerca de 1.300 títulos de periódicos, que veiculam desde opiniões de vários grupos de esquerda a jornais de bairro, literários, jornais de minorias (negro, mulher e homossexuais), de sindicatos e associações, de poesia, jornais estudantis, entre outros, entre 1900 a 1988, com maior incidência entre 1970 e 1980, justamente o período mais autoritário da ditadura civil-militar.
A maior parte dos jornais foi editada no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, mas há publicações de quase todos os estados do país, excluindo Amapá, Rondônia e Roraima, publicadas em 131 cidades – capitais e do interior.
Avaliação, selecão e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Estágio de tratamento - Identificado
Organização
O acervo acha-se estruturado da seguinte maneira: Jornais (em ordem alfabética); Revistas (em ordem alfabética); Jornal Movimento – Laudas Originais; Boletim Informativo (em ordem alfabética); Administração (em ordem cronológica) e Recortes (ordenado por temas: Poesia. Literatura, Cinema, Música e Dança, Teatro, Arte Visual, Atentados).
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Com restrição - Necessidade de prévio aviso
Observações
O acervo audiovisual não poderá ser consultado por falta de cópias para consulta e de equipamentos adequados.
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- alemão
- espanhol
- francês
- inglês
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
Imprensa Alternativa & Literatura. Os anos de resistência. Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular/RIOARTE. RIOARTE: Rio de Janeiro, 1987. - Não definido
RIOARTE. Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular. Catálogo da Imprensa Alternativa. Rio de Janeiro: RIOARTE, 1986. - Não definido
Área de notas
Nota
Datas
Data de acumulação
1980-2006
Nota
Estado de Conservação
7/2007 - Bom - O conjunto está em bom estado de conservação, exceto a série Jornais, tendo em vista a qualidade do suporte (papel jornal).
Nota
Outras condições
Reprodução digital da documentação textual.
O acervo audiovisual não está acessível e não pode ser reproduzido.
Nota
Outras
Acervo em fase de descrição e digitação dos dados no Sistema de Informação do AGCRJ.
Nota
Responsável da descrição
Sandra Horta
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
2016-08-09
Idioma(s)
- português do Brasil