Fundo/Coleção IA - Imprensa Alternativa

Zone d'identification

Cote

BR RJAGCRJ IA

Titre

Imprensa Alternativa

Date(s)

  • 1970 - 1988 (Production)

Niveau de description

Fundo/Coleção

Étendue matérielle et support

Dimensão e suporte
Sonoro(s) -disco(s) - 161 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 6 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 117 m

Zone du contexte

Nom du producteur

(1980 - 2006)

Histoire administrative

Em 1980, quando era presidente da Fundação RIOARTE o escritor José Rubem Fonseca foi criado o Centro de Cultura Alternativa, com o objetivo geral de “documentar e divulgar, por meio de seminários, mostras, concursos, aspectos da cultura brasileira” e o objetivo específico “catalogar o que produziu e produz o país na imprensa alternativa e na produção cultural independente nos anos 60/80”. O conjunto de periódicos foi reunido por iniciativa de Maria Amélia Mello, coordenadora do Centro de Cultura Alternativa
A expressão “cultura alternativa” - final da década de 1960 e início da década de 1970 – refletia manifestações culturais localizadas fora dos circuitos comerciais de produção e distribuição e, sobretudo, avessas ao espírito desses circuitos tradicionais.
A equipe divulgou seus objetivos em jornais de grande tiragem do país e efetuou contatos por correspondência ou mesmo pessoalmente, tendo sido enviadas mais de 2 mil cartas a intelectuais, artistas, jornalistas, entre outros. Os ideais e os esforços do Centro tiveram imediata repercussão, resultando na doação de cerca de 5.000 peças, entre jornais, livros, discos, revistas, recortes, fitas, arte postal, quadrinhos, folhetos e cartazes.
Em agosto de 1984, o Centro reformulou seu conceito de cultura alternativa afirmando que as manifestações culturais à margem do sistema não representavam uma cultura alternativa à cultura dominante, mas uma cultura de resistência à opressão de qualquer natureza, passando então a denominar-se Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular.
Além do registro e preservação do material recebido, o acervo foi aberto ao público para pesquisa e a documentação usada em palestras, projeções cinematográficas, concursos, programas nos meios de comunicação, depoimentos etc. A partir daí, foi constituído um acervo de historia oral e multimídia, entre 1980 e 1982.
O Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular foi extinto em 2006, transformando-se na Subsecretaria de Arte e Cultura (SUBAC), da Secretaria Municipal das Culturas do Rio de Janeiro.

Histoire archivistique

O acervo chegou ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro sem acondicionamento adequado e instrumento de pesquisa. O catálogo impresso produzido pela RIOARTE é incompleto. Os Jornais e Revistas foram identificados, acondicionados e descritos por estagiários, sob a coordenação de técnicos do Arquivo da Cidade.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Fundação RIOARTE - 1993 - doação-1992

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Integram este fundo, além de jornais, livros, revistas, recortes, quadrinhos, folhetos e cartazes, documentação administrativa (gestão do Centro), correspondência recebida, fotografias e documentos audiovisuais.
Os jornais abrangem temática diferenciada e reúnem cerca de 1.300 títulos de periódicos, que veiculam desde opiniões de vários grupos de esquerda a jornais de bairro, literários, jornais de minorias (negro, mulher e homossexuais), de sindicatos e associações, de poesia, jornais estudantis, entre outros, entre 1900 a 1988, com maior incidência entre 1970 e 1980, justamente o período mais autoritário da ditadura civil-militar.
A maior parte dos jornais foi editada no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, mas há publicações de quase todos os estados do país, excluindo Amapá, Rondônia e Roraima, publicadas em 131 cidades – capitais e do interior.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Estágio de tratamento - Identificado
Organização
O acervo acha-se estruturado da seguinte maneira: Jornais (em ordem alfabética); Revistas (em ordem alfabética); Jornal Movimento – Laudas Originais; Boletim Informativo (em ordem alfabética); Administração (em ordem cronológica) e Recortes (ordenado por temas: Poesia. Literatura, Cinema, Música e Dança, Teatro, Arte Visual, Atentados).

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Com restrição - Necessidade de prévio aviso
Observações
O acervo audiovisual não poderá ser consultado por falta de cópias para consulta e de equipamentos adequados.

Conditions de reproduction

Langue des documents

  • allemand
  • espagnol
  • français
  • anglais
  • portugais brésilien

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Note de publication

Imprensa Alternativa & Literatura. Os anos de resistência. Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular/RIOARTE. RIOARTE: Rio de Janeiro, 1987. - Não definido

RIOARTE. Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular. Catálogo da Imprensa Alternativa. Rio de Janeiro: RIOARTE, 1986. - Não definido

Zone des notes

Note

Datas
Data de acumulação
1980-2006

Note

Estado de Conservação
7/2007 - Bom - O conjunto está em bom estado de conservação, exceto a série Jornais, tendo em vista a qualidade do suporte (papel jornal).

Note

Outras condições
Reprodução digital da documentação textual.
O acervo audiovisual não está acessível e não pode ser reproduzido.

Note

Outras
Acervo em fase de descrição e digitação dos dados no Sistema de Informação do AGCRJ.

Note

Responsável da descrição
Sandra Horta

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant du service d'archives

BR RJAGCRJ

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Final

Niveau de détail

Complet

Dates de production, de révision, de suppression

2016-08-09

Langue(s)

  • portugais brésilien

Sources

Zone des entrées

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés