Fundo/Coleção OTR - O Trabalho - Tendência Interna do PT

Área de identificação

Código de referência

BR SPFPA OTR

Título

O Trabalho - Tendência Interna do PT

Data(s)

  • 1978 - 1987 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 0,35 m
Iconográfico(s) -cópia(s) por contato - 3000 un.
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 950 un.
Iconográfico(s) -negativo(s) fotográfico(s) - 200 un.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1976 -)

História administrativa

A Organização Socialista Internacionalista (OSI) foi fundada em 1976 como seção brasileira do Comitê Organizativo de Reconstrução da Quarta Internacional (Corqui), referenciada no dirigente francês Pierre Lambert. No movimento estudantil constituiu a tendência “Liberdade e Luta”. No movimento sindical notabilizou-se como o principal grupo impulsionador dos Encontros Nacionais dos Trabalhadores em Oposição à Estrutura Sindical (Entoes), ocorridos em fins dos anos 1970. Crítica à orientação inicial do PT, a OSI foi uma das últimas organizações de esquerda a aderir ao partido, consolidando sua opção somente em meados de 1983, quando passou a denominar-se Fração Quarta Internacional. Em 1986 assumiu integralmente sua condição de tendência do PT e adota a denominação de seu jornal porta-voz, O Trabalho. Cindiu-se entre 1986 e 1987, e parte de seus militantes integrou-se à Articulação; a outra parte manteve-se como “O Trabalho”. Atualmente, reivindica que o governo Lula “cumpra seu mandato” mediante o rompimento da aliança com setores das classes dominantes que integram sua base aliada. Em 2006, sofreu nova cisão que culminou na formação da tendência Esquerda Marxista do PT.

Entidade custodiadora

História arquivística

Em parte, o acervo resulta da transferência de materiais localizados na sede do PT, provavelmente no final dos anos1990. Pesquisa inicial indica ser esse conjunto uma parcela remanescente do acervo localizado na sede do partido e devolvido à redação do jornal O Trabalho entre 1991 e 1992. A separação desse material do conjunto do acervo fotográfico do PT foi efetuada pela equipe do CSBH em 2009 com a colaboração de Paulo Zocchi, ex-integrante do jornal. A maior parte do acervo, todavia, provém de depósito provisório efetuado por Vera Jursys, ex-integrante do jornal, recebido pelo CSBH/FPA em 2003. A parcela do acervo da Organização Socialista Internacionalista, originalmente sob aguarda da própria corrente, foi doada em 1987 sob a denominação Fundo Livraria Palavra ao Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (Cemap) e encontra-se disponível para consulta no Centro de Documentação e Memória da Unesp.

Procedência

Transferência: Fundo Partido dos Trabalhadores – Diretório Nacional, 1998.
Depósito provisório: Vera Jursys, 2004

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Inclui exemplares do jornal O Trabalho publicados entre os anos 1970 e 1990, reprodução de imagens da Revolução Russa e fotografias que retratam movimentos sindicais, estudantis e populares ocorridos em âmbito nacional e internacional nos anos 1970 e 1980. Entre os movimentos sindicais destacam-se greves, atos e assembleias de bancários, professores e metalúrgicos, entre outras categorias; protestos do Primeiro de maio; além dos principais encontros e congressos de trabalhadores que antecedem a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tais como o Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) e o Encontro Nacional dos Trabalhadores em Oposição à Estrutura Sindical (Entoes). No que se refere aos estudantes, retrata encontros e manifestações de protesto protagonizadas tanto por universitários como por secundaristas. Inclui ainda imagens das lutas de desempregados e demoradores de favelas do Butantã; do movimento pela Constituinte; de atividades promovidas pela Organização Socialista Internacionalista, tais como ato em comemoração aos 64 anos da Revolução Russa de 1917; além de imagens de combatentes sandinistas na Nicarágua e de manifestações sindicais registradas na Polônia.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em fase de revisão

Organização
Fotografias pré-organizadas por assunto.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acesso livre à documentação, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

Reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Identificação

Notação Anterior
BR SPFPA,XX OTR

Nota

Estado de Conservação
2011 - Bom

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SPFPA

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados